Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Pesquisa aponta que consumidor brasileiro é preocupado com meio ambiente

Segue interessante texto publicado na revista “HSM”, de julho de 2011. O consumidor brasileiro está mais preocupado com as questões ambientais e com a sustentabilidade. A constatação é resultado de uma pesquisa da Tetra Pak, emparceria com a GFK, que mostra que o meio ambiente é a quarta preocupação de seusclientes. De acordo com o […]


Segue interessante texto publicado na revista “HSM”, de julho de 2011.

O consumidor brasileiro está mais preocupado com as questões ambientais e com a sustentabilidade. A constatação é resultado de uma pesquisa da Tetra Pak, emparceria com a GFK, que mostra que o meio ambiente é a quarta preocupação de seusclientes. De acordo com o diretor executivo de Meio Ambiente da Tetra Pak, FernandoVon Zuben, isso se deve a fatores como o aumento do aquecimento global e dasqueimadas na região amazônica, por exemplo.

Dados da pesquisa reforçam sua afirmação, já que 24% dos entrevistados no Brasil em2010 se preocupam com a poluição ambiental e, desse universo, 70% classificaram aquestão como extremamente séria. As preocupações com as mudanças climáticas ecom o aquecimento global passaram de 9% em 2009 para 17% em 2010. O interessegeral por questões ambientais se manteve estável entre 2009 e 2010, também com24%.

Segundo Von Zuben, os dados da pesquisa revelam um sinal deamadurecimento. “Antigamente as pessoas não faziam uma conexão na mentesobre o grau de impacto na cadeia produtiva. Não associavam, por exemplo, que apicanha mais barata poderia vir de um gado que estava pastando em uma área dedesmatamento ilegal”, recorda.

Hoje em dia, Von Zuben acredita que o consumidor está mais atento para questõescomo madeira certificada e embalagens recicláveis só para citar alguns exemplos.Além disso, o brasileiro também adquiriu o hábito de economizar energia e de utilizarveículos com combustível alternativo, que poluam menos. Segundo a pesquisa, 80%dos brasileiros entrevistados economizam energia e água em suas residências.

Outro ponto que contribui para aumentar o interesse do consumidor, de acordo comVon Zuben, são os projetos de conscientização realizados pelas empresas. “Na TetraPak, por exemplo, chegamos a 5 bilhões de embalagens com certificação CFC, além dosprogramas de reciclagem. O consumidor percebe isso e é incentivado a pensar”, diz. A pesquisa mostra que 86% dos brasileiros entrevistados acreditam que é importanteque as empresas tomem medidas ambientalmente responsáveis, como usar material ecológico, por exemplo, e 77% gostariam de fazer mais pelo meio ambiente, mas não sabem como.

Com relação as embalagens, 79% dos brasileiros preferem as de papelão secomparadas às garrafas PET. O diretor destaca a importância de campanhas dereciclagem que ensinam como é fácil reciclar e fazer uma coleta seletiva. “Nós fizemosvárias campanhas no ano passado, inclusive para a TV, e agora o próprio governo temcriado campanhas com o mesmo estilo. Von Zuben ressalta que todas essas ações sãopequenos passos que formam um pensamento conjunto, que chega ao dia a dia doconsumidor e pode fazê-lo mudar seus hábitos.

Von Zuben considera que as empresas, sejam elas envolvidas diretamente com aquestão ou não, também podem contribuir por meio de ações internas. “Somos uma empresa de embalagens e, além de conscientizar o consumidor, tambémconscientizamos os nossos colaboradores”, ressalta Von Zuben. A empresa participahá mais de 10 anos da Semana do Meio Ambiente, tem publicações que destacamas ações sustentáveis e investe em educação ambiental. “São modelos que todas asempresas podem adotar e isso com certeza chega ao seu consumidor final como umbom exemplo a ser seguido”.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque