Guilherme Kiellander
Por Guilherme Kiellander

Tecnologias para aumentar a produtividade

Não dá para negar que a tecnologia mudou o rumo de muitos mercados. Em meio a este cenário é possível observar que muitas empresas ainda deixam de lado o investimento nestes recursos, por ainda considerarem um fator desnecessário para o foco de seus negócios.


Mas afinal, como a tecnologia pode ajudar minha empresa a ser mais produtiva? É justamente sobre isto que quero conversar hoje com você! Acompanhe os detalhes a seguir:

Tecnologia para melhorar a gestão

A busca por melhorias na gestão das empresas é sempre um objetivo comum entre os empresários. Em meio a este desejo, é comum observarmos a dificuldade em padronizar processos, focar em soluções, aproximar colaboradores, entre outros fatores essenciais para obter maior qualidade e produtividade no trabalho.

Com o uso da tecnologia é possível utilizar softwares para centralizar as informações, unindo assim, uma base de dados para tomada de decisões e acompanhamento de atividades.

Deste modo, o uso de sistemas de TI para implementação de gestão empresarial, tende a ser um grande facilitador para que as empresas possam promover o cruzamento de informações, consultar dados, gerar, acompanhar e cumprir cronogramas de atividades e analisar informações para promover ações.

Um exemplo a ser citado, está no uso de softwares para implementar as normas ISO na empresa. Logo, por meio desta tecnologia é possível centralizar as informações e unir colaboradores para atingir o objetivo desejado.

Vantagens da tecnologia para aumentar a produtividade

Saber como a tecnologia pode ajudar a sua empresa a ser mais produtiva é um dos fatores essenciais para avaliar o custo-benefício para investir nestes recursos. Deste modo, separamos a seguir, algumas das principais vantagens que a tecnologia proporcionará para o melhor desempenho da empresa. São eles:

  • Automatização de processos e facilidade de controlar fluxo de informações;
  • Redução de erros operacionais, aumento da confiabilidade e redução da necessidade de retrabalhos;
  • Centralização de informações para rápida tomada de decisões;
  • Redução de custos com mão de obra;
  • Agilidade para a execução de processos e coleta de informações;
  • Possibilidade de trabalho remoto;

Investindo em tecnologia

Em meio a uma época onde os empresários acabam recuando seu investimentos pelas dúvidas a respeito do futuro cenário econômico, o investimento em tecnologia em muitos casos, acaba sendo deixado de lado.

Saber avaliar o real valor da tecnologia é essencial. Isto ajudará a reconhecer que até mesmo em fases economicamente desfavoráveis, é possível se beneficiar com os recursos tecnológicos.

Além disso, atualmente existem facilidades que garante a possibilidade de investimentos nesta área sendo um ótimo exemplo, o financiamento por meio do cartão BNDES para empresas de qualquer porte. Deste modo, o empresário que deseja investir em tecnologia, seja ela, hardware ou software, terá a vantagem em poder utilizar este cartão para estes fins.

Conforme abordado acima, empresas que buscam aumentar a produtividade, devem avaliar a importância da tecnologia para a implementação de sistemas de gestão, que possibilitarão uma melhor organização de seus processos.

O que uma certificação ISO pode causar em minha empresa?

Leia o e-book Certificação ISO para empresários e conheça os benefícios da certificação. Para acessar, basta preencher corretamente o formulário abaixo!


O

E você, como utiliza a tecnologia para aumentar a produtividade em sua empresa? Compartilhe conosco comentando abaixo?