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SASSMAQ: mais Segurança no Transporte de Produtos Químicos

SASSMAQ: Tudo sobre a certificação para transportadoras

O objetivo deste post é trazer informações sobre o SASSMAQ e os benefícios que este sistema de gestão pode trazer para sua empresa. Aqui você aprenderá:

O que é o SASSMAQ?

Lançado pela Abiquim (Associação Brasileira de Indústrias Químicas) em 2001, o SASSMAQ é o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade que possibilita a avaliação do desempenho das empresas que prestam serviços à indústria química.

O SASSMAQ está dividido em 5 módulos: Rodoviário, Estação de Limpeza, Terminais de Armazenagem Granéis Líquidos, Navios e Ferroviário. O módulo Rodoviário, o primeiro que foi lançado, é voltado a transportadoras e operadoras logísticas.

Saiba também: Quanto dinheiro minha transportadora pode perder por não ter o SASSMAQ

Desde 2005, o SASSMAQ é pré-requisito para transportadoras de produtos químicos. O principal objetivo do SASSMAQ é reduzir os riscos envolvidos nas operações de transporte e distribuição, através de uma avaliação dos sistemas de gestão ambiental, saúde e segurança.

As empresas químicas precisam ter garantias de que as operações de transporte de carga são conduzidas de maneira segura e eficaz em todos os aspectos, além de zelar pelas pessoas e meio ambiente.

Implementar o SASSMAQ não é obrigatório. Porém, ressalta a Abiquim, a certificação gera um importante diferencial para as empresas certificadas: comprovam que oferecem serviços qualificados nas operações de logística.

De acordo com a Abiquim:

O SASSMAQ garante um certificado de boas práticas, no qual pré-requisitos definidos pela indústria e pelo mercado vão resultar em um relatório factual detalhado, representando a situação da empresa certificada naquele momento. Uma única avaliação substitui a variedade de inspeções a que os prestadores de serviços de logística são tradicionalmente submetidos, sem tornar redundante o diálogo entre eles e as empresas químicas.

Para o que serve o SASSMAQ?

O SASSMAQ é um conjunto de boas práticas com o objetivo de reduzir, de forma progressiva, os riscos nas operações de transporte e distribuição.

É um programa baseado no programa ICE (Intervention in Chemical Transport Emergencies), voltado à melhoria do desempenho em segurança no transporte, armazenagem e manuseio de produtos químicos, do Cefic – Conselho Europeu das Federações das Indústrias Químicas.

Principais benefícios:

  • Comprovar a capacidade de transportar produtos químicos com segurança;
  • Diminuir o absenteísmo devido aos cuidados com os motoristas;
  • Valorizar a imagem da empresa por estar adequada às exigências legais;
  • Adotar um sistema de gestão focado na melhoria contínua e redução de custos;
  • Reduzir o número de acidentes, infrações e penalizações;
  • Estar qualificada a prestar serviços a indústria química no geral.

O que a minha empresa ganha com isso?

No total, existem hoje no Brasil mais de 140 mil empresas e cerca de 740 mil profissionais autônomos, totalizando mais de 2 milhões de veículos de carga.

Essas empresas de transporte no Brasil sofrem muito com a falta de profissionalização, principalmente pela falta de uma gestão competente. Essa ausência de uma gestão eficiente custa caro e leva a transportadora a perder espaço em um mercado que já é tão concorrido.  

Segundo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil ocupa a 4 colocação entre os países com maiores índices de acidentes do mundo.

Estima-se que o custo anual com esses acidentes chega a R$ 60 bilhões. Esse valor que poderia ser utilizado para melhorias, reinvestimento e profissionalização do setor hoje é utilizado para conter impactos ambientais, realizar pagamentos de multas ambientais, passivos trabalhistas, entre outros.

A boa notícia é que segundo as gerenciadoras de risco no mercado, as 05 principais causas de acidentes envolvendo cargas no Brasil podem ser neutralizadas mediante uma gestão eficiente dos operadores logísticos, que é justamente o objetivo do SASSMAQ.

Por que é importante para indústrias químicas

Diversos estudos mostram que a indústria química tem crescido cada vez mais em nosso país. Junto com esse crescimento, vem o aumento da demanda por serviços, bem como o aumento de fiscalização.

Aliado a isso, temos visto uma grande tendência das grandes empresas de terceirizarem os serviços intermediários da sua cadeia de produção, ou seja, as atividades de apoio à sua atividade fim, que é a produção dos produtos químicos.

Atividades como recursos humanos, contabilidade, manutenções e transporte são exemplos desses processos de apoio que têm sido terceirizados.

A intenção dessas empresas fazendo isso é, principalmente, diminuir o seu passivo trabalhista e diminuir a “dor de cabeça” com atividades que não são a sua entrega, podendo focar em melhorias dos seus processos, dos produtos.

Dessa forma, o SASSMAQ se torna um grande aliado das indústrias químicas com relação ao transporte. Mesmo empresas que não são associadas à ABIQUIM, têm buscado transportadoras com a certificação SASSMAQ por saber que estas transportadoras já foram avaliadas nos quesitos de Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Qualidade.

Para as indústrias, isso é um grande diferencial, pois elas sabem que são ‘corresponsáveis’ pelo transporte de seus produtos e, portanto, qualquer problema que ocorrer no transporte, a indústria também responde por isso.

[Post] SASSMAQ: SASSMAQ – Se não é obrigatório, por que investir?

Veja na prática os benefícios da Implementação do SASSMAQ

A estrutura do SASSMAQ

O SASSMAQ é um sistema de gestão integrado que aborda gestão da qualidade, ambiental, de saúde e segurança das partes interessadas e aplica-se a todos os prestadores de serviços na área de logística que envolvem produtos químicos, perigosos ou não.

Após a implementação dos requisitos do sistema de gestão, a empresa se submete a uma avaliação realizada pela ABIQUIM para certificação no programa, mediante a conformidade do questionário padrão do SASSMAQ.

Esse questionário possui 06 áreas de avaliação, que ao ser combinados permite a avaliação global do desempenho de cada fornecedor.

  1. Gerenciamento
  2. Segurança, Saúde e Ambiente
  3. Equipamentos
  4. Planejamento das Operações
  5. Segurança Patrimonial e Confidencialidade
  6. Inspeção do local

O processo de certificação é conduzido por certificadoras habilitadas pela ABIQUIM e a relação completa pode ser consultada no site do programa.

Como implementar o SASSMAQ

Implementar o SASSMAQ pode ser mais simples do que o próprio nome do programa. Para o sucesso desse projeto, basta a vontade e o envolvimento da liderança nesse processo de adequação, que acontece conforme as etapas abaixo:

  1. Definições gerais: nessa etapa faremos a definição de como será a estrutura da informação da sua empresa, ou seja, utilizaremos um software, uma pasta nas nuvens, um pen drive… e também definiremos como todos os funcionários terão acesso às informações relevantes do sistema de gestão. É uma etapa muito importante para o sucesso do projeto.
  2. Gestão de Pessoas: nessa etapa abordaremos como gerenciar as relações de trabalho com seus funcionários e terceiros.
  3. Gestão de Competências: com todas as relações funcionais já definidas, chegou o momento de avaliar as competências de cada profissional a fim de elaborar planos de treinamentos individuais.
  4. Gestão de Riscos: nessa etapa faremos a identificação e análise dos riscos ambientais, ocupacionais e operacionais que podem impactar as operações da empresa.
  5. Controle Operacional Ambiental: com os riscos ambientais identificados faremos o plano de ação para minimizar os impactos ambientais identificados e também como agir em caso de emergências ambientais.
  6. Infraestrutura da Operação: nessa etapa cuidaremos da operação da empresa, gerenciando os equipamentos e definindo programas de inspeção e manutenções de rotina.
  7. Operação: nessa etapa faremos o gerenciamento das atividades operacionais e administrativas diárias a fim de garantir a operação segura de um transporte.
  8. Segurança Ocupacional: com base em todas as operações identificadas serão gerados todos os controles que garantem a segurança de todas pessoas que atuam direta e indiretamente nas atividades mencionadas.

Dúvidas Frequentes (conforme canal Abiquim)

Confiram as principais dúvidas de nossos clientes:

1 – Qual o custo para a realização de uma avaliação pelo Sassmaq?

Não há um preço fixo para a avaliação. Os órgãos certificadores definirão o custo após avaliarem a dimensão do serviço a ser executado com base, entre outros dados, na estrutura física da empresa, número de funcionários e de filiais ou base de apoio.

2 – Qual o prazo de validade do Termo de Avaliação do SASSMAQ?

O prazo de validade é de 2 anos após a data de avaliação. Em função de trâmites documentais para aprovação, emissão do termo pelo organismo certificador e inserção de dados no site da Abiquim foi estendido o prazo de divulgação no site da Abiquim por mais 30 dias após o vencimento do termo de avaliação Sassmaq.

3 – Quais são os pré-requisitos para a avaliação?

  • Ter frota própria: Frota mínima – 4 veículos próprios ou arrendados
  • Motoristas – 1 pra cada veículo
  • Transportar produtos químicos há mais de 06 meses
  • Ter as licenças abaixo:
    – Alvará da Prefeitura
    – AVCB
    – Licença de Operação (pode ter dispensa e é possível obter ao longo do processo)
    – Licença IBAMA, PF, PC e exército (relativos ao produto e área de transporte)
    – Registro na ANTT como ETC ou CTC

Quer saber mais sobre o SASSMAQ? Entre em contato com um especialista agora mesmo!

Marcações:

19 comentários em “SASSMAQ: mais Segurança no Transporte de Produtos Químicos”

      1. Marcelo Colares

        Ola boa tarde, trabalhamos com assessoria em segurança do trabalho, podemos ser credenciados? Temos bastante clientes na area do transporte.

        1. Olá Marcelo, será um prazer fazer uma parceria com você para trocarmos ofertas de serviços para nossos clientes.

  1. Bom dia.

    Estou com uma duvida.
    Faço parte de uma equipe de acessória para as transportadoras, gostaria de saber porque para algumas empresa para fazer emissão de OPACIDADE tem que ser certificado a CETESB.
    Pois a maioria das transportadora estão comprando seus instrumentos e não são certificado a CETESB e faz as medições emitindo os certificado sendo que não estão enquadrado dentro das norma.

    Grato.

    Arquimedes

  2. Porque o sassmaq fala em meio ambiente e tem empresas que tem o certificado e não usa corretamente o diesel S10 e o arla 32 nós caminhões para assim contribuir com meio ambiente. será que existe auditoria nesse quesito

  3. Olá pessoal, tenho um cliente que está pedindo para eu os apoiar na seleção de um fornecedor para implementação da SASSMAQ. Poderia me enviar informações mais detalhadas sobre a proposta e como funciona esse projeto com vocês ?

    1. Daniela Albuquerque

      Olá Wellington,

      O nosso diretor comercial entrará em contato com você. Muito Obrigada pelo seu contato.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  4. Gostaria de receber uma lista de transportadores devidamente habilitados pelo Sassmaq. Poderiam me disponibilizar?

    1. Olá André, tudo bem?

      Para uma empresa implementar o SASSMAQ, ela deverá atender a todos os requisitos especificados no SASSMAQ, que incluem requisitos para um sistema de gestão da qualidade (ISO 9001), ambiental (ISO 14001) e de saúde e segurança do trabalho(OHSAS 18001).

      Irei solicitar para que um especialista entre em contato para que ele possa explicar com mais detalhes sobre a implementação do SASSMAQ.

      Atenciosamente,
      Guilherme Alonço

  5. Boa tarde!

    Uma empresa recém constituída para implementar o Sassmaq precisa ter todos os requisitos de gestão de qualidade (ISO’s) também ???

    1. Olá Amanda, tudo bem?

      Para uma empresa implementar o SASSMAQ ela precisa atender aos requisitos do próprio SASSMAQ, não é necessário atender outros requisitos de outras normas.

      Atenciosamente,
      Guilherme Alonço

  6. Jorge Monsalvo

    Bom dia.

    Meu nome é Jorge e eu moro no Uruguai. Conheço essa certificação porque trabalhei em uma empresa de caminhões certificada. Estou muito interessado em seguir um curso com você.

    Agradeço se você pode me enviar informações sobre como fazê-lo e onde fazê-lo.

    Obrigado!

    1. Olá Jorge, tudo bem?

      Seja muito bem-vindo ao nosso blog!

      Atualmente não temos nenhum curso sobre o SASSMAQ, porém nós temos a consultoria para a implementação do SASSMAQ. Você tem interesse que alguns dos nossos especialistas entrem em contato para explicar melhor sobre nossos serviços?

      Espero seu feedback.

      Atenciosamente,
      Guilherme Alonço

  7. OSVALDO DE OLIVERA

    Bom dia sou Osvaldo e preciso fazer este curso para obter este certificado para emprego de Supervisor de Qualidade/ Coordenador Saasmaq .
    Vivência no segmento de transporte. Fluência na comunicação verbal, e-mail e telefone. Conhecimento em pacote Office. Conhecimento em Saasmaq. Possuir CNH. Categoria B.

    Nível superior cursando ou completo em Psicologia. Certificado SAASMAQ.

    Como faço para obter isso?
    Att,

    Osvaldo de Oliveira

    1. Olá Osvaldo, tudo bem?

      Nós não possuímos nenhum curso sobre o SASSMAQ atualmente. O serviço que disponibilizamos é de consultoria para a implementação do SASSMAQ nas organizações.

      Atenciosamente,
      Guilherme Alonço

      1. Olá Tania, tudo bem?

        Já anotei o seu contato e pedirei para que um dos nossos especialistas entrem em contato para entender as suas necessidades.

        Atenciosamente,
        Guilherme Alonço

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