ISO 9001

O que é? Para que serve? Benefícios?

O objetivo deste post é trazer informações sobre a ISO 9001 e os benefícios que este sistema de gestão pode trazer para sua empresa. Aqui você aprenderá:

O que é ISO 9001?

A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

iso 9001-o que é

Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), que é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suiça com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo, é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e por isso é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.

Para que serve a ISO 9001?

De maneira resumida, a ISO 9001 serve para melhorar a gestão da sua empresa e aumentar a satisfação dos seus clientes. É por isso que a adoção de um sistema de gestão é uma decisão estratégica da empresa.

A melhoria da gestão da empresa acontece quando:

O que uma certificação ISO traz de benefício para minha empresa?

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O que minha empresa ganha com isso?

São os inúmeros os benefícios da implementação da ISO 9001 em uma organização. O principal deles é o diferencial competitivo que uma empresa que implementou e obteve a certificação ISO 9001 passa a ter.

Conquistar a certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a ISO 9001 assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.

Mas por que falamos tanto em “diferencial competitivo”? Com a implementação e a certificação, uma empresa consegue:

  • Produção mais ágil com processos mais inteligentes;
  • Planejar e controlar de forma sistemática as rotinas de trabalho (padronização e definição de responsabilidades), eliminando retrabalho e dando mais agilidade aos processos;
  • Reduzir custos com maior produtividade;
  • Melhorar a comunicação, a moral e a satisfação dos colaboradores no trabalho;
  • Aumentar as oportunidades de mercado, já que muitas empresas grandes só compram de fornecedores que têm o selo ISO 9001;
  • Melhorar a imagem da empresa;
  • Reduzir riscos e melhorar a relação com fornecedores e investidores;
  • Desenvolver fornecedores: o reflexo da certificação sobre os fornecedores é notável, e eles passam a submeter-se a especificações mais precisas e parâmetros de qualidade mais rígidos, aumentando a confiabilidade do seu produto/serviço.

Todo mundo ganha no final das contas: o cliente por ter produtos e serviços conformes, o mercado por elevar o nível da competição e a sua empresa que terá uma margem de lucratividade maior.

É por isso que afirmamos: obter a certificação ISO 9001 é um BAITA diferencial competitivo!

Informações adicionais sobre a ISO 9001

Tem muito mais…

A estrutura da ISO 9001

A ISO 9001 na versão em Português pode ser comprada no site da ABNT e possui a sua estrutura baseada na Estrutura de Alto Nível das normas ISO. Isso quer dizer que é compatível com outras normas de sistema de gestão facilitando a sua integração.

A estrutura da norma é:

Apesar de extenso, os itens que são cobrados na implementação são do 04 ao 10.

Glossário – ABNT NBR ISO 9001

  • Requisito – Necessidade ou expectativas que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória;
  • Contexto da Organização – combinação de questões internas e externas que podem ter um efeito na abordagem da organização para desenvolver a alcançar seus objetivos;
  • Melhoria contínua – Atividade para aumentar a capacidade de atender requisitos;
  • Processo – Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas);
  • Produto – Resultado de um processo, pode também significar “serviço”;
  • Conformidade – Atendimento a um requisito;
  • Não-conformidade – Não atendimento a um requisito;
  • Evidência – Dados que apóiam a existência ou a veracidade de alguma coisa;
  • Competência – Capacidade demonstrada para aplicar conhecimento e habilidades;
  • Ação corretiva – Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejada (prevenir sua repetição);
  • Risco – efeito da incerteza de “eventos” potenciais e suas “consequências”.
  • Infraestrutura – Sistemas de instalações, equipamentos, informações e serviços necessários para a realização de uma operação na organização;
  • Ambiente de trabalho – Conjunto de condições sob as quais um trabalho é realizado;
  • Organização – Grupo de instalações e pessoas com um conjunto de responsabilidades, autoridades e relações, conjunto geralmente ordenado.

A ISO 9001 na prática

Qualquer empresa que deseja melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada pode implantar a ISO 9001, não importa o tamanho ou o setor de atuação.

Entre os clientes da Templum Consultoria estão: associações, imobiliárias, software houses, laboratórios, transportadoras, construtoras, prefeituras, escritórios de advocacia e outras organizações de tamanhos variados.

Auditoria e certificação ISO 9001

Para uma organização obter a certificação, ela precisa passar por uma auditoria de certificação. Este processo cabe aos organismos de certificação (ou certificadores), que são reconhecidas pelo IAF (International Accreditation Forum).

No Brasil, o representante do IAF é o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Versões antigas da ISO 9001

ISO 9001:2008 – Saiba como era a norma antes da mudança.

Documentação ISO 9001 na versão 2008

A documentação do Sistema de Gestão da Qualidade incluía:

  • Declarações documentadas de uma política da qualidade e dos objetivos da qualidade;
  • Manual da Qualidade;
  • Procedimentos documentados requeridos pela norma;
  • Documentos necessários para que a organização assegure o planejamento, a operação e controle eficaz dos seus processos;
  • Registros requeridos pela norma.

O Manual da Qualidade…

  • O escopo do SGQ, incluindo detalhes e justificativas para quaisquer exclusões;
  • Procedimentos documentados estabelecidos para o SGQ, ou referentes a eles;
  • Descrição da interação dos processos do SGQ.

Procedimentos

Eram elaborados manuais de procedimentos que listavam as operações utilizadas na organização e também definiam as responsabilidades (cargos, funções etc.). Estes manuais englobavam todos os elementos do SGQ usados pela organização.

Além disto, estes documentos continham as instruções operacionais dos procedimentos listados. As instruções relatavam os métodos de inspeção, cronogramas de trabalho, especificações, exceções etc.

Controle de documentos

Todos os documentos do SGQ deveriam ser controlados. Para isso se estabelecia um procedimento documentado para definir os controles necessários para:

  • Aprovar documentos quanto a sua adequação, antes da emissão;
  • Analisar criticamente e atualizar quando necessário, e reprovar os documentos;
  • Assegurar que alterações e a situação de revisão atual sejam identificadas.

Controle de registros

Os registros são um tipo especial de documento e precisavam ser controlados. Os registros eram estabelecidos e mantidos para proverem evidências da conformidade com requisitos e da operação eficaz do SGQ. Todos os registros eram mantidos legíveis, prontamente identificáveis e recuperáveis.

Dúvidas Frequentes

Eu tenho uma empresa de serviços, posso certificar na ISO 9001?

Todas as organizações, de qualquer ramo de atividade ou porte podem certificar na ISO 9001.

Existem pré-requisitos para certificar na ISO 9001?

A empresa deve ter um CNPJ formalizado e atender as legislações do seu ramo de atividade.

Empresas com mais de uma unidade podem certificar na ISO 9001?

Pode sim. Nesse caso a empresa pode escolher certificar apenas uma unidade ou todas as unidades juntas.

O que tenho que fazer para certificar na ISO 9001?

Em primeiro lugar, precisa implementar todos os requisitos da ISO 9001. Ao finalizar essa primeira etapa, você deve passar por uma auditoria interna que vai analisar a necessidade de ajuste e depois vai contratar um organismo de certificação que emitirá o selo, após nova auditoria para identificar se todos os requisitos da ISO 9001 estão conformes.

A ISO 9001 tem validade?

A ISO 9001 tem validade de 03 anos e deve passar por auditorias anuais para garantir a integridade do sistema de gestão.