Como fazer uma Pesquisa de satisfação sem gastar nada?

Pesquisa de Satisfação, como fazer? É muito comum termos a necessidade de descobrir qual o nível de satisfação dos nossos clientes com a experiência que eles tem com os nossos produtos e serviços. Para isso, devemos ter a capacidade de manter contato com os mesmos, mais do que isso, saber o que deve ser perguntado para se obter bons insights. Fazer uma pesquisa é uma ótima forma de se resolver essas questões. Com perguntas contundentes podemos descobrir muitas formas de melhorar o seu trabalho.

A boa notícia é que atualmente existe uma forma simples de criar uma pesquisa ao público! O google disponibiliza uma ferramenta incrível, chamada “Google Forms”. Em porguês, formulários google.

Pesquisa de Satisfação – Como utilizar o Google para isto?

1. Se você usa o Gmail, você já tem essa conta, e tudo que você precisa fazer é entrar na sua conta do Google e acessar o Drive, no canto superior esquerdo da tela.


2. Clique em Criar e selecione Formulário:

3. Informe o título e, se quiser, selecione um tema visual que te agrade.

4. O próximo passo é preencher o campo de descrição da sua pesquisa e inserir as perguntas.

A ferramenta do Google oferece vários tipos de perguntas, por exemplo: campo de texto ou campo de texto ampliado, múltipla escolha, caixas de seleção, escolha de uma lista, escala, grade, data e horário. Escolha o tipo que melhor se adequa ao que você pretende saber de seus clientes.

5. Marcar as perguntas importantes como obrigatórias. Assim, a ferramenta não permite o envio sem que as perguntas sejam respondidas.

Existem também ferramentas de adição de seções no formulário, com outros tipos de conteúdos, sejam eles, imagens, vídeos, títulos para segmentar o formulário e até mesmo uma nova seção de texto.

 

6. Lembre-se de preencher as informações da página que será exibida após seu cliente responder a pesquisa, para isso, clique em configurações e escolha a aba “apresentação” e preencha o campo “Mensagem de confirmação” com agradecimentos por participar da pesquisa.

 

Outras opções também são possíveis, de acordo com a sua necessidade, ainda no menu de configurações, na aba Geral.

 

7. Após a criação do formulário, clicar em Enviar, no canto superior direito, para compartilhar a sua pesquisa.

8. Teste para ver se a pesquisa funciona conforme o planejado e envie a pesquisa para seus clientes. Para isso, pegue o link em Enviar formulário (esse link fica disponível também no botão de link ao lado do pequeno envelope destacado na imagem acima. Você também pode incorpora-lo ao site e compartilhar com em suas redes sociais.

Sua pesquisa vai ficar assim

Conforme seus clientes forem respondendo às perguntas, os resultados ficam organizados em uma planilha, no próprio Google Drive (Google Docs).

07-os-resultados

Prontos para fazer uma pesquisa de satisfação?

Lembre-se, a pesquisa de satisfação serve para ajudar a entender o que o seu público-alvo deseja para considerar-se satisfeito. Portanto, pense em perguntas que alavanquem mudanças e esteja aberto para tomar ações, independente do resultado obtido.

Criar uma pesquisa de satisfação ajuda a ver o negócio com os olhos do cliente, mas não resolve todos os problemas. Para atender clientes com excelência eu sugiro que você considere a implementação de um sistema de gestão da qualidade. E se você acha que ISO 9001 é só para grandes empresa, você está perdendo dinheiro e não sabe.

Dicas extras!

Não posso de deixar de dar uma dica final! Existem outras formas de realizar uma pesquisa de satisfação que vem crescendo atualmente é o NPS. O que é o NPS? Para que serve? O NPS (Net Promoter Score) é uma forma simples e prática de medir a satisfação do cliente, para verificar se eles indicam ou não o seu serviço/produto para outros consumidores. Quer saber mais? Assista o nosso Webinar sobre o assunto.

Espero que você tenha resultados positivos com a sua pesquisa.

Conheça o nosso canal no YouTube para ver mais dicas como esta.

E quando estiver pronto para ganhar mais dinheiro com a ISO 9001, fale com a Templum.

Vitor Santiago

Vitor Santiago

Como engenheiro sou movido a desafios. Escrevo sobre temas de gestão empresarial, como: TQM, ciclo PDCA, Six-Sigma e entre outras ferramentas gerenciais. Desenvolvo conteúdos que auxiliam empresas e gestores a alcançarem seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Vitor Santiago
4 respostas
  1. simone says:

    gostaria de saber se consigo fazer esse tipo de trabalho para colocar no whatsApp na empresa para os nossos clientes responderem por lá mesmo, ou teria que contratar alguma empresa que faça dessa forma

    Responder
    • Vitor Santiago
      Vitor Santiago says:

      Olá Simone, tudo bem?

      Sua pergunta é realmente muito boa!

      Ainda não conheço nenhuma ferramenta de pesquisa do whatsapp. Sugiro que você crie a pesquisa usando a ferramenta do google, da forma que o artigo sugere, e use o whatsapp para divulga-la.

      Espero ter ajudado!
      Conte comigo!
      Vitor Santiago

      Responder

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