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A era digital está nos obrigando a entrar na era do marketing eficiente”. Essa é uma frase extraída de um artigo de Philip Kotler (considerado a maior autoridade mundial em marketing da atualidade) que me chamou muito a atenção pela riqueza de detalhes que existe nessa afirmação.

Essa citação me levou a refletir sobre alguns aspectos da nossa atividade gerencial e em especial sobre o ambiente empresarial, uma vez que a tecnologia que nos bombardeia diariamente com milhares de dados a serem processados mudou a nossa forma de interação com o meio.

Hoje podemos ter acesso a qualquer tipo de informação em qualquer hora do dia, tornando os consumidores mais conscientes sobre o que esperam de produtos ou serviços oferecidos. Antes de fazer uma compra (principalmente aquelas com alto valor agregado), pesquisam detalhes sobre os atributos e as vantagens que irão receber, comparam preços, analisam atendimento e avaliam a qualidade com propriedade. A escolha final é realizada com prudência e a compra por impulso perde espaço nesse novo ambiente digital.

Então, diante desse novo consumidor é necessário criar uma nova empresa que seja capaz de encantar esse cliente ávido por novidades e benefícios. E detalhe: isso deve ser diário! As empresas deverão se reinventar constantemente para não perderem sua fatia no mercado.

Esse novo paradigma de comportamento empresarial nos faz pensar que mais do que agregar vantagens competitivas, temos que encontrar uma eficiência competitiva, ou seja, temos que entender com clareza a relação entre os resultados encontrados e os esforços empregados em todos os processos da empresa. É necessário realizar uma análise detalhada sobre a performance da organização e monitorar as tendências ao longo do tempo.

Esse entendimento fará com que sua empresa elimine o desnecessário e concentre seus esforços em aumentar a capacidade produtiva da empresa, com custos menores e maior eficácia. Tudo isso sem esquecer de atender aos requisitos estabelecidos pelo cliente, sejam estes declarados ou não e esteja apta a atender a esse novo consumidor.

Bom Trabalho!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria