Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

Olá Pessoal, tenho recebido dúvidas quanto a Auditoria Interna e resolvi escrever para ajudar os leitores a compreenderem melhor o que é uma auditoria interna para sistemas de gestão da qualidade (SGQ).

Mas o que é uma auditoria? Auditoria é uma avaliação ou exame imparcial das práticas e resultados de uma organização relacionados ao requisitos de uma série de padrões e/ou objetivos mensuráveis

A norma define como: “Processo sistemático, documentado e independente, para obter evidência da auditoria e avalia-la objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são entendidos”.

E porque auditar? Nós auditamos para:

1) determinar onde nos encontramos em relação aos requisitos de: uma norma (seja ISO 9001, ISO 14001 ou outras); ao próprio sistema de gestão ; nossos clientes.

2) determinar a adequação e eficácia do sistema de gestão

3) identificar oportunidade de melhorarmos a eficácia e eficiência de nossos processos documentação e registros

4) identificar as áreas a serem melhoradas

5) apontar requisitos para ações corretivas e preventivas  para melhorar a qualidade

Quem pode fazer uma auditoria interna? O auditor interno deve ser competente para executar as auditorias, ou seja deve ter escolaridade, experiência, habilidades e conhecimentos necessários para atender aos resultados pretendidos das auditorias que irão realizar.

Como fazer uma auditoria interna? A execução da auditoria interna deve seguir as seguintes etapas:

1) preparação (analise da documentação, preparação inicial, desenvolvimento do programa de avaliação, comunicação e planejamento detalhado)

2) processo de avaliação reunião de abertura, auditoria, avaliação no local, reunião de avaliação dos resultados, reunião de encerramento, elaboração do relatório de auditoria interna, acompanhamento das ações corretivas, manutenção das avaliações

Para essas atividades são utilizados documentos de trabalho que podem incluir: listas de verificação, planos de amostragem de auditoria, formulários para registros de informações com evidencia de suporte, constatações da auditoria e registros de reuniões.

E quais sãos os tipos de auditoria existentes?

Tipos de Auditoria:

• Primeira Parte: auditoria conduzida pela organização em seu próprio sistema (auditoria interna).

• Segunda Parte: auditoria que a organização realiza em fornecedores ou prestadores de serviços (para avaliação e seleção de fontes de fornecimento).

• Terceira Parte: auditoria conduzida por uma organização independente à organização, aos seus clientes e aos seus fornecedores, que geralmente inclui uma pré-avaliação, uma auditoria de certificação, auditorias periódicas e de acompanhamento.

Existe uma norma apenas para dar diretrizes para auditoria de sistemas de gestão, é a NBR ISO 19011:2012, se você ainda tem dúvidas ou quer saber mais, consulte a norma ou envie suas perguntas!

 

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria

4 Comentários

  • Ana Nóbrega disse:

    Gostaria de saber se a auditoria interna pode ser realizada por colaboradores da empresa que não tenham curso em auditoria ou interpretação da ISO 9001, só experiência prática. As auditorias internas de 1a parte podem diferir das auditorias realizadas por terceiros com relação aos requisitos de experiência como auditor, ou devem ser iguais para qualquer um dos tipos de auditoria interna definidos acima?

    • Igor Furniel disse:

      Ana as auditorias internas, preferencialmente, precisam ser realizadas por auditores competentes, que tenham realizado treinamento formal com auditores Líderes. Isso garantirá a melhor execução dos serviços, entretanto não é uma regra imposta pela norma 9001 mas há um conjunto e critérios de competências que precisam ser observados e atendidos na 19011

  • Carla disse:

    A minha dúvida é quando se deve fazer a primeira auditoria interna em um sistema de gestão, qualquer que ele seja, ISO 14001, ISO 9000 ou OHSAS 18001?.

    • Igor Furniel disse:

      Olá Carla!

      A Auditoria Interna é uma das melhores ferramentas para impulsionar a melhoria contínua de seu sistema e garantir que ele esta rodando 100%. Sempre aconselho a realizar a primeira depois que tem pelo menos um registro completo de cada processo que faz parte de seu escopo. Depois disso é muito importante fazer a AI ao menos uma vez a cada 6 meses e com seu sistema maduro, uma vez por ano pelo menos.