Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

5 dicas para envolver pessoas a conquistar objetivos

[Total: 0    Média: 0/5] Atualmente, uma das maiores dificuldades vivenciadas pelas empresas está na retenção de talentos e no desenvolvimento de ações para envolver os colaboradores em atividades que os levarão ao cumprimento das metas traçadas no plano estratégico da organização. Motivar pessoas não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Para provar […]


[Total: 0    Média: 0/5]

Atualmente, uma das maiores dificuldades vivenciadas pelas empresas está na retenção de talentos e no desenvolvimento de ações para envolver os colaboradores em atividades que os levarão ao cumprimento das metas traçadas no plano estratégico da organização. Motivar pessoas não é tarefa fácil, mas também não é impossível.

Para provar isso a vocês, organizamos este post com algumas dicas sobre como envolver pessoas a conquistar objetivos. Confira e aplique já o que você aprenderá aqui!

Como conquistar resultados e envolver pessoas em cinco dicas

Saiba ouvir, falar e escutar

A linguagem é um importante meio de comunicação e motivação. Por meio dela, é possível envolver pessoas a conquistar objetivos. Mas como conseguir tais feitos? Ouça, fale e escute! Dê abertura para que os profissionais que trabalham com você possam dizer o que pensam sobre qualquer assunto. Discuta com eles as possibilidades de mudanças e fale também o que você pensa sobre a postura de todos e de cada um, mas neste caso, de maneira individual (feedback).

Desenvolva um plano de carreira

Estimular os funcionários a crescerem pessoal e profissionalmente é uma atividade gratificante para ambos os lados: tanto para a empresa, quanto para o empregado. Quando ele sabe que será valorizado por seu esforço, por sua busca por novos conhecimentos, por assumir novas responsabilidades, o colaborador se sente muito mais envolvido e disposto a conquistar os objetivos da empresa. E para que ele mantenha estes estímulos, desenvolva um plano de carreira.

Crie um ambiente de trabalho confortável

Ambiente de trabalho confortável é aquele onde sua equipe poderá desempenhar suas funções da melhor maneira possível. E neste caso, contam tanto características físicas quanto culturais. É importante que o local de trabalho esteja sempre limpo, sem ruídos sonoros, com móveis e equipamentos adequados ao cumprimento das atividades, etc. E é preciso também criar uma cultura organizacional de confiança, de respeito e de reconhecimento. O programa de gestão de qualidade 5S oferece uma ótima metodologia para gerar uma maior satisfação dos colaboradores.

Seja flexível

Eventualidades acontecem, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Saber entender que às vezes é preciso que seu funcionário saia durante o expediente para realizar algo inadiável, fará com que ele sinta-se mais envolvido nas atividades da empresa. Assim, sempre que houver a necessidade de ele ficar um pouco além do horário para concluir alguma tarefa, ou que seja preciso que ele faça alguma atividade fora de suas responsabilidades para contribuir com o alcance dos objetivos organizacionais, seu colaborador se sentirá engajado e contente em ajudar.

Divida os resultados alcançados

Já que o objetivo aqui é envolver pessoas a conquistar objetivos, é preciso dividir com elas os resultados alcançados. Afinal, se a empresa conseguiu o que almejava, isto só aconteceu porque houve um bom trabalho de todos, certo?! Portanto, faça com que sua equipe sinta que ela foi parte importante destes acontecimentos. Mostre que o empenho individual, aliado ao trabalho coletivo, é que proporcionou todas as conquistas. A Templum tem esta prática como um de seus valores e a vivência dele é um ótimo exemplo de bons resultados.

Todas as estratégias de motivação, quando bem empregadas, geram benefícios para as empresas e para os empregados. Portanto, elas devem sim ser praticadas para que todos sintam-se envolvidos a conquistar os objetivos, sejam eles pessoais, profissionais ou institucionais.

Mas caso você esteja com alguma dificuldade para envolver a sua equipe, que tal certificar a sua empresa na ISO 9001? Os processos e as melhorias contínuas sugeridos por este programa serão capazes de oferecer ótimos  resultados que afetarão positivamente o clima da sua organização. E se precisar de ajuda, conte com a Templum!

Este post foi útil para você? Comente e compartilhe! 

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
Ricardo Tocha