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Passei por auditoria, e agora?

Tempo de Leitura: < 1 minuto

A auditoria é um processo de investigação sistemática que verifica se os requisitos estabelecidos pelo sistema de gestão da qualidade estão sendo praticados .

Ao final da auditoria a equipe auditora deve elaborar o relatório de auditoria interna e distribuir aos envolvidos no processo.

Neste relatório estão as constatações da auditoria: não conformidade, oportunidades de melhoria e necessidade de follow up. Deverá ser aberta então uma ação corretiva para cada não conformidade e uma ação preventiva para cada oportunidade de melhoria observada.

Depois disso é então hora da alta direção realizar a reunião de análise crítica. A análise crítica é feita a partir dos resultados da auditoria onde se é examinado cada ponto afim de identificar as vulnerabilidades e estabelecer planos de ação adequados que contribuam para que o sistema se fortaleça.

As entradas da análise crítica devem incluir:

  • Resultados do status da revisão periódica da documentação do sistema de gestão;
  • Resultados das auditorias
  • Comunicação das partes interessadas (acionistas, colaboradores, comunidade)
  • Desempenho do Sistema de Gestão
  • A extensão o qual os objetivos foram alcançados
  • Status das ações corretivas e preventivas
  • Follow-up das ações da análise crítica anterior
  • Mudanças circunstanciais
  • Recomendações para melhoria contínua

As saídas da análise crítica devem incluir quaisquer decisões e ações referentes á eventual necessidade de alterações na política, objetivos e outros elementos do sistema de gestão, que sejam consistentes com o comprometimento para melhoria contínua.

Portanto a auditoria faz parte do processo de implementação do Sistema de Gestão, e não o fim da implementação. Então mãos a obra!

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria

9 Comentários

  • Aline Garcia disse:

    Muito legal mesmo! Parabéns pelo artigo
    Ja salvei blog nos favoritos hehe

  • Alex disse:

    Thais,

    Na inha auditoria externa não foram constatadas: não conformidade, oportunidades de melhoria nem necessidade de follow up.

    E agora? o que apontar na analise critica da direção ???

    obrigado mais uma vez

    Alex

    • Olá Alex,

      Fique tranquilo, se não houve necessidade de follow-up você não precisa apontar nada na análise crítica da direção.
      Dos itens citados no texto, siga apenas aqueles que são aplicáveis a sua situação.

      Atenciosamente,

      Thaís Cargnelutti – Equipe

  • Alex disse:

    Thais,

    Mais uma dúvida:

    as não conformidades identificadas na auditoria podem ser tratadas imediatamente ou existe a necessidade de auditoria de Follow-up ??

    Obrigado mais uma vez.

    Alex

    • Olá Alex,

      No caso de uma auditoria externa a auditoria de follow-up vai depender do tipo e da quantidade de não confomidade e encontrada. Normalmente se encontrada 05 não-conformidades menores é necessário a auditoria de follow-up.
      E no caso de uma auditoria interna você vai tratá-las na hora e verificá-las na próxima auditoria interna ou conforme seu procedimento.

      Qualquer outra dúvida estamos a disposição.

      Atenciosamente,
      Thais Cargnelutti

      Equipe

  • Alex disse:

    Ok thais, obrigado!!

    Alex

  • Alex disse:

    Thais,

    Parabéns pelo post !

    A minha dúvida consiste no seguinte:

    Na analise crítica da direção qdo é a primeira auditoria o que colocar sobre o “Follow-up das ações da análise crítica anterior”?

    Att.

    Alexsandro

    • Alex, muito obrigada!
      Como é a primeira reunião de análise crítica não temos o follow up das ações da análise crítica anterior. No seu caso então essa entrada não é aplicável.
      Atenciosamente,
      Thais Cargneluttti