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Tempo de Leitura: 2 minutos

Como o sistema de gestão e a logística podem salvar o seu negócio?

A Logística está em todos os lugares possíveis e todo mundo a pratica, mesmo que inconscientemente.

Sim, a sua prática é intrínseca em nosso dia-a-dia.

Durante e, muito provavelmente após esta pandemia (COVID-19) que marcou a vida de todos incondicionalmente, a Logística tem sido uma das “ferramentas” e aplicações essenciais na vida de qualquer pessoa, ou seja, ela é fundamental em nossas vidas!

Basta observarmos este mercado crescer, através das compras online em supermercados, farmácias, padarias, entre outros serviços, considerados essenciais ou não.

Mas, e as lojas e comércios, que não tiveram a mesma oportunidade de funcionar atendendo ao público presencialmente, pois não foram consideradas essenciais (pelo governo estadual)? Tiveram um impacto negativo significativo em suas vendas. Isso se dá porque entende-se que, não poderá haver um determinado número de pessoas no mesmo local x contato x contágio/ transmissão do vírus, impactando na saúde da população.

E agora?

As empresas tem sido forçadas a repensar seu modelo de negócio para sobreviverem a esta crise mundial. Mas, para aqueles que já tiveram a oportunidade de entender o valor agregado do Sistema de Gestão em sua instituição e o quanto ele está ligado diretamente ao negócio de sua empresa, tem tido grandes vantagens sobre o mercado que ainda  o desconhecia, ou não dava a mínima para o sistema de gestão, achando que a responsabilidade sobre, é da “mocinha da Qualidade”.

É daí que entra a importância de se ter um sistema de gestão implementado, atuante, vivo, estruturando a maneira de pensar o seu negócio a todo instante. Isso impacta e muda tudo!

Neste momento, deve-se repensar todo planejamento, ou seja, as empresas devem mudar a forma na qual vendiam seus produtos ou serviços. O que antes atendia somente  com a loja física e, com o cliente presencialmente na loja, pode oferecer a entrega deste produto via correio ou motoboy e até mesmo realizar a venda online para que o cliente agende o horário de retirada e com isso atender a demanda de seus clientes, sem prejudicar o seu negócio. Mas, não é só isso!

Vejamos:

Agora então, é possível divulgar que há um novo modelo de venda/ entrega dos produtos e iniciar com as mudanças e/ ou adequações em seus processos, incluindo acesso a ferramentas (plataformas digitais), recursos (contratação de motoboys), ou até mesmo novos processos (Operacional) e a sua qualificação, visando o atendimento aos clientes e sua satisfação.

Constantemente deve ser verificar se o que foi planejado, está sendo executado e se algo sair fora do que foi proposto desde o início, ações devem ser tomadas para corrigir o que saiu fora do curso planejado. Mas, caso todo seu projeto esteja saindo conforme o planejado, ótimo! Pode também estabelecer ações preventivas ou de melhoria para que o cliente esteja satisfeito com seus produtos ou serviços e que o seu negócio esteja atingindo metas anteriormente pré-estabelecidas.

É importante destacar como a Logística e um Sistema de Gestão (em tempos de crise ou não) são fundamentais para alavancar ou (a falta deles) pode quebrar uma empresa! Pense, planeje, faça, verifique e (re)aja a toda e qualquer situação. Se você chegou até aqui, você é capaz! Você consegue!

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Adriana Sousa

Pedagoga, pós-graduada MBA Gestão da Qualidade, vasta experiência em transporte de produtos químicos, auditora interna e consultora SASSMAQ, ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.