Pular para o conteúdo

Como funciona a certificação PBQP-H?

A certificação PBQP-H

A certificação PBQP-H é um programa do Ministério das Cidades do Governo Federal que visa garantir a qualidade das obras de execução e possui 2 níveis diferentes: Nível B e Nível A.

A adesão ao programa funciona por meio de uma declaração, cuja finalidade é firmar o compromisso que a empresa tem em implementar um sistema de gestão da qualidade em suas obras, que deve ser enviada ao SiAC (Sistema de avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras da construção civil), setor do Ministério das Cidades, seguindo as etapas:

  • Empresa envia da declaração ao Comitê Nacional (SiAC) atendendo ao modelo disponível, por carta registrada ou devidamente protocolada no endereço do SiAC;
  • Comitê Nacional recebe a declaração e realiza a conferência;
  • Nome da empresa é relacionado na página do PBQP-H na internet.

Essa declaração pode ser obtida diretamente na página do SiAC.

O processo de Declaração de Adesão ao PBQP-H pode ser feito uma única vez e tem validade de 12 meses. Posterior a isso a empresa deverá ser certificada no Nível B ou A do programa.

Leia mais

Tudo sobre o PBQP-H: melhoria da qualidade do habitat e modernização produtiva

PBQP-H: qual o custo para certificação?

Processo de certificação PBQP-H

O processo de declaração de Adesão ao PBQP-H pode ser feito uma única vez.

A declaração pode ser feita em nome de uma Sociedade de Propósito Especifico (SPE). Caso qualquer das empresas construtoras que façam parte da sociedade já tenha feito uso desse procedimento e a Adesão ainda esteja no seu prazo de validade, então a Declaração de Adesão da SPE terá o mesmo limite de validade.

Caso o prazo de validade já esteja vencido, ou caso qualquer das empresas construtoras seja ou tenha sido certificada em qualquer dos níveis do SiAC, não é possível nova Adesão em nome da sociedade.

Nesse último caso, para ingressar no Sistema, a SPE deve obter, no mínimo, a certificação do nível B; caso qualquer das empresas construtoras seja ou tenha sido certificada anteriormente no nível A, este deve ser o nível de certificação da SPE.

Importante: adulterações no certificado de conformidade ou informações falsas no processo de Declaração de Adesão ao PBQP-H são consideradas como faltas graves.

“Desde 2017 o nível de Adesão deixou de ser utilizado pelo PBQP-H, que agora conta somente com 2 níveis: A e B. Você pode saber mais mudanças dessa revisão nesse post.

 

Marcações: