Guilherme Alonço
Por Guilherme Alonço

É possível obter lucro com saúde e segurança do trabalho?

Sim, é possível ganhar dinheiro e ver o seu negócio alcançando novos patamares com saúde e segurança do trabalho. Para isto, quero relatar um exemplo real que é a da empresa global Alcoa.


O livro “O poder do hábito”, do autor Charles Duhigg, relata o case da empresa Global Alcoa que conseguiu ótimos resultados ao focar nas questões relativas à segurança e saúde do trabalho.

Apesar do autor utilizar o exemplo real para embasar sua teoria sobre os hábitos angulares, a história relatada apresenta importantes aspectos de uma empresa que se preocupa com o assunto.

Veremos como as ações dirigidas do presidente O’Neill fez com que a multinacional aumentasse o faturamento líquido em 5 vezes. Impressionante!

Para relatar o caso, vou destacar os pontos mais importantes que levaram a Alcoa a alcançar sucesso com uma gestão direcionada para questões de saúde e segurança do trabalho.

Breve histórico da Alcoa…

A Alcoa é uma das maiores empresas de alumínio do mundo, isto se não for a maior.

A empresa surgiu em 1886 em Pittsburgh, Pensilvânia. Segundos dados recentes a empresa conta com 129.000 colaboradores e sua receita já alcançou a casa dos 30 bilhões de dólares.

O livro inicia o case citando a história da Alcoa na década de 80. Neste período, a multinacional já tinha quase que dominado o mercado mundial de fundição de alumínio.

Porém, nos últimos anos não vinha demonstrando o mesmo desempenho. Logo, os principais investidores estavam incomodados, afinal existia muito capital em jogo.

O relato diz que os principais dirigentes da época haviam dado alguns passos em falso com a criação de novos produtos. Entretanto, enquanto havia este “esforço desnecessário”, os concorrentes se aproveitavam e roubavam seus clientes e lucros.

Apaziguando a situação

Diante dos resultados e a desconfiança do mercado, a diretoria da Alcoa resolveu que era hora de anunciar uma nova liderança.

Contudo, ao invés de transmitir confiança, o autor diz que muitos ficaram preocupados. Primeiro motivo era que o novo comandante não era muito conhecido no meio empresarial, o segundo foi o seu discurso inicial na sua posse, que foi:

“Quero falar com vocês sobre segurança do trabalho”

Paul O’Neill, o novo CEO, era um ex-burocrata e quase ninguém de Wall Street o conhecia.

Ao invés de citar, quais seriam as novas estratégias de negócio, O’Neill trouxe dados sobre saúde e segurança do trabalho.

No seu discurso inicial, o novo CEO destacou:

  • Todos os anos, vários funcionários da Alcoa sofrem ferimentos que os fazem perder um dia de trabalho;
  • Apesar disso, a Alcoa tem índices de segurança superiores ao do mercado americano (o que já era bom).
  • A meta de O’Neill era tornar a Alcoa a empresa mais segura dos Estados Unidos, com um índice zero de acidentes.  

Óbvio que o discurso não agradou! Todos esperavam um discurso sobre questões econômicas e financeiras, mas o que viram foi um “papo de saúde e segurança”.

Os principais pontos de melhoria na “saúde e segurança no trabalho” implementados na gestão de O’Neill!  

Antes de O’Neill, em quase todas as usinas da Alcoa tinham no mínimo um acidente por semana.

Para melhorar este cenário ao longo de sua gestão, O’Neill adotou algumas medidas importantes. As principais ações implementadas, foram:

  • As rotinas de SST se tornaram um hábito na organização;
  • O alto escalão tinha envolvimento direto com questões de SST;
  • Alteração na redação na política de segurança no trabalho;
  • Áreas de sinalização para garantir a segurança do colaborador;
  • Aproximação com as partes interessadas (Sindicatos);
  • Os empregados poderiam propor manutenções preventivas e proativas a hora que achassem necessário;
  • Dar aos empregados funcionários autonomia para interromper o funcionamento de uma linha de produção quando ritmo ficava difícil de acompanhar, era a melhor medida para evitar acidentes antes que acontecessem.

Observação: Muitas destas ações são vistas em empresas que implementam um sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho, como a ISO 45001.

Resultados da Gestão de O’Neill

Os resultados foram surpreendentes, como disse no início do texto, a empresa quintuplicou seu faturamento líquido. A capitalização de mercado da multinacional alcançou os 27 bilhões de dólares na gestão de O’Neill.

A promessa do CEO nunca foi aumentar o lucro da Alcoa. No entanto, à medida que seu plano de segurança se tornava uma cultura na empresa, os custos diminuíram, a qualidade dos produtos e serviços aumentaram e a produtividade alcançou níveis superiores.

Uma das práticas reais relatadas pelo autor, é que o metal fundido feria os funcionários quando respingava. Para isto, foi redesenhado o sistema de derramamento, o que levou a menos acidentes.

Consequentemente, esta medida gerou mais economia, pois além de trazer segurança para o operário, reduzia a perda de matéria-prima com respingos.    

Sob o comando de O’Neill as ações da Alcoa valorizavam a mais de 200%.

Devido a esta cultura implementada, em 2010, 82% das usinas da Alcoa não perderam um único dia de trabalho de um empregado devido a acidentes ou qualquer ferimento (detalhe importante, O’Neill já não era mais o CEO). Sensacional!

Como podemos iniciar ações voltadas para saúde e segurança no trabalho?

A ISO 45001 é o ponta pé inicial para implementar um sistema de gestão exclusivo para questões de saúde e segurança ocupacional.

Com este sistema de gestão de SST, uma organização poderá viabilizar medidas, políticas, indicadores, procedimentos e ações para abordar riscos e oportunidades todos voltados para questões de segurança ocupacional.

Sua implementação passa pelo atendimento completo dos requisitos previstos, uma auditoria interna para verificar a conformidade do sistema como um todo e, por último, uma auditoria externa (feita por um organismo acreditado) com o objetivo de recomendar a empresa para certificação ou não.

Conheça a ISO 45001 e como ela pode ajudar a sua empresa!

Leia o e-book sobre a ISO 45001 e confira os benefícios de um ambiente seguro que um sistema de gestão ocupacional pode proporcionar. Para acessar, basta preencher corretamente o formulário abaixo!


Conheça

Gostou do texto? Quer mais informações sobre a ISO 45001, baixe o nosso e-book e saiba maiores detalhes sobre este sistema de gestão!

Guilherme Alonço

Guilherme Alonço

Um bom conteúdo pode transformar uma empresa! Conteudista da Templum Consultoria e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios, ajudo empresas a alcançarem seu potencial máximo e enxergarem as melhores oportunidades.
Guilherme Alonço

Últimos posts por Guilherme Alonço (exibir todos)