SASSMAQ

Segurança no Transporte de Produtos Químicos

O objetivo deste post é trazer informações sobre o SASSMAQ e os benefícios que este sistema de gestão pode trazer para sua empresa. Aqui você aprenderá:

O que é o SASSMAQ?

Lançado pela Abiquim (Associação Brasileira de Indústrias Químicas) em 2001, o SASSMAQ é o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade que possibilita a avaliação do desempenho das empresas que prestam serviços à indústria química.

O SASSMAQ está dividido em 5 módulos: Rodoviário, Estação de Limpeza, Terminais de Armazenagem Granéis Líquidos, Navios e Ferroviário. O módulo Rodoviário, o primeiro que foi lançado, é voltado a transportadoras e operadoras logísticas.

Desde 2005, o SASSMAQ é pré-requisito para transportadoras de produtos químicos. O principal objetivo do SASSMAQ é reduzir os riscos envolvidos nas operações de transporte e distribuição, através de uma avaliação dos sistemas de gestão ambiental, saúde e segurança.

As empresas químicas precisam ter garantias de que as operações de transporte de carga são conduzidas de maneira segura e eficaz em todos os aspectos, além de zelar pelas pessoas e meio ambiente.

Implementar o SASSMAQ não é obrigatório. Porém, ressalta a Abiquim, a certificação gera um importante diferencial para as empresas certificadas: comprovam que oferecem serviços qualificados nas operações de logística.

De acordo com a Abiquim:

O SASSMAQ garante um certificado de boas práticas, no qual pré-requisitos definidos pela indústria e pelo mercado vão resultar em um relatório factual detalhado, representando a situação da empresa certificada naquele momento. Uma única avaliação substitui a variedade de inspeções a que os prestadores de serviços de logística são tradicionalmente submetidos, sem tornar redundante o diálogo entre eles e as empresas químicas.

Para o que serve o SASSMAQ?

O SASSMAQ é um conjunto de boas práticas com o objetivo de reduzir, de forma progressiva, os riscos nas operações de transporte e distribuição.

É um programa baseado no programa ICE (Intervention in Chemical Transport Emergencies), voltado à melhoria do desempenho em segurança no transporte, armazenagem e manuseio de produtos químicos, do Cefic – Conselho Europeu das Federações das Indústrias Químicas.

Principais benefícios:

  • Comprovar a capacidade de transportar produtos químicos com segurança;
  • Diminuir o absenteísmo devido aos cuidados com os motoristas;
  • Valorizar a imagem da empresa por estar adequada às exigências legais;
  • Adotar um sistema de gestão focado na melhoria contínua e redução de custos;
  • Reduzir o número de acidentes, infrações e penalizações;
  • Estar qualificada a prestar serviços a indústria química no geral.

Diagnóstico Empresarial SASSMAQ para Transportadoras

Saiba os pontos fortes de sua empresa e as oportunidades de melhoria que o SASSMAQ pode trazer a sua organização. Para baixar, preencha corretamente o formulário abaixo!


Diagnóstico

O que a minha empresa ganha com isso?

No total, existem hoje no Brasil mais de 140 mil empresas e cerca de 740 mil profissionais autônomos, totalizando mais de 2 milhões de veículos de carga.

Essas empresas de transporte no Brasil sofrem muito com a falta de profissionalização, principalmente pela falta de uma gestão competente. Essa ausência de uma gestão eficiente custa caro e leva a transportadora a perder espaço em um mercado que já é tão concorrido.  

Segundo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil ocupa a 4 colocação entre os países com maiores índices de acidentes do mundo.

Estima-se que o custo anual com esses acidentes chega a R$ 60 bilhões. Esse valor que poderia ser utilizado para melhorias, reinvestimento e profissionalização do setor hoje é utilizado para conter impactos ambientais, realizar pagamentos de multas ambientais, passivos trabalhistas, entre outros.

A boa notícia é que segundo as gerenciadoras de risco no mercado, as 05 principais causas de acidentes envolvendo cargas no Brasil podem ser neutralizadas mediante uma gestão eficiente dos operadores logísticos, que é justamente o objetivo do SASSMAQ.

Veja na prática os benefícios da Implementação do SASSMAQ

A estrutura do SASSMAQ

O SASSMAQ é um sistema de gestão integrado que aborda gestão da qualidade, ambiental, de saúde e segurança das partes interessadas e aplica-se a todos os prestadores de serviços na área de logística que envolvem produtos químicos, perigosos ou não.

Após a implementação dos requisitos do sistema de gestão, a empresa se submete a uma avaliação realizada pela ABIQUIM para certificação no programa, mediante a conformidade do questionário padrão do SASSMAQ.

Esse questionário possui 06 áreas de avaliação, que ao ser combinados permite a avaliação global do desempenho de cada fornecedor.

  1. Gerenciamento
  2. Segurança, Saúde e Ambiente
  3. Equipamentos
  4. Planejamento das Operações
  5. Segurança Patrimonial e Confidencialidade
  6. Inspeção do local

O processo de certificação é conduzido por certificadoras habilitadas pela ABIQUIM e a relação completa pode ser consultada no site do programa.

Como implementar o SASSMAQ

Implementar o SASSMAQ pode ser mais simples do que o próprio nome do programa. Para o sucesso desse projeto, basta a vontade e o envolvimento da liderança nesse processo de adequação, que acontece conforme as etapas abaixo:

  1. Definições gerais: nessa etapa faremos a definição de como será a estrutura da informação da sua empresa, ou seja, utilizaremos um software, uma pasta nas nuvens, um pen drive… e também definiremos como todos os funcionários terão acesso às informações relevantes do sistema de gestão. É uma etapa muito importante para o sucesso do projeto.
  2. Gestão de Pessoas: nessa etapa abordaremos como gerenciar as relações de trabalho com seus funcionários e terceiros.
  3. Gestão de Competências: com todas as relações funcionais já definidas, chegou o momento de avaliar as competências de cada profissional a fim de elaborar planos de treinamentos individuais.
  4. Gestão de Riscos: nessa etapa faremos a identificação e análise dos riscos ambientais, ocupacionais e operacionais que podem impactar as operações da empresa.
  5. Controle Operacional Ambiental: com os riscos ambientais identificados faremos o plano de ação para minimizar os impactos ambientais identificados e também como agir em caso de emergências ambientais.
  6. Infraestrutura da Operação: nessa etapa cuidaremos da operação da empresa, gerenciando os equipamentos e definindo programas de inspeção e manutenções de rotina.
  7. Operação: nessa etapa faremos o gerenciamento das atividades operacionais e administrativas diárias a fim de garantir a operação segura de um transporte.
  8. Segurança Ocupacional: com base em todas as operações identificadas serão gerados todos os controles que garantem a segurança de todas pessoas que atuam direta e indiretamente nas atividades mencionadas.

Dúvidas Frequentes (conforme canal Abiquim)

Confiram as principais dúvidas de nossos clientes:

1 – Qual o custo para a realização de uma avaliação pelo Sassmaq?

Não há um preço fixo para a avaliação. Os órgãos certificadores definirão o custo após avaliarem a dimensão do serviço a ser executado com base, entre outros dados, na estrutura física da empresa, número de funcionários e de filiais ou base de apoio.

2 – Qual o prazo de validade do Termo de Avaliação do SASSMAQ?

O prazo de validade é de 2 anos após a data de avaliação. Em função de trâmites documentais para aprovação, emissão do termo pelo organismo certificador e inserção de dados no site da Abiquim foi estendido o prazo de divulgação no site da Abiquim por mais 30 dias após o vencimento do termo de avaliação Sassmaq.

3 – Quais são os pré-requisitos para a avaliação?

  • Ter frota própria
  • Ter motoristas próprios
  • Transportar produtos químicos há mais de 06 meses
  • Ter as licenças abaixo:
    – Alvará da Prefeitura
    – AVCB
    – Licença de Operação
    – Licença IBAMA
    – Registro na ANTT