Você deseja garantir a qualidade de seus produtos/ serviços? Se sua resposta foi sim, então com certeza é necessário monitorar seus fornecedores, mas ATENÇÃO vamos interpretar melhor esta informação:
“…A organização deve assegurar que o produto adquirido está conforme com os requisitos especificados… A organização deve avaliar e selecionar fornecedores com base na sua capacidade de fornecer produto de acordo com os requisitos da organização …”(Trecho extraído do item 7.4 – Aquisição, NBR ISO 9001:2008).
Mas, afinal o que isso quer dizer?
O que devemos entender é que se possuímos fornecedores que nos fornecem qualquer tipo de material ou serviço que impacte, influencie, ou seja, tenha algum efeito sobre o nosso produto/ serviço final oferecido ao cliente, então o fornecedor, seus produtos e serviços precisam ser monitorados para que possamos garantir que ”o que se recebe é o que foi especificado”.
Entre outras palavras, devemos estabelecer uma forma de monitorar estes fornecedores, onde a gente consiga evidenciar, provar que aquele fornecedor tem capacidade de fornecer produtos/ serviços de qualidade e se acaso este fornecedor em algum momento não se mostre capaz é necessário reavaliá-lo e decidir se continua com ele ou não e quais ações serão tomadas no caso de continuar com ele. Só a inspeção de recebimento não é suficiente, pois normalmente ela é realizada por amostragem ou nem sempre o fornecedor mantém o mesmo padrão, caso não sinta que o cliente é “exigente”.
Imagina se você não monitora o seu fornecedor adequadamente e acaba por oferecer ao seu cliente um produto digamos que de baixa qualidade? Como ficará a sua imagem perante o cliente? Com certeza nada bem…
Fornecedores qualificados
Muitas empresas utilizam formas simples de avaliação como pesquisa de mercado com outros clientes deste fornecedor, fornecedores que possuem certificado ISO 9001 sejam automaticamente qualificados ou até mesmo uma visita técnica de avaliação.
Mas lembre-se, que uma vez o fornecedor qualificado, este deve passar a ser monitorado constantemente, para que você possa garantir a qualidade DO SEU PRODUTO/ SERVIÇO E A SATISFAÇÃO DE SEUS CLIENTES.