Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

Retenção de talentos: Como fazer isto direito?

Retenção de talentos é um dos temas centrais de qualquer organização. Neste post veremos dicas práticas, que se adotadas irão garantir um melhor desempenho quando o assunto é reter aquele funcionário comprometido com os resultados. Convido você a ler até o final! Tenho certeza que as dicas fornecidas irão ajudar e muito sua organização. 


Contratar bons funcionários não é tarefa fácil para nenhuma empresa. Uma vez que se tem acesso a talentos realmente verdadeiros e se monta o time dos sonhos em uma organização, surge este que, hoje é um dos maiores dilemas:

A retenção destes talentos.

Ainda que os dirigentes considerem a retenção de talentos um tema fundamental, poucos realmente investem em estratégias para isto. O mercado, extremamente volátil e competitivo, é o maior incentivador para que as empresas possam realmente adotar um plano de ação adequado. A concorrência está sempre atenta aos profissionais que possam se destacar em seus negócios. Logo, é preciso levar seriamente em consideração este fato e criar um programa de incentivo que resulte na permanência do profissional na empresa.

Webinar - Recrutamento e Seleção

Confira as melhores práticas neste webinar gratuito. Basta preencher corretamente o formulário abaixo!


Webinar

Manter os melhores profissionais na empresa proporciona outro grande benefício além de contar com ativo fundamental e diferencial importantíssimo:

Reter um talento custa menos do que contratar outro!

E para isto, os programas de benefícios são cada vez mais adotados. Em suas diversas formas, tangibilizam um elemento motivacional — uma das justificativas mais constantemente citadas por funcionários para continuarem trabalhando no mesmo local.

Benefícios estimulam mudança de comportamento

Isto é um fato! Mas para que esta mudança seja constante e traga resultados positivos, é preciso criar um programa de recompensas. Este programa precisa se atualizar constantemente. Os benefícios podem ser tanto premiações, com base no atingimento de metas, bem como iniciativas direcionadas ao planejamento de carreira.

Para que um programa de benefícios empresariais flua da maneira que se espera, tendo como consequência a motivação do funcionário, é preciso que a empresa se comprometa com uma comunicação clara e contínua sobre quais são e de que formas os benefícios são oferecidos.

Um bom profissional sempre tem objetivos de carreira definidos — por isto, um programa de benefícios que estabeleça metas e recompensas de como ele pode evoluir é um modelo de sucesso na maioria das empresas. Um plano de benefícios com crescimento de carreira possibilita que os funcionários se desenvolvam, melhorando seus processos e concentrando-se em sua evolução. Se as regras são comunicadas da maneira correta e o funcionário tem as ferramentas de estímulo constantes, como avaliações dos seus supervisores, esta se mostra uma das técnicas mais eficientes de retenção de funcionários.

Outros benefícios que estimulam e retêm talento

Mesmo que não esteja diretamente ligado à evolução da carreira na empresa, programas de incentivo com base no atingimento de metas também são ótimos.

Planos de previdência privada, no qual a empresa contribui para o funcionário, além das contribuições do próprio, geram frutos em diversas empresas.

Todos estes, juntos com outros modelos, tais como:

  • oferecimento de planos de assistência médica;
  • orientação nutricional;
  • cuidados com a saúde e bem-estar;
  • programas de educação financeira;
  • prática de esportes e exercícios.

Estas ações, são fundamentais e se mostram moedas importantes na construção de um clima organizacional atraente na retenção de talentos. Além disso, todos estes benefícios transmitem a imagem para o mercado de como sua organização é repleta de vantagens. Isto é uma ferramenta poderosa para adquirir novos talentos.

É importante frisar, que além de oferecer benefícios aos seus funcionários, os dirigentes devem fazer pesquisas sobre o clima da organização. Estabelecendo um parâmetro de confidencialidade, são fundamentais os questionamentos para saber se, junto à gestão dos processos, os benefícios oferecidos vão ao encontro da expectativa do funcionário. Existem diversas ferramentas online que permitem a obtenção de respostas dos funcionários, garantindo opiniões verdadeiras e anônimas.

Frente ao aquecimento do mercado e à concorrência constante, todas as empresas precisam buscar alternativas para a satisfazer seus talentos. Afinal, com uma equipe de sucesso montada, todos os esforços para mantê-la são válidos.

Dica extra!

A ISO 9001 também é um atrativo interessante para retenção de talentos! Funcionários gostam de trabalhar em empresas organizadas que sabem para onde estão indo. Um Sistema de Gestão da Qualidade traz todos estes elementos a tona, além de ajudar as organização no gerenciamento de seu pessoal. Temos um texto fantástico sobre este assunto, clique aqui.

Para finalizar, gostaríamos de deixar a dica de webinar muito legal sobre Recrutamento e Seleção que pode ajudar você e sua empresa com as melhores práticas do mercado sobre este tema importantíssimo.

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
Ricardo Tocha