Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

Para começar, temos que entender que o programa 5S envolve aspectos mais profundos do comportamento corporativo das pessoas do que simplesmente uma imagem de limpeza e organização, envolve uma mudança de valores para o início de uma prática de um ambiente voltado para a qualidade.

É um programa que nasceu no Japão, ao final da 2ª Guerra Mundial*, quando o país destruído pela guerra, tinha a necessidade de criar uma forma de se reestruturar e fazer com que suas empresas pudessem competir no cenário mundial.  Para atingir esse objetivo foi criada uma técnica em que é necessário a realização de 5 fases e cada uma delas possui a intenção de realizar uma sistemática própria de limpeza e arrumação para criar um ambiente de trabalho em que os processos sejam otimizados.

As fases se iniciam com separação adequada de materiais, passando para organização, limpeza e identificação de materiais e espaços, até chegar na manutenção e melhoria do próprio programa. Com a implantação desse método o que se observou é que houve aumento real da produtividade e da qualidade dos produtos e a redução do desperdício de tempo e material, pois todos os objetos necessários para a prática da atividade estavam disponíveis e prontos para a utilização imediata.

Portanto, assim como um Sistema de Gestão da Qualidade, o programa 5S deve atuar de forma sistêmica na organização, pois a cada fase concluída com sucesso, o comprometimento dos funcionários aumenta e a melhoria do clima organizacional e do ambiente de trabalho é percebida com clareza.

E é nessa mudança de valores que o programa 5S prepara a organização para iniciar um processo completo de Gestão da Qualidade, portanto não é uma técnica que garante qualidade à empresa, mas se for utilizada de forma eficiente aumenta a facilidade de introdução de um projeto de qualidade e melhoria contínua então por isso, muitas organizações que querem implementar um Sistema de Gestão da Qualidade iniciam esse processo com o 5S, que além de ser um programa com baixo investimento, traz grandes benefícios para a empresa, se utilizado da forma adequada.

Já ouviu falar sobre a Certificação ISO 9001 e como ela pode ajudar sua empresa? Clique aqui e fale com um especialista!

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria