A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade (SGQ) concebido para desenvolver e manter um portfólio de serviços que permitem às empresas melhorar seu desempenho e se beneficiar com a implementação.
O SGQ funciona um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.
Qualquer empresa que deseja melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada pode implantar a ISO9001, não importa o tamanho ou o setor de atuação. Entre os clientes da Templum Consultoria estão: associações, imobiliárias, software houses, laboratórios, transportadoras, construtoras, prefeituras, escritórios de advocacia e outras organizações de tamanhos variados.
Assista à algumas histórias que gostamos de contar:
- Como a ISO 9001 ajuda a APAE a captar mais recursos
- Como a ISO 9001 e a 14001 ajudaram a Work Lavanderia a crescer
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- Como a ISO 9001 transformou uma pequena empresa de usinagem em um grande negócio
- Como a ISO 9001 melhora o atendimento e a imagem do poder público
Empresas pequenas também podem lucrar mais com a ISO 9001
Qualquer empresa que deseja melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada pode implantar a ISO9001, não importa o tamanho ou o setor de atuação. Entre os clientes da Templum Consultoria estão: associações, imobiliárias, software houses, laboratórios, transportadoras, construtoras, prefeituras, escritórios de advocacia e outras organizações de tamanhos variados.
muda com a revisão 2015.
Tudo que você precisa saber sobre a revisão do sistema de gestão da qualidade mais utilizado no mundo. Assista aos vídeos:
- Porque a ISO 9001 está mudando?
- Como a revisão da ISO 9001:2015 afeta a minha empresa?
- Quais são as mudanças mais significativas na revisão 2015 da ISO 9001?
- O papel da liderança na ISO 9001:2015
Informações adicionais sobre a ISO 9001
Os principais objetivos de um Sistema de Gestão da Qualidade são:
- Atender aos requisitos do cliente com o objetivo de aumentar sua satisfação;
- Obter uma visão da organização utilizando a abordagem de processos;
- Assegurar a melhoria contínua do processo;
- Medir e avaliar os resultados do desempenho e eficácia do processo;
- Monitorar continuamente a satisfação dos clientes.
Vale destacar que a adoção de um SGQ é decisão estratégica de cada organização e que o desenvolvimento e a implementação são específicos para cada tipo de organização.
Não é objetivo da norma impor uniformidade na estrutura do SGQ ou uniformidade na documentação.
São os inúmeros os benefícios da implementação da ISO 9001 em uma organização. O principal deles é o diferencial competitivo que uma empresa que implementou e obteve a certificação ISO 9001 passa a ter.
Conquistar a certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a ISO 9001 assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.
Mas por que falamos tanto em “diferencial competitivo”? Com a implementação e a certificação, uma empresa consegue:
- Melhoria do desempenho do produto/serviço e, consequentemente, maior satisfação do consumidor;
- Planejar e controlar de forma sistemática as rotinas de trabalho (padronização e definição de responsabilidades), eliminando retrabalho e dando mais agilidade aos processos;
- Reduzir custos, já que a produtividade será maior;
- Melhorar a comunicação, a moral e a satisfação dos colaboradores no trabalho;
- Aumentar as oportunidades de mercado, já que muitas empresas grandes só compram de fornecedores que têm o selo ISO 9001;
- Melhorar a imagem da empresa;
- Reduzir riscos (os investimentos são mais seguros, uma vez que os processos são mais organizados e direcionados para melhor posicionamento) e melhorar a relação com fornecedores e investidores;
- Desenvolver fornecedores: o reflexo da certificação sobre os fornecedores é notável, e eles passam a submeter-se a especificações mais precisas e parâmetros de qualidade mais rígidos. Quem ganha, no final das contas, é o cliente.
É por isso que afirmamos: obter a certificação ISO 9001 é um BAITA diferencial competitivo!
A documentação da ISO 9001 está disponível para compra no site da ABNT e descreve os itens abaixo:
- Prefácio
- Introdução
- Escopo
- Referência normativa
- Termos e definições
- Requisitos
- Sistema de Gestão da Qualidade
- Responsabilidade da Direção
- Gestão de Recursos
- Realização do Produto
- Medição, análise e melhoria
- Tabelas de correspondência entre a ISO 9001 e outras normas
- Bibliografia
A documentação do Sistema de Gestão da Qualidade deve incluir:
- Declarações documentadas de uma política da qualidade e dos objetivos da qualidade;
- Manual da Qualidade;
- Procedimentos documentados requeridos pela norma;
- Documentos necessários para que a organização assegure o planejamento, a operação e controle eficaz dos seus processos;
- Registros requeridos pela norma.
Além disso, é necessária a definição e a implementação de uma Política da Qualidade e um Manual da Qualidade.
Contudo, isto não quer dizer que os documentos acima listados sejam os únicos documentos necessários nos processos de implementação e certificação ISO 9001. Cada empresa deve avaliar os documentos necessários.
A ISO 9001 trata dos requisitos para um SGQ e é uma norma que permite às organizações verificar a consistência de seus processos, medir e monitorá-los com o objetivo de aumentar a sua competitividade e, com isso, assegurar a satisfação de seus clientes.
A ABNT NBR ISO 9000 descreve os fundamentos de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) e estabelece os conceitos e a terminologia e um modelo de padronização para estes sistemas. No Brasil, o órgão que representa a ISO é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
De acordo com o Inmetro:
a ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações. O objetivo da ISO 9001 é lhe prover confiança de que o seu fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o que você especificou.“
A ISO 9004 trata das diretrizes que consideram eficácia e eficiência de um SQG. O objetivo é melhorar o desempenho da organização e a satisfação de cliente e outras partes interessadas.
Vale lembrar que não existe certificação para as normas ISO 9000 e ISO 9004, somente para a ISO 9001.
A última versão foi elaborada em 2008 e por isso o nome completo da norma atualizada é ISO 9001:2008.
Em resumo:
ISO 9000 – Conceitos e terminologias
ISO 9001 – Requisitos (para fins de certificação)
ISO 9004 – Diretrizes (para melhora de desempenho e eficácia)
O que é ISO?
A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suiça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.
Mais de 111 países integram esta importante organização internacional especializada em padronização. O Brasil é representado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A ISO possui uma família de normas que trata de qualidade: a ISO série 9000. Nesta família está a ISO 9001, que trata dos requisitos para sistemas de gestão da qualidade. Uma organização que possui um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 pode solicitar a certificação e obter o “selo de conformidade ISO 9001”. A versão brasileira da ISO 9001 chama-se ABNT NBR ISO 9001.
O que é qualidade e Sistema de Gestão da Qualidade
De acordo com a ABNT, podemos definir qualidade como o grau no qual um conjunto de características satisfaz a um requisito. Indo um pouco além: qualidade significa satisfação dos clientes (internos, intermediários e externos).
Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) compreende elementos inter-relacionados que permitem a administração da qualidade em uma organização. Em resumo, são regras e princípios relacionados à qualidade aplicados no dia a dia das organizações.
Objetivos de um Sistema de Gestão da Qualidade
Os principais objetivos de um Sistema de Gestão da Qualidade são:
- Atender aos requisitos do cliente com o objetivo de aumentar sua satisfação;
- Obter uma visão da organização utilizando a abordagem de processos;
- Assegurar a melhoria contínua do processo;
- Medir e avaliar os resultados do desempenho e eficácia do processo;
- Monitorar continuamente a satisfação dos clientes.
Vale destacar que a adoção de um SGQ é decisão estratégica de cada organização e que o desenvolvimento e a implementação são específicos para cada tipo de organização.
Não é objetivo da norma impor uniformidade na estrutura do SGQ ou uniformidade na documentação.
- Requisito – Necessidade ou expectativas que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória;
- Melhoria contínua – Atividade para aumentar a capacidade de atender requisitos;
- Processo – Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas);
- Produto – Resultado de um processo, pode também significar “serviço”;
- Conformidade – Atendimento a um requisito;
- Não-conformidade – Não atendimento a um requisito;
- Evidência – Dados que apóiam a existência ou a veracidade de alguma coisa;
- Competência – Capacidade demonstrada para aplicar conhecimento e habilidades;
- Ação corretiva – Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejada (prevenir sua repetição);
- Ação preventiva – Ação para eliminar a causa de uma potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejada (prevenir sua ocorrência);
- Infra-estrutura – Sistemas de instalações, equipamentos, informações e serviços necessários para a realização de uma operação na organização;
- Ambiente de trabalho – Conjunto de condições sob as quais um trabalho é realizado;
- Organização – Grupo de instalações e pessoas com um conjunto de responsabilidades, autoridades e relações, conjunto geralmente ordenado.