A falta de preocupação com a saúde e segurança do trabalhador é alarmante em todo o mundo
Esses números alarmantes escancaram um problema similar gravíssimo enfrentado por empresas de todo o mundo: a falta de preocupação com a saúde e segurança do trabalhador!
No Brasil, o setor da construção civil e de produção de alimentos e bebidas destacam-se negativamente como segmentos com maior índice de acidentes.
Quando o assunto é afastamentos do trabalho, as doenças motivadas por fatores de risco ergonômico, como por exemplo, são:
- dores nas costas e articulações;
- a sobrecarga mental (doenças psicológicas);
- as fraturas.
O que é a ISO 45001?
A ISO 45001 trata dos requerimentos para o sistema de gestão em Saúde e Segurança Ocupacional. A norma estará alinhada às novas versões da ISO 9001 (Gestão da qualidade) e da ISO 14001 (Gestão ambiental).
Possui vários requisitos similares a OSHAS 18001, mas podemos destacar alguns pontos de melhorias na ISO 45001, como:
- Maior foco no contexto da organização;
- Gestão de riscos;
- Maior envolvimento da liderança e abordagem integrada de assuntos de saúde e segurança ocupacional nos processos da organização.
É de responsabilidade das organizações zelar pela saúde e segurança dos colaboradores e das pessoas que trabalham sob o seu controle. Devido a isso, as empresas devem garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, prevenindo acidentes e doenças, bem como a melhoria contínua do desempenho da Gestão da Saúde e Segurança.
Planilha – Perigos e Riscos
Baixe nossa planilha preenchendo o formulário e entenda mais.
Quais são os benefícios que minha empresa terá investindo em Saúde e Segurança do Trabalhador e na ISO 45001?
Podemos citar diversos benefícios existentes após a implantação de um Sistema de Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional. Irei citar cinco pontos principais que irão impactar positivamente a sua empresa:
- Prevenção e redução de acidentes: O principal objetivo do investimento em Segurança do Trabalho é garantir que seu colaborador possa exercer suas atividades com o menor risco de acidente possível, protegendo assim a integridade física e mental de seus funcionários.
- Redução de custos: Um ambiente de trabalho seguro reduz custos com afastamentos e possíveis ações judiciais movidas por seus colaboradores, além disso, um ambiente de trabalho seguro tende a proporcionar maior foco, reduzindo perdas materiais e retrabalho.
- Melhoria na visibilidade da empresa: Uma organização que consegue reduzir acidentes e ocorrências negativas envolvendo sua marca obtém maior credibilidade corporativa e maior competitividade no mercado.
- Qualidade: Quando o funcionário tem uma condição de trabalho segura, o seu trabalho tende a ser realizado com mais qualidade, isso porque os prazos são mais respeitados e o trabalhador se sente confortável em realizar suas atividades.
- Organização: Uma empresa que investe em segurança mostra seu interesse com o bem estar do seu trabalhador, porque toda a organização saberá exatamente o que deve fazer para evitar acidentes e doenças do trabalho, se tornando assim uma instituição mais organizada.
A segurança no trabalho não é um custo e sim um investimento!
Os retornos obtidos por empresas que colocam a segurança de seus colaboradores como prioridade são fantásticos. É um excelente investimento para sua empresa e para toda a sociedade. Respeite a vida, trabalhe com segurança!