Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

A cada 15 segundos, um trabalhador morre de acidente ou doenças relacionadas com o trabalho, aponta a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os dados publicados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização do Trabalho (OIT) relacionados à acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho são mesmo assustadoras, e o Brasil ocupa a segunda colocação em mortalidade no trabalho entre os países do G20. 

Em oito anos, foram registrados no Brasil 5,6 milhões de doenças e acidentes de trabalho, que geraram um gasto previdenciário que ultrapassa R$ 100 bilhões.

Na série histórica de 2012 a 2019, a maior parte dos acidentes foram ocasionados pela operação de máquinas e equipamentos (15%). Em 2020, esse percentual aumentou para 18%.

Mas esse número pode e deve ser reduzido, portanto precisamos compreender como a implantação da ISO 45001 pode auxiliar as empresas na redução dos riscos relacionados a saúde e segurança do trabalhador.  

Mas como ISO 45001 implementada pode auxiliar a reduzir esses números? 

De acordo com a ISO 45001, uma organização é responsável pela saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores e esta responsabilidade inclui promover e proteger sua saúde física e mental. Dessa, as empresas devem garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, prevenindo acidentes e doenças. 

Ao implantar um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) a organização proporciona locais de trabalho segura e saudáveis e consequentemente previne lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho. 

Para isso, é necessário que a organização elimine os perigos e minimize os riscos, tomando ações preventivas e proteções efetivas, melhorando assim o desempenho de SSO. 

Além disso, ao implementar o SSO conforme a 45001, a organização consegue gerenciar e cumprir os requisitos legais e aplicáveis, além de garantir outros benefícios como os descritos a seguir. 

Principais benefícios da ISO 45001 implementada para a organização

Ao implantar um Sistema de Gestão voltado para a Saúde e Segurança do Trabalhador a empresa torna-se mais organizada, uma vez que os locais de trabalho serão planejados e estruturados de forma a evitar acidentes e doenças de trabalho. 

E com uma empresa organizada o colaborador terá uma condição de trabalho mais segura e tende a realizar as atividades com mais qualidade, uma vez que que os prazos são respeitados e o trabalhador se sente confortável em realizar suas atividades, proporcionando maior foco, reduzindo perdas de materiais e retrabalho;

Consequentemente um ambiente de trabalho seguro reduz custos com afastamentos e possíveis ações judiciais movidas por seus colaboradores, além de gerar a melhoria na visibilidade da empresa, pois uma organização que consegue reduzir acidentes e ocorrências negativas obtém maior credibilidade corporativa e maior competitividade no mercado.

Não sabe como implementar as 45001 ou ainda tem dúvidas?

Portanto, ao implementar a ISO 45001 a organização consegue eliminar os perigos e minimizar os riscos, proporcionar locais de trabalho segura e saudáveis e consequentemente prevenir lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho.

Se a sua empresa busca implementar as ISO 45001, mas ainda tem dúvidas, nós aqui da Templum temos uma metodologia simples e podemos lhe auxiliar com toda a implementação, desde o diagnóstico até a pós-certificação. Conte conosco!

 

Rafaella Araújo Silva

Rafaella Araújo Silva

Consultora na Templum Consultoria