Como funciona a adesão ao PBQP-H?
O PBQP-H é um programa do Ministério das Cidades do Governo Federal que visa garantir a qualidade das obras de execução. Por tratar-se de um programa evolutivo, possui 3 níveis diferentes: Adesão, Nível B e Nível A. A adesão ao programa funciona por meio de uma declaração, cuja finalidade é firmar o compromisso que a […]
O PBQP-H é um programa do Ministério das Cidades do Governo Federal que visa garantir a qualidade das obras de execução. Por tratar-se de um programa evolutivo, possui 3 níveis diferentes: Adesão, Nível B e Nível A.
A adesão ao programa funciona por meio de uma declaração, cuja finalidade é firmar o compromisso que a empresa tem em implementar um sistema de gestão da qualidade em suas obras, que deve ser enviada ao SiAC (Sistema de avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras da construção civil), setor do Ministério das Cidades, seguindo as etapas:
- Empresa envia da declaração ao Comitê Nacional (SiAC) atendendo ao modelo disponível, por carta registrada ou devidamente protocolada no endereço do SiAC;
- Comitê Nacional recebe a declaração e realiza a conferência;
- Nome da empresa é relacionado na página do PBQP-H na internet.
Essa declaração pode ser obtida diretamente na página do SiAC.
O processo de Declaração de Adesão ao PBQP-H pode ser feito uma única vez e tem validade de 12 meses. Posterior a isso a empresa deverá ser certificada no Nível B ou A do programa.
Leia mais
Tudo sobre o PBQP-H: melhoria da qualidade do habitat e modernização produtiva
Processo de adesão ao PBQP-H
O processo de declaração de Adesão ao PBQP-H pode ser feito uma única vez.
A declaração pode ser feita em nome de uma Sociedade de Propósito Especifico (SPE). Caso qualquer das empresas construtoras que façam parte da sociedade já tenha feito uso desse procedimento e a Adesão ainda esteja no seu prazo de validade, então a Declaração de Adesão da SPE terá o mesmo limite de validade.
Caso o prazo de validade já esteja vencido, ou caso qualquer das empresas construtoras seja ou tenha sido certificada em qualquer dos níveis do SiAC, não é possível nova Adesão em nome da sociedade.
Nesse último caso, para ingressar no Sistema, a SPE deve obter, no mínimo, a certificação do nível B; caso qualquer das empresas construtoras seja ou tenha sido certificada anteriormente no nível A, este deve ser o nível de certificação da SPE.
Importante: adulterações no certificado de conformidade ou informações falsas no processo de Declaração de Adesão ao PBQP-H são consideradas como faltas graves.
Daniela Albuquerque
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Últimos posts por Daniela Albuquerque (exibir todos)
- Atualização PBQP-H 2018: tudo o que você precisa saber - 31 de janeiro de 2019
- Ação de Correção e Ação Corretiva! Qual a diferença? - 15 de maio de 2018
- O que são stakeholders e como eles impactam o planejamento estratégico do negócio - 11 de maio de 2018