A estratégia de retenção de funcionários nas empresas está altamente relacionada com o grau de satisfação em trabalhar nela. O índice de turnover (rotatividade de funcionários) pode representar o termômetro para se analisar esse grau de satisfação internamente e indicar a necessidade de mudanças urgentes. Quanto maior for o índice, maiores serão os custos com demissões e novas contratações. Portanto, investir no aumento da satisfação da sua equipe de trabalho poderá representar um custo muito pequeno se comparado com os resultados que pode apresentar e a economia que pode gerar em tempo e recursos.
Para ajudar nesse processo, oferecemos algumas dicas práticas e muito eficientes para você começar agora um trabalho de motivação para a sua equipe. Vem descobrir!
1. Expanda o gerenciamento de valores da sua empresa
Os profissionais da área empresarial estão cada vez mais voltados para a geração de resultados com base em uma gestão eficiente de recursos, tempo e métodos utilizados na produção. No entanto, estão deixando de lado um componente importante dos processos: o capital humano. Gerir pessoas é diferente da gestão de recursos. A complexidade é maior que a análise de dados e, isso, a torna uma ciência não exata.
Áreas como a gestão de pessoas aliadas a gestão da informação e gestão do conhecimento devem fazer parte das estratégias corporativas para incentivar a mudança na cultura organizacional. Com essas ferramentas, a empresa pode aumentar a valorização dos colaboradores através da estruturação de um plano de carreiras, por exemplo. Como consequência, a satisfação da sua equipe de trabalho deve ganhar novas proporções.
2. Analise comportamentos para o remanejamento perfeito
O perfeito engajamento do funcionário a cultura organizacional da empresa vai muito além de uma análise das qualificações e competências que possui. A análise comportamental e os valores que defende devem fazer parte do conjunto de fatores cruciais para a tomada de decisão na hora de contratar, remanejar ou demitir um colaborador.
Remanejar um funcionário para uma área de acordo com suas capacitações é importante para o aumento da satisfação, mas o comportamento apresentado na função pode não ser satisfatório. O DISC é uma metodologia que pode ajudar no processo de análise comportamental e traçar um perfil que combinado com as qualificações indicará o seu verdadeiro potencial produtivo.
Outra saída para ter uma equipe com alto grau de satisfação é descobrir os valores que o colaborador defende na vida profissional e pessoal e comparar com os valores da empresa. Funcionários que compartilham dos mesmos valores têm maiores chances de sucesso na equipe e ainda pode contribuir para o crescimento da empresa.
3. Promova a interação entre colaboradores além do trabalho
Colocando em prática as ideias apresentadas nos tópicos anteriores você poderá desfrutar de uma equipe entrosada e capaz de construir um relacionamento além do profissional. Estimular o desenvolvimento de amizades entre os colaboradores ajuda aumentar a confiança entre eles e motiva a troca de ideias com foco no aperfeiçoamento do trabalho.
Ao mesmo tempo em que os funcionários ganham uma nova família e se sentem mais seguros e confiantes no trabalho, a empresa ganha com o aumento da satisfação e o empenho deles para continuar a pertencer ao grupo. Encontros como happy hour são uma boa dica para colocar em prática essa ideia.
E você, o que faz para garantir a satisfação da sua equipe de trabalho? Conta para a gente!