Em novembro comemoramos o dia mundial da qualidade.
O evento tem como visão divulgar e promover o uso de ferramentas da qualidade em diversos tipos de ambientes, seja ele empresarial ou social. Dessa forma, temas como: erros em sistemas produtivos, segurança alimentar, recalls, perdas financeiras e entre outros são discutidos com o objetivo de disseminar a cultura da qualidade.
Um evento desta magnitude, no qual o foco é capacitar pessoas ao redor do mundo, não pode passar despercebido. No final do texto teremos o link que direcionará o leitor direto para o site do evento.
Porém, gostaríamos de comentar algo relevante destacado no próprio site. Provavelmente, seja um dos focos centrais das discussões e debates que ocorrerão no mês da qualidade, que é responder a seguinte pergunta:
O que é qualidade?
Essa sim é uma pergunta difícil de responder!
Definir qualidade é uma tarefa difícil. Isto ocorre, uma vez que não existe uma definição universal e singular que abranja todas as propostas do conceito.
Para termos noção o website do evento apresenta sete definições do conceito qualidade, entre elas estão:
- Qualidade é a satisfação das necessidades;
- Qualidade é o intangível que torna o mundo tangível melhor;
- Qualidade é o que o cliente diz que é;
- Qualidade é a conformidade com uma especificação;
- Qualidade é a busca sistemática de excelência;
- Qualidade é o nível em que a organização atende todas as necessidades e expectativas de todos os seus stakeholders.
Apesar das diferenças conceituais, em um contexto prático, nós da Templum gostamos de utilizar o conceito “adequação ao uso”.
O conceito de qualidade como “adequação ao uso”, pode ser ilustrado da seguinte maneira: imagine que você possua um produto, no qual você o reconheça como um “produto de qualidade”, mas quando seu consumidor adquire um exemplar dele não consegue perceber a mesma qualidade que você, pelo contrário, o cliente vê o produto como inadequado para o “uso”. Resumindo, a definição de “adequação ao uso” é alcançada a partir do momento que o usuário do produto ou serviço consegue perceber a qualidade e para alcançar esse estágio é preciso mudar a lente utilizada para enxergar os clientes. Mudar de foco no cliente para o foco do cliente. Olhar com ele, na mesma direção, para assim oferecer produtos e serviços que satisfaçam as necessidades, tornando a experiência tangível, com especificações conformes e com alto nível de excelência.
É por isso que gostamos tanto do conceito: “Adequação ao uso”!
Esse debate vai longe!
Todo esse debate, aparentemente teórico, vem avançando ao longo de décadas, por isso o mês mundial da qualidade é tão relevante para nós.
Para termos noção, existem atualmente ao redor do mundo vários acontecimentos e eventos de grande importância que possuem um objetivo comum: debater temas inerentes a qualidade.
O site do evento divulga os esforços de organizações de diferentes países para promover a cultura da qualidade. Entre alguns exemplos, estão:
- No Japão, desde 1960, o mês de novembro é designado como o “mês da qualidade”. Neste período são organizadas atividades para desenvolver a conscientização sobre todos os controles de qualidade existentes (Japanese Standards Association).
- Na China, desde 1968, o “mês da qualidade” acontece em setembro (Baidu Baike & China Quality Month).
- Nos Estados Unidos e Canadá, o mês de outubro é destinado como o “mês da qualidade”, no qual deu início em 1988. Nestes países são realizadas campanhas de conscientização para encorajar negócios, indústrias, órgãos governamentais e a academia para focarem na importância estratégica da qualidade e da melhoria contínua (National Quality Month).
Enfim, caro leitor, este post foi escrito para alertar a existência deste importante acontecimento. A propósito aqui é apenas um resumo do que realmente acontece nestes dias.
Nós da Templum temos a responsabilidade de estarmos antenados sobre tudo o que acontece sobre qualidade. Consideramos isto nossa obrigação!
Para mais informações, acessar: http://asq.org/world-quality-month/index.aspx