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Os indicadores da qualidade do PBQP-H

Os indicadores da qualidade no PBQP-H são instrumentos de acompanhamento e medição que devem ser utilizados pelas empresas de construção civil para avaliarem o desempenho de seus empreendimentos.

Em toda etapa da prestação de serviço, os indicadores irão demonstrar de forma concreta o desempenho do processo de execução da obra e orientar a tomada de decisões (ações preventivas ou corretivas) para a garantia da qualidade do serviço prestado.

De forma prática, são medidas realizadas durante o processo para acompanhar, monitorar e propor melhorias.

Pense no medidor de combustível de um carro. Imagine como seria se você não tivesse esse recurso. Como você saberia/monitoraria o nível de combustível no seu tanque? Como identificaria o momento necessário para abastecer?

Neste exemplo, temos um indicador: nível de combustível no tanque. Podemos monitorá-lo e saber o momento certo de abastecer o tanque (ação), seja de forma preventiva ou corretiva.

Os objetivos dos indicadores

Antes de determinar um indicador, reflita sobre as seguintes questões:

  1. O que vou medir? O que é crítico? O que impacta diretamente na qualidade do meu serviço?
  2. Qual é o propósito dessa medida? O que quero monitorar?
  3. Com qual frequência irei fazer essa medição?
  4. Qual é a meta que eu pretendo alcançar? Qual o resultado almejado?

Planilha PQO – Plano de Qualidade da Obra

Baixe nossa planilha preenchendo o formulário e entenda mais.

É necessário estabelecer os objetivos da qualidade. Segundo o Regimento Geral do SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil), a direção da empresa construtora deve definir os objetivos da qualidade mensuráveis que atendam aos requisitos estabelecidos pela empresa e pela própria norma.

Além disso, o SiAC determina alguns indicadores da qualidade obrigatórios para serem monitorados pelas empresas, com o intuito de demonstrar a sustentabilidade dos canteiros de obras no que diz respeito à geração de resíduos, consumo de água e energia.

Os objetivos da qualidade no PBQP-H e as diferenças entre o nível B e o nível A

Aproveite e leia este post sobre os objetivos da qualidade no PBQP-H.

Clique aqui e entenda as diferenças entre o nível B e o nível A do PBQP-H.

Consultoria Para PBQP-H

Exemplo: entrega no prazo acordado

Aplicando este conceito, suponha que um dos objetivos de uma construtora seja entregar as obras dentro dos prazos acordados com os clientes. Dessa forma, o indicador seria: Índice de Serviços Realizados no Prazo. A meta estabelecida é de no mínimo 80% dos serviços realizados no prazo.

Observe os dados de monitoramento abaixo:

Índice de serviços realizados no prazo

Neste exemplo, a construtora inicialmente não conseguia cumprir os prazos de entrega da obra acordados com os clientes. Os resultados obtidos no 1º trimestre atentavam para a necessidade de se propor ações para melhorar o planejamento e execução das obras.

Após a implementação dessas ações, a construtora obteve resultados positivos e ultrapassou a meta estabelecida no último trimestre. Observando o gráfico fica evidente a melhoria contínua dos serviços prestados pela empresa.

Exemplos de indicadores da qualidade no PBQP-H

Outros exemplos de indicadores da qualidade para o serviço de execução de obras são:

  • Índice de Lucro (Lucro Previsto X Lucro Obtido)
  • Índice de Satisfação do Cliente
  • Índice de Conformidade dos Serviços (Serviços Realizados X Serviços Conformes)
  • Índice de Desempenho de Fornecedores de Materiais
  • Ações Corretivas Implementadas (Ações Planejadas X Ações Implementadas)
  • Eficácia de Treinamentos

Por todos esses aspectos, os indicadores são fundamentais para o controle da qualidade do serviço prestado pelas empresas. Sem eles, não há como comparar resultados, identificar necessidades de mudanças e obter melhorias contínuas.

Lembre-se: “Se você não pode medir, você não pode gerenciar” (Peter Drucker).

Consultoria Para PBQP-H
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0 comentário em “Os indicadores da qualidade do PBQP-H”

  1. Karina Duarte

    Boa tarde,

    Temos uma obra na qual não é gerado o consumo de água, pois possui um poço artesiano. Gostaria de saber se posso excluir esse item do indicador ou se haveria uma outra forma que fosse colhido a informação para saber o consumo?

    1. Jonathan Reis

      Olá, Karina.

      Obrigado pela participação em nosso blog!

      Geralmente poços artesianos com outorga em dia possuem o hidrômetro com medição da vazão da água, porém se não é o seu caso, você pode fazer a medição pela quantidade do reservatório. Verifique quantos metros cúbicos seu reservatório comporta, através das medidas de altura, largura e profundidade e estabeleça um acompanhamento do consumo.

      Uma dica interessante é manter um prancheta e designar um responsável para fazer esse acompanhamento.

      Não podemos excluir esse item, pois se trata de exigência normativa.

      Sendo impossível a medição, o que pode ser feito é a abertura de uma ação preventiva comprometendo-se a fazer esse acompanhamento na próxima obra.

      Espero ter ajudado.

      Atenciosamente,

      Jonathan Reis

  2. Como faço para que todos os setores me mandem seus indicadores atualizados sem eu ficar cobrando?

    1. Ana essa é a resposta de 1 milhão de dólares. Infelizmente o comportamento humano tem um padrão na maioria das empresas e para o exemplo que esta dando isso é muito comum. A dica que dou é que reúna as pessoas e conscientize-as, faça com que elas se coloquem em seu lugar e, mais do que isso, evidencie as consequências de não terem as informações corretas em tempo hábil. Pode funcionar!