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Cinco pecados da comunicação profissional

A comunicação é uma arte, dizem alguns especialistas no assunto. Se a pessoa não nasce boa comunicadora, deve aprender as técnicas existentes para falar e escrever melhor. Desta forma, terá muitos ganhos na vida, principalmente profissional, já que esta é uma das características mais importantes, segundo profissionais de Recursos Humanos.

Neste post o blog ISO Fácil lista cinco erros comuns, porém graves, que as pessoas costumam cometer ao se comunicarem.

1- Incoerência – Muitas vezes o orador até tem uma boa ideia ou visão daquilo que está tratando. Porém, a fala desconexa acaba por tirar a credibilidade daquilo que está sendo passado, e o receptor deixa de prestar atenção à conversa.

2- Prolixidade – Repetir muitas palavras, “dar voltas” e enrolar a conversa dificulta que a informação central seja assimilada pelo receptor. Além disso, mostra que a pessoa não reconhece que sua expressão é confusa, cheia de palavras repetidas ou sem um significado importante.

3- Falta de conhecimento no assunto – Mesmo as pessoas que se comunicam bem estão sujeitas a essa falha. Quando pegas de surpresa ou não se preparam para conversar sobre determinado assunto, acabam não tendo uma boa performance. Ficam inseguras, gaguejam e não conseguem responder às perguntas.

4- Impaciência – Quem tenta acabar logo com um assunto nunca consegue passar uma boa mensagem. Pior: passa uma imagem ruim ao interlocutor, que fica com a informação “pela metade”, e faz perguntas, aumentando ainda mais a pressa. Por isso, somente pare para conversar com alguém com calma, pois é preferível adiar a conversa a fazer algo pela metade.

5- Falta de humildade – A arrogância tira o interesse do receptor, que deixa de prestar atenção à fala por se sentir inferiorizado. O arrogante não está aberto a críticas e não ouve as outras pessoas.

Há também outras falhas que podem ser citadas, porém estas são as que mais determinam um bom discurso.

Consultoria ISO 9001

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