Igor Furniel
Por Igor Furniel

O preço vai subir! Como comunicar ao cliente?

Esta semana recebi um e-mail sobre um aumento de preço do Spotify, serviço espetacular para os amantes de música. A princípio achei o e-mail até desnecessário pois apesar de ser um aumento de 13,4%, representam apenas R$ 2,00 de acréscimo em minhas despesas mensais ou R$ 24,00 no ano, dinheiro que nem paga uma dessas promoções […]


Esta semana recebi um e-mail sobre um aumento de preço do Spotify, serviço espetacular para os amantes de música. A princípio achei o e-mail até desnecessário pois apesar de ser um aumento de 13,4%, representam apenas R$ 2,00 de acréscimo em minhas despesas mensais ou R$ 24,00 no ano, dinheiro que nem paga uma dessas promoções no MCDonald’s.

Lendo o e-mail fiquei perplexo com a preocupação e honestidade da empresa, explicando com clareza que o preço sobe a partir de 7 de novembro mas que assinantes antigos ainda teriam 3 meses do serviço ao preço antigo e que se estes quisessem cancelar a assinatura bastava clicar em um link no e-mail.

e-mail spotify

e-mail spotify

Quem me acompanha sabe que sempre afirmo e repito que a qualidade está em tudo, um simples e-mail com uma comunicação eficaz e honesta ajuda a fidelizar clientes, mesmo quando o assunto é um aumento de preços.

No caso do Spotify ouvi colegas dizendo que é um absurdo, que o aumento trará mais de R$ 40 milhões mensais para o bolso da empresa pois já são mais de 20 milhões de usuários pagos no Brasil, etc, etc… Se você compartilha deste pensamento recomendo que compre CDs e reflita novamente 🙂

 

Igor Furniel

Igor Furniel

Presidente da Templum Consultoria Online, que em 2010 criou o conceito de consultoria online e hoje se dedica a prestar consultoria, através de uma plataforma tecnológica, para implementação de sistemas de gestão, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000, planejamento estratégico, entre outros. A Templum tem como missão transformar o Brasil em um país mais forte, através de empresas mais fortes, capazes de gerar emprego e riqueza sustentável. Formado em administração pela Puc-Campinas, tem MBA em pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Igor Furniel