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Com a economia brasileira enfrentando uma “estiagem” depois de mais de dez anos de pujança, é normal que os empresários se sintam um pouco receosos na hora de fazer investimentos e acabem até temendo não conseguir aumentar as receitas de seus negócios.

É normal, mas não deve se tornar uma condição. É preciso, sim, pensar grande e dar tudo de si para que o negócio cresça e se desenvolva, encontrando oportunidades onde a concorrência só vê problemas. Para isso, é preciso fazer algumas lições de casa.

Veja, a seguir, algumas dicas para você aumentar as receitas da sua empresa mesmo em meio à estagnação da economia nacional:

#1ª Dica: Ajuste os processos e mova as energias para o que realmente importa

O momento é de foco. É preciso pensar rápido nas prioridades. É melhor para a empresa enxugar custos a qualquer preço ou  investir em melhorias no processo de vendas? Talvez o mais importante seja ajustar os processos internos, melhorar as parcerias com fornecedores, investir na busca de novos clientes… Cada empresário sabe onde estão seus calos e deve direcionar suas energias para ele.

#2ª Dica: Diminua os custos variáveis

Sem criar pânico em sua equipe, mova as lideranças em direção à necessidade de diminuir os custos variáveis como material de escritório, energia elétrica, entre outros. É preciso dosar para que a redução de custos não se torne uma “paranoia corporativa”. Deixe claro a equipe os “porquês” das ações, evite a desmotivação no ambiente de trabalho.

#3ª Dica: Intensifique o relacionamento com os clientes atuais e prospecte novos

Relacionamento com a base de clientes deve ser prioridade sempre, afinal, são eles que compram e tornam a empresa lucrativa. No entanto, num momento de estagnação da economia, a concorrência pode abrir mão de alguma margem de lucro para vender para mais clientes. Então, não economize no atendimento, em encontros de networking… Mostre para sua equipe comercial que a fidelização de clientes é uma necessidade imediata.

Para aumentar a lucratividade, buscar novos clientes é fundamental. É preciso dedicar tempo e energia na prospecção de novos leads. Considere o funil de vendas do seu negócio e planeje uma meta realista para um determinado período de tempo – ofereça condições para que a equipe cumpra com o objetivo.

#4ª Dica: Aperte nas negociações com fornecedores

A sua base de fornecedores é realmente sua parceira? Chegou a hora de cobrar do pessoal de compras melhores negociações de preços e prazos de pagamento. Trabalhe sempre num sistema ganha-ganha, lançando mão de algumas decisões que também favoreça os fornecedores para que eles consigam te favorecer também.

Dica de leitura: Como qualificar fornecedores?

Ao conseguir um preço melhor em alguma mercadoria ou insumo, você pode diminuir o preço final para o consumidor e investir na venda casada. Ou pode manter o preço e obter uma margem maior.

#5ª Dica: Retenha os melhores talentos

Uma equipe produtiva, colaborativa e criativa é muito importante nos momentos em que a prioridade é o aumento das receitas. Por isso, é muito importante que o RH e as lideranças trabalhem para reter os profissionais que realmente entregam qualidade no seu dia a dia.

Dica extra!

Em momentos de busca por novas receitas, uma empresa certificada ISO 9001 pode sair na frente. O mercado em geral associa uma empresa certificada à qualidade, entretanto só quem implementa os requisitos da norma consegue visualizar a melhoria que a organização consegue depois da ISO 9001.

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Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.

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