A gestão por competências tem o objetivo de avaliar e desenvolver o colaborador em várias vertentes, com foco em dois aspectos: as atitudes e o conhecimento técnico.
O desafio é melhorar as características em destaque e desenvolver as de menor evidência.
Quanto às atitudes do colaborador, avalia-se o comportamento, postura, liderança comunicação, trabalho em equipe e outros.
Para as habilidades técnicas, avalia-se o colaborador em sua função. Por exemplo, se for uma função de análise financeira, será avaliado o conhecimento técnico nesta especialidade.
O que se espera é um colaborador que tenha proatividade, boa relação e comunicação com todos, além de cumprir seu papel com excelência.
Você está fazendo isso certo?
Sua empresa…
- Determina as competências necessárias para o pessoal que executa trabalhos que afetam a qualidade do produto?
- Fornece treinamento ou toma outras ações para satisfazer necessidades de competência?
- Avalia a eficácia das ações executadas?
- Assegura que os colaboradores estão conscientes da importância de suas atividades e de como elas contribuem para a qualidade?
- Mantém registros apropriados de educação e treinamento?
Essas são questões que a ISO 9001 aborda. Portanto, o sistema de gestão da qualidade pode ser implementado para guiá-lo na gestão por competências!
Colaboradores competentes resultam em satisfação do cliente
Nada adianta se houver uma ótima experiência no primeiro contato do cliente se, no meio do caminho, ele encontra decepções.
A gestão das competências deve acontecer desde o vendedor, passando pelo financeiro, operacional e todas as outras áreas de sua empresa.
Conhecendo os pontos fortes e fracos dos colaboradores, a empresa pode partir para outro ponto importante que faz parte da gestão por competências: treinamento. Leia sobre os treinamentos neste post.