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Semana da Qualidade – Abordagem Factual dos Processos

By 13/11/2013abril 4th, 2024Qualidade e Inovação
Tempo de Leitura: 2 minutos

Olá, pessoal!

A fim de continuar a nossa reflexão dessa semana, gostaria de falar um pouco sobre o princípio Abordagem Factual dos Processos.

Dos 8 princípios definidos, normalmente esse fica um pouco esquecido, mas entendo como sendo primordial por que raramente uma empresa consegue sobreviver e tomar decisões estratégicas com bases em suposições e especulações.

Vamos refletir sobre isso, mas antes vamos recapitular o que já vimos essa semana:

Qualidade é entregar um produto/serviço com alto grau de excelência dentro do valor que o cliente está disposto a pagar. Para isso, precisamos entender claramente quais são as necessidades e expectativas do nosso cliente e adaptar nosso foco para realmente criar uma gestão para qualidade.

Para nos guiar nesse caminho, existem 8 princípios da qualidade que devemos seguir para obter melhores resultados.

Como forma de iniciar esse caminho árduo, indicamos a necessidade de envolvimento das pessoas, pois caso contrário não conseguiremos entrar nesse processo de mudança.

Ótimo. Estamos no caminho certo, mas agora que já começamos a olhar para as pessoas que fazem parte do negócio, lhes pergunto:

  • Quais são as informações gerenciais que possui para analisar a saúde da empresa?
  • Existe um Plano de Metas definido por áreas?
  • Existe um fluxo de caixa que controla entradas e saídas?
  • O estoque é organizado de forma a saber quantitativamente o valor parado?
  • É realizado controle de inventário? Existem dados da depreciação do material?
  • Qual é o gasto com desperdício de matéria-prima? Qual é o custo do retrabalho?

Essas e outras tantas informações devem fazer parte de relatórios que devem ser gerados periodicamente para que a empresa possa tomar decisões estratégicas baseadas em fatos. Afinal, sem essas informações como você sabe se a sua empresa é eficaz ou não?

Sem essas informações concretas, a tomada de decisão fica muito prejudicada, pois não temos como criar cenários e elaborar possíveis válvulas de escape para situações que fogem do nosso controle e o resultado pode ser desastroso.

É justamente pela falta de uma abordagem factual dos processos que vemos, cotidianamente, reportagens com números de empresas que fecham nos primeiros anos de existência.

Ora, se não existe controle, não existe dado e obviamente a informação (que é a ação tomada em cima da análise de um dado – INFORME + AÇÃO) não poderá ser executada.

Bom, mas como podemos reverter esse quadro?

Clique aqui e faça o diagnóstico organizacional que você pode preencher e analisar com base em FATOS como está a situação da empresa e assim tentar fazer um Plano de Ação para reverter essa situação.

Bom trabalho!

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria