Tomar decisões em uma companhia não é uma tarefa fácil, mas que se torna muito mais perigosa quando não temos todas as informações necessárias para a escolha do melhor caminho.
A boa notícia é que existem técnicas que podem ajudar a sua empresa a ter um cenário muito mais fiel à realidade e assim evitar informações subjetivas, intuitivas ou até mesmo o “achismo” e dessa forma, tornar essa difícil tarefa do gestor mais fácil e porque não dizer, mais prazerosa. Afinal, não é o sonho de todo gestor ter acesso à todas as informações relevantes da sua empresa?
Nos tópicos abaixo explicaremos como podemos lhe ajudar.
ISO 9001 e a tomada de decisão
Quem toma decisões em uma empresa, sabe o quanto é importante contar com dados precisos e confiáveis. Para isso, é preciso que os processos sejam organizados e monitorados, a fim de fornecer indicadores para que a tomada de decisão seja mais eficiente e venha beneficiar toda a companhia.
No entanto, nem sempre as empresas possuem dados e evidências a serem analisados. Em determinados momentos os processos não são organizados, impossibilitando a coleta de dados precisos. Neste cenário surge o sistema de gestão da qualidade como alternativa para coordenar, dirigir e controlar os processos da empresa.
Desta forma, a ISO 9001 apresenta-se como ferramenta para “Abordagem factual para a tomada de decisão”, que estabelece que as decisões eficazes devem ser baseadas em análise de dados e informações. Esse aliás, é um dos princípios de um sistema de gestão da qualidade.
Para que estes dados e informações estejam disponíveis para os gestores, é essencial que haja a implementação e manutenção de um sistema eficiente para monitoramento dessas informações. Assim, os gestores terão dados fundamentados na realidade dos processos existentes na empresa, o que possibilitará tomar decisões que irão promover a melhoria contínua da empresa como um todo.
Benefícios da tomada de decisão baseada em fatos
A tomada de decisões baseadas em fatos e dados reais, trazem não só a possibilidade de tomar decisões mais certeiras, mas também os seguintes benefícios:
Decisões mais eficientes
Pois as decisões serão baseadas na realidade dos dados da empresa.
Melhor clareza em relação ao desempenho da empresa
Os gestores conseguem visualizar melhor cada processo realizado pela empresa, podendo melhorar algo que não esteja indo bem.
Desenvolvimento de gestão para prevenção de problemas futuros
Conhecer cada processo realizado pela empresa permite que falhas ou pontos negativos, possam ser eliminados antes mesmo de trazerem qualquer dano ao empreendimento.
Aumento da capacidade e qualidade em analisar criticamente
Com a prática de estruturar informações, o gestores e demais membros começam a desenvolver seus lados críticos na análise das informações.
Como vimos, a tomada de decisões é uma tarefa que exige fundamento em dados e informações precisas. Portanto, se você pretende tomar decisões com o foco na qualidade e evolução da sua empresa, vale a pena buscar na ISO 9001, a maneira correta e mais eficiente de realizar esta ação. Desta forma, sua empresa deixa de simplesmente apagar incêndios e começa a atuar na melhoria de seus processos.
E você, como toma decisões em sua empresa? Compartilhe conosco sua experiência, comentando abaixo: