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Tempo de Leitura: 4 minutos

O que é a Auditoria Interna 4.0?

A Auditoria 4.0 é sinônimo de eficiência e digitalização da Auditoria Interna. Contando com muito mais vantagens e produtividade, a Auditoria 4.0 pretende melhorar ainda mais o processo de validação que a auditoria interna propõe.

Ou seja, o exame sistemático necessário para avaliar as atividades da empresa é feito normalmente, ainda com o compromisso, a eficiência e qualidade. Porém, sem a necessidade de ter a figura do auditor sempre presente fisicamente para avaliar o que for preciso durante o processo da auditoria. É também nesse sentido que há maior eficácia e redução de custos.

E, por isso, é importante ressaltar que os organismos certificadores aceitam e apoiam a Auditoria 4.0.

O que muda?

Efetivamente, o que muda da auditoria convencional para a 4.0 é o método. Em consequência da mudança de método, notamos o aumento da eficiência dos processos, os custos e a presença física do auditor. A presença física do auditor, ainda que não seja incondicionalmente necessária, há a possibilidade de que ele visite a empresa ao perceber que é necessário para a qualidade e eficiência do seu trabalho.

A partir disso, os relatórios gerados pela Auditoria 4.0 são muito mais completos, didáticos e absolutamente dentro das normas. 

Por isso, como efeito dessas mudanças, haverá um registro em vídeo de todas as reuniões. Além disso, a Auditoria 4.0 eleva o nível de performance da auditoria por provocar uma análise muito mais profunda. Tendo em vista que, por acontecer em etapas pensadas na experiência do usuário, o auditor tem a chance de conhecer a fundo a empresa do seu cliente, antes mesmo de passar pela auditoria. Isso porque, antes da entrevista, o auditor terá um tempo para poder estudar detalhadamente a empresa e os seus documentos.

Para que isso aconteça, o cliente terá acesso a uma plataforma de interação. Ou seja, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Auditoria Interna 4.0

Porém, a qualidade, eficácia e o compromisso do serviço permanecem com a Auditoria 4.0. 

Como é feita

O processo da Auditoria Interna 4.0 é inteiramente pensado na experiência do cliente, e, por isso compreende o antes, durante e depois o auditor. 

O momento “antes” da Auditoria de fato, começa com o envio dos documentos digitalizados pela empresa para o auditor. Depois disso, a Templum fará a análise desses documentos, enquanto que o cliente faz a auto-avaliação. E se encerra com a preparação para a entrevista.

O momento “durante” a Auditoria é quando ocorre a entrevista.

Para a realização da entrevista na Auditoria 4.0, o cliente precisará de certa infraestrutura de câmera e internet nas configurações:

  • Smartphone com acesso a rede 4G ou wi-fi;
  • wi-fi com conexão acima de 50MB em toda a extensão da empresa;
  • Notebook ou computador com acesso a internet e câmera.

Isso porque o cliente precisará mostrar, através de vídeo para o auditor, a organização da empresa.

E, por fim, o “depois” é quando a Templum realizará um relatório da Auditoria e a empresa fará as ações corretivas necessária.

Confira a visão geral na imagem abaixo:

Auditoria Interna 4.0

Por que escolher a Auditoria 4.0?

Escolher a Auditoria 4.0 é ter a consciência de que podemos fazer uso da tecnologia para facilitar os nossos procedimentos e as nossas comunicações. Assim, para que toda a comunicação fique integrada, simplificando a gestão para transformar as empresas. Unindo com muito estudo e habilidade o tripé básico para qualquer operação eficiente: Pessoas, Processo e Tecnologia.

Então conheça as vantagens exclusivas da Auditoria 4.0:

5 vantagens da Auditoria 4.0

O maior benefício é digitalizar a sua Auditoria.

A partir disso, é possível perceber que, ao escolher esse serviço, há uma redução no custo através da eficiência. Isso porque cerca de 30% do custo de uma Auditoria convencional se concentra em conversas de corredores, cafés, almoços, despesas com deslocamentos, hospedagem, etc. Ou seja, com um serviço feito integralmente online, esses gastos não existem mais e, em consequência disso, há a redução do custo da auditoria.

O registro em vídeo das reuniões é como um bônus. Afinal, o auditor terá um registro e tomará muito cuidado com sua fala. Evitando, assim, conversas banais e o efeito sanfona de retirar e/ou incluir coisas da vontade do auditor no relatório.

Outra vantagem é o fim do tempo ocioso de cafés, almoços e conversas de corredor. Tendo em vista que agora o procedimento é mais ágil e eficiente.

Além disso, tem o fato de que o auditor vai poder fazer uma análise muito mais detalhada e profunda de cada caso. Isso tendo em vista que os documentos serão enviados antes da entrevista e ele terá um tempo para examinar cada um com a devida atenção e o devido cuidado.

E, por fim, o uso da plataforma de interação do cliente também será o local online onde ele poderá registrar e receber informações. Também terá acesso a conteúdos educativos e treinamentos, democratizando o conhecimento empresarial. Sendo que, uma vantagem específica da plataforma é o fato de que, por trás da tecnologia envolvida, há um consultor – o seu consultor. 

Portanto, a comunicação estabelecida com esse consultor é personalizada. Ele terá acesso a todo o seu histórico e saberá quais são os seus problemas e como resolvê-los. Além disso, ao chamar o seu consultor, o tempo de resposta é menor do que 1 minuto.

 

Agora que você já sabe que a Auditoria 4.0 é sinônimo de eficiência e digitalização da Auditoria Interna, que tal entender como seria na sua empresa? Clique no Banner para saber mais.

Conrado

Marketing na Templum Consultoria