Jonathan Reis
Por Jonathan Reis

Os objetivos da qualidade no PBQP-H

Vivemos em um momento de grande procura e interesse das construtoras em aderir ao PBQP-H. Porém, nesse respirar de algo novo, muitas dúvidas surgem e fica a sensação de não se ter uma base sólida de informações nesse vasto mundo da internet. Leia mais sobre o PBQP-H Melhoria da qualidade do habitat e modernização produtiva […]


Vivemos em um momento de grande procura e interesse das construtoras em aderir ao PBQP-H. Porém, nesse respirar de algo novo, muitas dúvidas surgem e fica a sensação de não se ter uma base sólida de informações nesse vasto mundo da internet.

Leia mais sobre o PBQP-H

Melhoria da qualidade do habitat e modernização produtiva

Quais os objetivos da qualidade no PBQP-H?

Nós da Templum estamos aqui com o propósito de auxiliar, transferindo o máximo de conhecimento possível, fazendo você avançar mais uma etapa nesse grande desafio!

Nessa oportunidade, vamos falar dos objetivos da qualidade voltados especificamente ao PBQP-H.

Os objetivos da qualidade são alvos a serem alcançados pela organização no que diz respeito à qualidade, alinhados com a política definida e voltados a um processo de melhoria contínua, fase fundamental no processo de implementação do sistema de gestão.

Esses objetivos devem ser mensuráveis e atingíveis.

Através da medição e controle, com números reais, entram em cena os indicadores da qualidade.

A grande diferença entre a ISO 9001 e o PBQP-H é que a primeira permite à empresa criar seus próprios indicadores, por tratar-se de uma norma utilizada por empresas de segmentos diversificados. Já o regimento do SiAC é referência para uma fatia específica de mercado, possibilitando exatidão nos indicadores a serem apresentados, tornando alguns obrigatórios.

Os Indicadores obrigatórios do PBQP-H são aqueles voltados à sustentabilidade nos canteiros de obras cujo objetivo é a redução de geração de resíduos, consumo de água e consumo de energia, podendo a empresa acrescentar mais indicadores nesses temas.

Vejamos o que diz o novo requisito 5.4.1.1

Indicador de geração de resíduos. São considerados indicadores da qualidade obrigatórios os voltados à sustentabilidade dos canteiros de obras da empresa, devendo minimamente ser os seguintes:

•Indicador de geração de resíduos ao longo da obra;

• Indicador de geração de resíduos ao final da obra;

• Indicador de consumo de água ao longo da obra;

• Indicador de consumo de água ao final da obra;

• Indicador de consumo de energia ao longo da obra;

• Indicador de consumo de energia ao final da obra.

Os objetivos de toda empresa estão interligados para onde se quer chegar e o que deseja-se alcançar, tornando-se base para tomada de decisão.

Portanto, os objetivos da qualidade devem ser estabelecidos, mensurados através dos indicadores e refletidos na Política da Qualidade, também no PBQP-H.