SASSMAQ
Guilherme Alonço
Por Guilherme Alonço

Quanto dinheiro minha transportadora pode perder por não ter o SASSMAQ?

Muitos empresários do segmento de transporte rodoviário nos procuram para saber mais sobre o SASSMAQ e quais oportunidades existem para as empresas certificadas. A Abiquim, principal associação das indústrias químicas, publicou um relatório falando do desempenho em números do setor, o que podemos também chamar de “relatório de oportunidades”.


Tempo de Leitura: 3 minutos

O SASSMAQ é o certificado que habilita uma organização para não perder novos contratos. Isto se deve ao fato de que as indústrias químicas exigem a certificação do fornecedor logístico. Afinal, as indústrias precisam garantir que suas cargas serão transportadas com base em critérios de qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Este segmento é repleto de oportunidades para empresários donos de transportadoras, que atuam ou querem atuar com transporte de produtos químicos. Entretanto só serão aproveitadas pelas empresas mais preparadas.

Diagnóstico Empresarial SASSMAQ para Transportadoras

Saiba os pontos fortes de sua empresa e as oportunidades de melhoria que o SASSMAQ pode trazer a sua organização. Para baixar, preencha corretamente o formulário abaixo!


Diagnóstico

Qual o tamanho da indústria química?

Vou destacar alguns dados fornecidos pela Abiquim. Se quiser ver o relatório na íntegra, basta clicar aqui.

O primeiro gráfico do relatório indica qual o faturamento líquido da indústria química brasileira por segmento. Os valores estão em dólares, mas já fornecem importantes dicas sobre qual a dimensão deste mercado.

sassmaq

O outro gráfico indica uma retomada de crescimento do setor. Podemos perceber que este mercado teve seus picos de crescimento e como a maioria dos setores no Brasil teve seu momento de crise.

sassmaq

O que uma transportadora pode fazer para aproveitar melhor estas oportunidades?

A resposta é simples:

O SASSMAQ é a melhor opção!

Um dos certificados mais buscados pelas transportadoras que querem aproveitar as oportunidades vistas no relatório, é o SASSMAQ.

Este sistema de avaliação, organizado pela Abiquim, prepara as empresas para atenderem as indústrias químicas em três quesitos:

  • Qualidade;
  • Saúde e segurança;
  • Meio ambiente.

Vale destacar, que a indústria química é altamente controlada por legislações e órgãos regulatórios, sendo assim não seria diferente o rigor empregado para escolher seus parceiros e fornecedores. Afinal, além de atender aos requisitos legais, estas organizações que produzem artefatos químicos não querem ter sua marca vinculada a serviços de baixa qualidade.

A principal vantagem do SASSMAQ – modal rodoviário é que ele foi desenvolvido para atender as necessidades específicas de um setor. Sendo assim, a visibilidade da transportadora que tem esta certificação é vista com bons olhos, pois deixa claro a preocupação dos gestores em garantir a entrega ao destinatário final, seguindo os rigorosos padrões da indústria.

Se tratando de produtos químicos, que em alguns momentos incluem algum tipo de periculosidade, a certificação é a forma de uma empresa dizer, eu me importo com a saúde e segurança dos colaboradores e outros agentes, como o próprio meio ambiente.

Não perca dinheiro!

Respondendo a pergunta inicial, não é possível fornecer um número com exatidão. Na verdade, a perda de dinheiro está diretamente relacionada às oportunidades não aproveitadas.

Lembre-se, uma oportunidade pode surgir e desaparecer em poucos dias. Ao invés de postergar sobre o processo de implementação, saiba que o SASSMAQ poderá trazer ganhos internos significativos, que podem trazer um ciclo de melhoria contínua das operações logísticas e qualificação e padronização exigida pelos players deste mercado.

Precisa certificar com o SASSMAQ?

Guilherme Alonço

Um bom conteúdo pode transformar uma empresa! Conteudista da Templum Consultoria e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios, ajudo empresas a alcançarem seu potencial máximo e enxergarem as melhores oportunidades.
Guilherme Alonço

Últimos posts por Guilherme Alonço (exibir todos)