Igor Furniel
Por Igor Furniel

Benefícios da ISO 9001 para sua empresa

Os benefícios da ISO 9001 se estendem a diversas áreas de negócios. Claro que a visibilidade e expansão de mercado está entre as mais almejadas, porém é importante lembrar que “Qualidade” se aplica em todos os sentidos sejam eles profissionais ou pessoais.


A seguir listaremos inúmeros benefícios da ISO 9001 que sua empresa poderá obter com a certificação:

Benefícios da ISO 9001 em termos gerais

# 1º Benefício: Equipe motivada e alinhada = Grande diferencial competitivo

A certificação ISO 9001 é uma forma de alinhar objetivos e pensamentos, em prol da empresa como um todo.”

Ao implementar a ISO 9001, a empresa mostra ao colaborador que pensa no futuro, que não quer ficar estagnada no mercado, e acredita que melhorias devem ser realizadas e sugeridas continuamente. Assim, é muito provável que o profissional se sinta motivado a trabalhar melhor, rever conceitos, e abraçar as mudanças que a certificação acarreta.

Ter profissionais focados e comprometidos é um diferencial considerável.  Uma equipe motivada passa a alegria que está sentindo para os que estão ao redor. Fornecedores, e principalmente clientes, são bem tratados, novas sugestões são feitas e colocadas em prática com maior interesse.

Além disso, o funcionário irá entender melhor os processos internos do lugar onde trabalha, e compreenderá que faz parte de algo, sendo inclusive, uma das peças fundamentais para o sucesso ou fracasso do mesmo.

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# 2º Benefício: A satisfação do seu cliente como foco principal do negócio

Esse é um dos principais benefícios da ISO 9001.  Sua empresa deixa de ter o foco no produto e começa a ter o foco no cliente.

Para isso o primeiro passo é conhecer profundamente o que o motiva, quais são seus valores, suas expectativas, seu estilo de vida, seu comportamento, suas opiniões, entre outros.

De posse dessas informações conseguimos entender o sentimento do nosso cliente para buscar a sua satisfação. Com a ISO 9001, você será capaz de monitorar os 05 elementos básicos necessários para se criar valor para o cliente:

  • Qualidade;
  • Relacionamento;
  • Desempenho
  • Preço;
  • Benefícios.

Portanto, temos a fórmula mágica:

Satisfação do Cliente + Fidelização do Cliente = Relacionamentos Duradouros + Lucro para a empresa. Simples assim.

# 3º Benefício: Conquista de novos negócios e imagem perante ao mercado

A certificação ISO 9001 traz uma imagem que reflete a melhoria na gestão da qualidade. Mostra que a empresa se preocupa com a forma como é vista pelos clientes, que deseja melhorar continuamente e está aberta a novas oportunidades e parcerias.

Sem falar nos mercados dos grandes players, onde quem não tem a certificação nem pode entrar para competir no jogo. Se você almeja alçar vôos maiores, saiba que multinacionais ou grandes empresas exigem certificação ISO 9001 de seus fornecedores.

Ou seja, sua empresa por si só é o seu cartão de visita. Sempre trabalhe de forma transparente e utilize a ISO 9001 como estratégia de melhoria e desenvolvimento do negócio. O reconhecimento virá como consequência espontânea.”

# 4º Benefício: Economize recursos e invista no seu desenvolvimento

Em curto prazo, a obtenção do selo ISO 9001 traz melhorias nos processos internos da empresa, diminuindo retrabalho e desperdício, além de aumentar a qualidade do produto. As economias geradas podem ser investidas no desenvolvimento de novos produtos, em treinamento de pessoal, em uma reforma na sede (uma nova pintura ou a compra de novos móveis são percebidos de imediato).

Em longo prazo, é comum que se verifique aumento no faturamento da empresa, visto que os clientes tornam-se fiéis e a credibilidade dos serviços prestados determinou a chegada de novos parceiros comerciais.”

Dica de leitura: Como convencer a alta direção sobre a implementação da ISO 9001?

Benefícios da ISO 9001 para as áreas de negócio

ISO 9001 é globalmente benéfica para as organizações que implementam o Sistema de Gestão e que buscam melhorar a qualidade à longo prazo,  pois com as ações que são realizadas no decorrer de alguns ciclos, a tendência é manter um histórico do comportamento dos seus processos e da sua evolução após a implementação.

Ao aplicar os requisitos normativos na tomada de decisões do cotidiano da organização, as empresa têm sucesso na melhoria contínua da qualidade:

Maior Organização Interna:

As informações passam a fluir de um setor para outro ordenadamente. Os problemas que travam a organização passam a ser identificados, tratados e até mesmo eliminados.

Melhor Desempenho do Negócio:

Ajuda os gestores a elevar o desempenho da organização, tanto internamente como perante os concorrentes. As atividades chave da organização passam a ser monitoradas e os resultados aparecem em curto, médio e longo prazo.

Melhor Desempenho Comercial:

A certificação ISO 9001 aliada ao marketing alavanca a reputação da marca, pois demonstra que a organização é comprometida com padrões internacionais reconhecidos e com a melhoria contínua.

Economia e Redução do Desperdício:

Com o gerenciamento de materiais, a eficácia da produção pode ser destacada, trazendo benefícios financeiros. Com o controle das não conformidades a organização reduz o retrabalho.

Aumenta a Satisfação dos Clientes:

A norma ISO 9001 tem um requisito destinado à satisfação do cliente, assegurando que as necessidades dos clientes sejam consideradas e atendidas. Com isso a organização melhora o desempenho perante os clientes.

Maior Controle do Negócio pela Direção e Acionistas:

A norma propõe que a organização se antecipe aos problemas ocorridos nos processos, antes que o problema ocorra efetivamente. Isso permite que a alta direção tenha uma visão prévia de possíveis falhas e melhorias a serem atingidas.

Ufa!

A bem da verdade é que o papel aceita tudo. Ter a certificação no papel e não ter a cultura da melhoria contínua não adianta muita coisa. Se decidir por esse caminho, vai encontrar muitos desafios e muito, muito aprendizado. O que vai ser crucial para se destacar no seu meio.

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Igor Furniel

Igor Furniel

Presidente da Templum Consultoria Online, que em 2010 criou o conceito de consultoria online e hoje se dedica a prestar consultoria, através de uma plataforma tecnológica, para implementação de sistemas de gestão, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000, planejamento estratégico, entre outros. A Templum tem como missão transformar o Brasil em um país mais forte, através de empresas mais fortes, capazes de gerar emprego e riqueza sustentável. Formado em administração pela Puc-Campinas, tem MBA em pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
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