Skip to main content
Tempo de Leitura: 5 minutos

Certificação ISO 9001

Nesse post vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre Certificação ISO 9001.

Qual a diferença entre implementação ISO 9001 e Certificação ISO 9001?

Implementação e certificação são duas etapas diferentes do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que buscam o mesmo objetivo: a obtenção da qualidade total.

A implementação é a adequação dos processos da empresa necessários para se obter a certificação ISO 9001.

Por isso, após a implementação, a empresa deve contratar um organismo certificador independente, que realizará auditorias para verificar se a implementação está condizente com a norma e emitir o certificado.

Quanto tempo leva para obter a certificação ISO 9001?

Todas as empresas que querem implementar um Sistema de Gestão da Qualidade ou estão no início do processo possuem essa dúvida.

A resposta para essa duvida é muito relativa, pois depende de uma série de fatores como: número de funcionários, porte e setor da empresa, comprometimento da direção, envolvimento dos funcionários, entre outros.

Para as empresas de pequeno e médio porte que realmente se dedicam a esse projeto, normalmente o prazo para a implementação é de 06 meses a 1 ano. Porém, quero ressaltar novamente que esse é um prazo estimado e que pode variar de cada empresa.

Pequenas empresas podem ter a certificação ISO 9001?

Hoje pequenas e micro empresas têm condições de implementar e obter a certificação ISO 9001. A realidade do consultor-oráculo, aquele senhor de meia idade, barba branca e pasta de executivo que tudo sabe e cobra caríssimo para lhe dar informações acerca de sua própria empresa ficou no passado. Atualmente existem plataformas e sistemáticas modernas e que visam transmitir conhecimento.

Essas novas formas de trabalho permitem que qualquer empresa, por menor que seja, tenha condições de conhecer e controlar melhor seu processo, otimizar ganhos e minimizar perdas, e acima de tudo buscar um alto nível de qualidade em seus produtos e serviços, se tornando uma empresa mais competitiva e mais lucrativa.

O que é preciso para conseguir a certificação ISO 9001 para a minha empresa?

Para conquistar a certificação ISO 9001 a empresa precisa:

  • Possuir um CNPJ;
  • Cumprir a legislação pertinente ao negócio;
  • Implementar os requisitos abaixo;
    • Identificar o contexto da organização;
    • Identificação das partes interessadas;
    • Mapeamento de Processos;
    • Definição da Liderança;
    • Política da Qualidade;
    • Planejamento do Sistema de Gestão;
    • Definição dos Recursos para atendimento do planejamento;
    • Processos de Operação;
    • Verificação do cumprimento dos objetivos;
    • Ações corretivas.
  • Realizar a auditoria interna;
  • Contratar um organismo de certificação.

Quanto tempo vale a certificação ISO 9001?

A certificação ISO possui validade de 3 anos. Após esse período a empresa passará por uma nova auditoria de certificação (recertificação) para verificar a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e quais foram as melhorias realizadas nesse período. E é nesse momento que muitas empresas perdem o certificado.

Quem implementa a ISO 9001 pode auditar?

Não, é muito importante evitar o conflito de interesses e garantir que tanto o organismo certificador quanto os auditores responsáveis pela auditoria de certificação não tiveram qualquer tipo de envolvimento com a empresa durante a implementação.

A Templum pode certificar minha empresa?
A Templum Consultoria não é um organismo certificador. Optamos por nos especializar na consultoria para implementação de Sistemas de Gestão, deixando a validação dos Sistemas implementados a cargo de certificadoras renomadas.

Como funciona a auditoria de certificação ISO 9001

Normalmente esta auditoria acontece em duas etapas.

Na primeira etapa o auditor verifica:

  • se a empresa atende os requisitos da norma ISO 9001;
  • se não existe nenhum item não contemplado em seu Sistema de Gestão;
  • possíveis ajustes necessários.

Essa auditoria pode ser realizada em sua empresa ou não. Você pode enviar os documentos que são analisados no escritório da certificadora, sem a visita presencial. Estando tudo ok a sua empresa passa para a segunda etapa, também conhecida como auditoria de conformidade.

Na segunda etapa, o auditor verifica a execução de todos os processos da empresa e a conformidade dos produtos e serviços ofertados por meio de entrevistas e observação com os responsáveis pelos processos. Se os requisitos estiverem consistentes o auditor recomendará a certificação da empresa. Essa auditoria é presencial e o resultado dela é a emissão ou não da recomendação para ce7ificação ou da manutenção do certificado. O certificado leva em média 40 dias para ser emitido e entregue à empresa.

Dica: aproveite a experiência do auditor nas duas etapas para melhorar seu sistema de gestão da qualidade.

O que acontece se a auditoria da certificação ISO 9001 não der certo?

Quando o resultado da segunda etapa não é satisfatório é agendada uma auditoria de follow-up em até 03 meses para que o auditor possa verificar a implementação das ações corretivas e então emitir o resultado oficial.

O que é uma auditoria de Manutenção?

São auditorias realizadas pelo menos uma vez por ano,  com o objetivo de monitorar a implementação continua do Sistema de Gestão da Qualidade.

Dicas Essenciais para a certificação ISO 9001

A implementação de uma norma ISO exige uma verdadeira transformação no mindset de todos que fazem parte da empresa. Por isso, separamos algumas dicas práticas para te auxiliar na implementação da norma e também na conscientização das suas equipes.

Dicas práticas para a certificação ISO 9001

Contrate uma consultoria

Ainda que seja possível fazer uma implementação de norma sozinho, optar por esse caminho pode gerar grandes dores de cabeça desnecessárias. Prefira estar acompanhado de quem tem experiência no assunto – afinal, uma consultoria especializada em normas ISO já aprendeu a solucionar todas as questões que podem gerar dor de cabeça na interpretação da norma.

Realize o Diagnóstico

O diagnóstico empresarial é uma etapa fundamental da certificação ISO 9001 – isso porque é a partir dele que você compreenderá em que ponto você se encontra para definir qual o seu objetivo com a norma.

Monte um planejamento alcançável

Depois de descobrir seus pontos de partida e chegada, monte o planejamento para trilhar esse caminho de um modo que seja possível de ser realizado.

Por isso, é importante manter os pés no chão durante o planejamento, sabendo o quanto você e suas equipes podem realizar por dia e por tarefa. Assim, vocês conseguem fazer tudo da melhor maneira possível, sem atalhos e sem sobrecarga.

Dicas para o processo de implementação

Consulte o seu consultor

Durante o processo de implementação de uma norma, o seu consultor estará pronto para resolver as suas dúvidas e te ajudar com o que for preciso. Por isso, esteja sempre em contato com seu consultor e seguindo as orientações que ele lhe passar.

Seja sincero com seu auditor

O momento da Auditoria Interna costuma dar muito medo, mas não precisa ser assim. Esse é o momento em que você consegue conferir e garantir que tudo está em conformidade com a norma, podendo rever e aprender com os erros.

Porém, é preciso ser totalmente transparente com o auditor interno para que seja possível analisar, com clareza, o que ainda precisa de ajustes antes da auditoria de certificação.

Não vá pelos atalhos

Escute sempre o que seu consultor fala e siga com precisão as instruções e o passo a passo para a certificação. Isso porque, mais tarde, esses atalhos podem deixar de fora coisas muito importantes que acabam custando caro.

Dicas para introduzir o novo mindset da certificação ISO 9001

Envolva os funcionários

A partir do momento que os funcionários são envolvidos em algum processo, eles passam a compreendê-lo melhor e também a se ver como uma parte dele. Dessa maneira, existe maior colaboração de todos os envolvidos no processo de transformação, já que as ações estão de acordo com as políticas da empresa e alinhadas com todos os funcionários.

Promova treinamentos

É importante desenvolver e incentivar o treinamento da equipe, tanto antes como depois da certificação. Isso facilita a aplicação das alterações, afinal, além de bem treinada, sua equipe entenderá o que é necessário para que a certificação ISO 9001 funcione corretamente na sua empresa.

Comunique-se de maneira acessível

A maneira como você se comunica com sua equipe deve permitir que eles entendam o que você tem a dizer. Então, ao falar sobre a ISO 9001, explique seus objetivos e o que deve ser mudado de forma clara e específica para que quem está ouvindo você saiba exatamente o que é necessário.

Igor Furniel

Igor Furniel

CEO da Templum Consultoria