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Tempo de Leitura: 5 minutos

Um planejamento estratégico bem elaborado indica a direção, identifica oportunidades e possibilita o seu melhor aproveitamento, aponta riscos e ameaças a serem administrados, mas sem ação, sem tirar o seu planejamento do papel e torná-lo realidade nada disso importa. Em outras palavras, o planejamento deve servir como um guia para o gestor e ajudá-lo a corrigir possíveis desvios no caminho rumo ao objetivo definido. Porém, a colocação dele em prática é outra história e configura como o empresário poderá atingir os resultados planejados.

Segundo Thomas Edison, desenvolvedor de muitos dispositivos de interesse industrial, o planejamento é responsável por apenas 1% dos resultados obtidos, enquanto os outros 99% ficam por conta da ação. Com base nessa afirmação, ficamos inspirados e desenvolvemos esse post para você que ainda não decidiu tirar o seu planejamento do papel e torná-lo realidade. Vem conhecer as dicas que aumentarão as suas chances de sucesso!

1. Dê importância ao “como fazer” para justificar “o que fazer”

Geralmente, os gestores gastam muito tempo desenvolvendo um planejamento estratégico e definindo o que fazer para que os objetivos da empresa sejam alcançados. O problema é que sem especificar uma forma detalhada de como fazer isso a tarefa se torna mais difícil e, ao apresentar resultados abaixo do esperado, aumenta o risco do planejamento ser abandonado no processo. Definir o que fazer é importante, mas concentrar as suas forças para focar no como fazer tirará a impressão de superficialidade do projeto. É o diferencial que trará os resultados e garantirá o sucesso do seu planejamento estratégico.

2. Garanta o envolvimento de toda a empresa no planejamento

Ok. Definido o que fazer e, principalmente, como fazer para tornar a teoria em prática, é hora de garantir que o seu empenho não aconteça em vão. Motivar a equipe de trabalho pode ser uma tarefa difícil, mas o envolvimento de todos será crucial para garantir o sucesso do planejamento como um todo. É importante demonstrar como cada colaborador representa um pilar de sustentação na estratégia e como o baixo desempenho de um pode colocar em cheque todo o planejamento. Mostre também os benefícios que eles terão além da empresa e faça-os se sentirem importantes e integrados aos valores que o negócio defende.

3. Divida o planejamento em metas por etapas

Um objetivo pode ser mais facilmente alcançado quando é divido em metas por etapas e partilhado entre os departamentos responsáveis. Um planejamento estratégico anual, por exemplo, envolve objetivos a serem alcançados em cada departamento da empresa, representando uma parte do objetivo principal. Ao dividi-lo em etapas com metas mensais e análises dos resultados obtidos, as chances de correção de desvios são maiores e contribuirá para manter a motivação dos funcionários ao longo do percurso.

4. Ofereça os recursos necessários para a execução do planejamento

Colocar um planejamento estratégico em prática depende inteiramente da estrutura que o gestor irá montar para a sua ação. Leve em consideração a metodologia que utilizará para garantir as melhores práticas (metodologias ágeis), as ferramentas tecnológicas ideais para estimular essas práticas (softwares e equipamentos), os recursos materiais necessários para a produção e a preparação da equipe para o trabalho. Todos esses fatores combinados devem formar uma estrutura suficiente para a execução do seu planejamento estratégico de forma mais eficiente.

5. Tenha o apoio de um parceiro com experiência para ajudar

Desenvolver um bom planejamento estratégico sozinho é possível, mas sentir a sua eficiência na prática vai depender do grau de conhecimento e experiência que os gestores terão para executá-lo corretamente. Nesse ponto, contar com o apoio de uma consultoria especializada pode fazer toda a diferença. A transferência de Know how pode ampliar os horizontes da empresa e ajudar a identificar e aproveitar oportunidades para a expansão de mercado, adoção de inovações e a utilização das melhores práticas existentes no mundo. Além disso, é um passo importante para a obtenção de uma certificação ISO e elevar o profissionalismo e a credibilidade da empresa no mercado.

Agora queremos saber de você. O que considera importante na hora de tirar um planejamento do papel e torná-lo realidade! Conta para nós!

Um planejamento estratégico bem elaborado indica a direção, identifica oportunidades e possibilita o seu melhor aproveitamento, aponta riscos e ameaças a serem administrados, mas sem ação, nada disso importa. Em outras palavras, o planejamento deve servir como um guia para o gestor e ajudá-lo a corrigir possíveis desvios no caminho rumo ao objetivo definido. Porém, a colocação dele em prática é outra história e configura como o empresário poderá atingir os resultados planejados.

Segundo Thomas Edison, desenvolvedor de muitos dispositivos de interesse industrial, o planejamento é responsável por apenas 1% dos resultados obtidos, enquanto os outros 99% ficam por conta da ação. Com base nessa afirmação, ficamos inspirados e desenvolvemos esse post para você que ainda não decidiu tirar o seu planejamento do papel e torná-lo realidade. Vem conhecer as dicas que aumentarão as suas chances de sucesso!

1. Dê importância ao “como fazer” para justificar “o que fazer”

Geralmente, os gestores gastam muito tempo desenvolvendo um planejamento estratégico e definindo o que fazer para que os objetivos da empresa sejam alcançados. O problema é que sem especificar uma forma detalhada de como fazer isso a tarefa se torna mais difícil e, ao apresentar resultados abaixo do esperado, aumenta o risco do planejamento ser abandonado no processo. Definir o que fazer é importante, mas concentrar as suas forças para focar no como fazer tirará a impressão de superficialidade do projeto. É o diferencial que trará os resultados e garantirá o sucesso do seu planejamento estratégico.

2. Garanta o envolvimento de toda a empresa no planejamento

Ok. Definido o que fazer e, principalmente, como fazer para tornar a teoria em prática, é hora de garantir que o seu empenho não aconteça em vão. Motivar a equipe de trabalho pode ser uma tarefa difícil, mas o envolvimento de todos será crucial para garantir o sucesso do planejamento como um todo. É importante demonstrar como cada colaborador representa um pilar de sustentação na estratégia e como o baixo desempenho de um pode colocar em cheque todo o planejamento. Mostre também os benefícios que eles terão além da empresa e faça-os se sentirem importantes e integrados aos valores que o negócio defende.

3. Divida o planejamento em metas por etapas

Um objetivo pode ser mais facilmente alcançado quando é divido em metas por etapas e partilhado entre os departamentos responsáveis. Um planejamento estratégico anual, por exemplo, envolve objetivos a serem alcançados em cada departamento da empresa, representando uma parte do objetivo principal. Ao dividi-lo em etapas com metas mensais e análises dos resultados obtidos, as chances de correção de desvios são maiores e contribuirá para manter a motivação dos funcionários ao longo do percurso.

4. Ofereça os recursos necessários para a execução do planejamento

Colocar um planejamento estratégico em prática depende inteiramente da estrutura que o gestor irá montar para a sua ação. Leve em consideração a metodologia que utilizará para garantir as melhores práticas (metodologias ágeis), as ferramentas tecnológicas ideais para estimular essas práticas (softwares e equipamentos), os recursos materiais necessários para a produção e a preparação da equipe para o trabalho. Todos esses fatores combinados devem formar uma estrutura suficiente para a execução do seu planejamento estratégico de forma mais eficiente.

5. Tenha o apoio de um parceiro com experiência para ajudar

Desenvolver um bom planejamento estratégico sozinho é possível, mas sentir a sua eficiência na prática vai depender do grau de conhecimento e experiência que os gestores terão para executá-lo corretamente. Nesse ponto, contar com o apoio de uma consultoria especializada pode fazer toda a diferença. A transferência de Know how pode ampliar os horizontes da empresa e ajudar a identificar e aproveitar oportunidades para a expansão de mercado, adoção de inovações e a utilização das melhores práticas existentes no mundo. Além disso, é um passo importante para a obtenção de uma certificação ISO e elevar o profissionalismo e a credibilidade da empresa no mercado.

Conrado

Marketing na Templum Consultoria

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