Artigos sobre ISO 9001

A Importância da Norma IATF 16.949 para o mercado automotivo

A norma IATF 16.949 reúne requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade para as organização da cadeia automotiva. No post de hoje, quero falar sobre a importância deste assunto e como a implementação deste sistema pode beneficiar as empresas deste setor.


A norma IATF 16.949 reúne requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade para as organização da cadeia automotiva. No post de hoje, quero falar sobre a importância deste assunto e como a implementação deste sistema pode beneficiar as empresas deste setor.

O que é Histograma ?

O histograma é uma ferramenta da qualidade muito importante para análises estatísticas. É um gráfico que mostra a distribuição de acontecimentos registrados em todo o espectro. Esses acontecimentos registrados são chamados de amostras e são dados coletados de um processo que se queira analisar o comportamento.


O histograma é uma ferramenta da qualidade muito importante para análises estatísticas. É um gráfico que mostra a distribuição de acontecimentos registrados em todo o espectro. Esses acontecimentos registrados são chamados de amostras e são dados coletados de um processo que se queira analisar o comportamento.

Diagnóstico empresarial: Saiba como a ISO 9001 pode ajudar sua empresa

Muito se fala sobre a certificação ISO 9001 e que ela é muito boa para as empresas. Ótimo! Mas boa para o que? No texto de hoje quero explorar um pouco mais sobre este assunto e de quebra disponibilizar um diagnóstico empresarial com base na própria ISO 9001.


Muito se fala sobre a certificação ISO 9001 e que ela é muito boa para as empresas. Ótimo! Mas boa para o que? No texto de hoje quero explorar um pouco mais sobre este assunto e de quebra disponibilizar um diagnóstico empresarial com base na própria ISO 9001.

O que é não conformidade? Como tratar uma NC?

Não Conformidade é o não atendimento de um requisito. Fácil, não? É assim que a ISO 9000 define o termo. Ainda que pareça simples o conceito, a discussão sobre o assunto é interminável e costuma gerar muitos questionamentos. No texto de hoje, vamos em busca de entender o que é uma NC e ver na prática o que devemos fazer diante destas intercorrências.


Não Conformidade é o não atendimento de um requisito. Fácil, não? É assim que a ISO 9000 define o termo. Ainda que pareça simples o conceito, a discussão sobre o assunto é interminável e costuma gerar muitos questionamentos. No texto de hoje, vamos em busca de entender o que é uma NC e ver na prática o que devemos fazer diante destas intercorrências.

O que fazer com a Pesquisa de Satisfação do Cliente?

Todos nós sabemos que a Pesquisa de Satisfação do Clientes é um dos meios mais poderosos para se medir o grau de contentamento de nossos clientes. Quando levamos este assunto para o âmbito da ISO 9001, a pesquisa, sem dúvida, é a principal ferramenta de apoio para constatar se estamos alcançando um dos objetivo do SGQ, que é garantir o aumento da satisfação do cliente.

Porém, é importante fazer um alerta!


Todos nós sabemos que a Pesquisa de Satisfação do Clientes é um dos meios mais poderosos para se medir o grau de contentamento de nossos clientes. Quando levamos este assunto para o âmbito da ISO 9001, a pesquisa, sem dúvida, é a principal ferramenta de apoio para constatar se estamos alcançando um dos objetivo do SGQ, que é garantir o aumento da satisfação do cliente.

Porém, é importante fazer um alerta!

Ação de Correção e Ação Corretiva! Qual a diferença?

No processo de implementação de sistemas de gestão e mesmo em algumas empresas já certificadas é muito comum encontrar algumas confusões no tratamento das não conformidades existentes. Um dos problemas é na hora de diferenciar e definir uma ação de correção e uma ação corretiva.    Vamos discorrer um pouco mais sobre a diferença entre as terminologias e como presenciamos isto na prática.


No processo de implementação de sistemas de gestão e mesmo em algumas empresas já certificadas é muito comum encontrar algumas confusões no tratamento das não conformidades existentes. Um dos problemas é na hora de diferenciar e definir uma ação de correção e uma ação corretiva.    Vamos discorrer um pouco mais sobre a diferença entre as terminologias e como presenciamos isto na prática.

O que faz uma grande empresa exigir a certificação ISO 9001 de seus fornecedores?

Meu principal cliente disse que se não conquistar a certificação ISO 9001 ele não irá mais trabalhar com minha marca, e agora? Este tipo de questionamento é muito comum entre os empresários. Neste texto, iremos apresentar os “porquês” desta afirmação e como a ISO 9001 é um bom negócio ainda que seja uma exigência comercial. 


Meu principal cliente disse que se não conquistar a certificação ISO 9001 ele não irá mais trabalhar com minha marca, e agora? Este tipo de questionamento é muito comum entre os empresários. Neste texto, iremos apresentar os “porquês” desta afirmação e como a ISO 9001 é um bom negócio ainda que seja uma exigência comercial. 

Transição ISO 9001:2015, seu tempo está acabando!

Muitas empresas estão correndo contra o tempo para realizar a Transição da ISO 9001:2015! Recentemente, foi divulgado, pela própria ISO, que mais de 20.000 empresas brasileiras poderão perder o certificado, caso não realizem a migração do seu sistema de gestão da qualidade. Desde meio do ano de 2017, a Templum ligou o alerta vermelho e […]


Muitas empresas estão correndo contra o tempo para realizar a Transição da ISO 9001:2015! Recentemente, foi divulgado, pela própria ISO, que mais de 20.000 empresas brasileiras poderão perder o certificado, caso não realizem a migração do seu sistema de gestão da qualidade. Desde meio do ano de 2017, a Templum ligou o alerta vermelho e […]

ISO 9001: Como convencer a alta direção sobre a implementação?

Este artigo irá apresentar alguns benefícios fantásticos da implementação da ISO 9001. O objetivo é ajudar você que está no processo de convencer a alta direção ou outros agentes de que todo este esforço será válido para o sucesso da sua organização.  


Este artigo irá apresentar alguns benefícios fantásticos da implementação da ISO 9001. O objetivo é ajudar você que está no processo de convencer a alta direção ou outros agentes de que todo este esforço será válido para o sucesso da sua organização.  

As 5 ferramentas da qualidade mais usadas para a Gestão de Riscos em uma empresa

Sabemos que o termo Gestão de Riscos está na moda, mas você sabe por quê? Cada vez mais são pequenos detalhes corporativos que diferem de modo positivo ou não o desempenho de uma organização em seu próprio mercado, não é mesmo? Logo, agir preventivamente ao surgimento de erros e articular uma cultura de prevenção são um dos meios atuais mais eficazes pra estimular a competitividade de um negócio.


Sabemos que o termo Gestão de Riscos está na moda, mas você sabe por quê? Cada vez mais são pequenos detalhes corporativos que diferem de modo positivo ou não o desempenho de uma organização em seu próprio mercado, não é mesmo? Logo, agir preventivamente ao surgimento de erros e articular uma cultura de prevenção são um dos meios atuais mais eficazes pra estimular a competitividade de um negócio.

banner-iso-9001-LP