Gestão de projeto e desenvolvimento (P&D) é o processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços que visam resolver um determinado problema ou permitir aproveitar uma oportunidade. É uma atividade especial da empresa que deve ter etapas claras e controles específicos para garantir os objetivos definidos inicialmente e satisfazer o usuário do produto ou serviço
Você já gerou produto ou serviço que não trouxe o resultado que você esperava? Se sim, esse post foi feito para você.
Sem tempo pra ler?
Ao iniciar um gestão de processo de desenvolvimento você deve seguir 7 passos para assegurar o sucesso ao término:
1. Que problema a Gestão de Projeto e desenvolvimento Resolve
Toda empresa que produz um produto ou entrega um serviço nasceu para resolver um grande problema. Reflita sobre isso e responda, qual é o grande problema que você e sua empresa resolvem? Registre essa resposta e depois valide com as pessoas do seu time. Tenha a certeza que todos estão na mesma página e de acordo com o “grande problema”.
2. Para quem está sendo feito o Projeto e Desenvolvimento
Parece óbvio, mas é mais comum do que imaginamos. As pessoas envolvidas em gestão de projeto e desenvolvimento, muitas vezes, não tem muita clareza de “para quem” estão desenvolvendo. Ou seja, quem (quais pessoas e empresas) tem esse problema que o projeto desenvolvido vai resolver. Então, garanta que todos os envolvidos tenham clareza sobre isso. Falamos disso lá no texto “Gestão estratégia e a Gestão da qualidade” ,
3. Expectativa de Funcionamento e performance com P&D
Qual é a expectativa de funcionamento e de performance? Pense… quando você esta resolvendo um problema para um determinado público, como esse público espera que o seu produto funcione?
Se você usar um exemplo real seu de serviço ou produto que vai desenvolver, tente ter algumas respostas na ponta da língua.
Por exemplo, como vai sera experiência de quem vai usar o produto ou receber o serviço? Ele foi feito para aumentar ou reduzir velocidade? Tem objetivo de aumentar margem de lucro? Aumentar produtividade? Diminuir tempo de produção?
4. Indicadores de Satisfação no P&D
Como você, aí na sua empresa, mede a satisfação do usuário do seu produto ou serviço? E, se você está se perguntando se isso tem relação com a pesquisa de satisfação que falamos, a resposta é sim.
No entanto, em projeto e desenvolvimento essa questão dos indicadores de satisfação vem sob a optica mais de planejamento. Reflita e determine quais indicadores dirão com “fidelidade” se o projeto foi ou não bem sucedido.
Está resolvendo o problema proposto?
Se encaixa para o público definido?
Tem a expectativa e performance alcançados?
5. Etapas e Responsabilidade no P&D
Aqui a grande dica é ter muito bem definido quais são as etapas do seu desenvolvimento. Por exemplo, você pode ter as seguintes etapas: iniciação, planejamento, execução, controle e monitoramento e encerramento.
Em seguida, determine quem serão os responsáveis por cada uma dessas etapas e como será monitorado quanto as entregas e prazos. Não precisa, necessariamente, ter um responsável para cada etapa. Mesmo por que pode ter um responsável por todas as etapas, ou apenas 2, talvez 3… O importante é que a “criança” (etapa) tenha um “pai” ou “mãe” (responsável).
6. Verificação e Validação no P&D
O objetivo nessa etapa é garantir que as 5 etapas anteriores estão sendo eficiente e, dessa forma, garantir que o seu produto ou serviço vá entregar o objetivo ao seu cliente.
É preciso pensar: O que é preciso ser feito para verificar e validar tudo o que foi feito até aqui.
Por exemplo, lá na etapa de “Expectativa e Performance” foram definidos os objetivos do projeto e desenvolvimento. Então, se o seu produto está sendo desenvolvido com o objetivo de aumentar produtividade do seu público, diga:
Enfim, como você vai testar (verificar) e validar que o objetivo de aumentar a produtividade do seu público está sendo alcançado?
7. Controle das alterações no P&D
Por último, controle as alterações.
É muito comum, ao longo da jornada das empresas, nós promovermos ajustes na produção tanto do produto como do serviço. Hora esse ajuste vem por conta do feedback de um cliente, hora por qualquer outro fator que você pode avaliar se está interferindo negativamente no desempenho com cliente ou então na imagem da nossa empresa…
Independente do motivo do ajuste ou alteração, o erro aqui é não registrar as alterações e não controlar.
Ao fazer as alterações ou ajustes, identifique em qual etapa do seu processo de desenvolvimento (ver o item 5 “Etapas e responsabilidades no P&D) aconteceu esse ajuste e registre. Só dessa maneira vai construir um conhecimento replicável dentro da sua empresa.
Mãos a obra.
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