Quais são os benefícios do SASSMAQ para transportadoras de produtos químicos?
Um dos principais benefícios do SASSMAQ é que as transportadoras de produtos perigosos certificadas conseguem identificar os riscos mais facilmente. Além disso, o sistema auxilia na adoção de medidas para diminuir e evitar os riscos de vazamento, explosão, ou outros acidentes, de uma forma eficiente.
O setor geralmente já cumpre o Mopp (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos). O Mopp são treinamentos para direção defensiva no trânsito, para o que fazer quando ocorre algum vazamento, etc.
A seguir veremos alguns os benefícios do SASSMAQ para a indústria de transporte rodoviário de substâncias químicas.
1º Benefícios do SASSMAQ: Aumento da rede de fornecedores e mais vendas
O SASSMAQ não é obrigatório, mas é um controle e garantia que tudo está sendo feito.
Consequentemente, é um modo de afirmar aos clientes da empresa que tem capacidade de transportar um produto perigoso com segurança; sendo assim, há maior possibilidade de aumentar as vendas do produto. Além de diminuir custos em eventuais acidentes.
2º Benefícios do SASSMAQ: Controle do transporte e maior segurança
As etapas do processo que o SASSMAQ pede dependem do que é transportado e sua periculosidade. Isso porque o sistema de gestão serve para o controle absoluto do transporte.
Caso o produto transportado for inflamável, por exemplo, deve haver medidas de segurança cabíveis ao produto: controle estático, equipamentos contra incêndio no caminhão, placa de identificação sobre o que está sendo transportado, entre outros cuidados.
Outro benefício do controle de riscos no transporte é que, se ocorrer um acidente, a empresa pode provar que não teve total responsabilidade sobre o acontecido.
3º Benefícios do SASSMAQ: Cumprimento às legislações de um estado ou país
No caso de transporte das substâncias a outros estados ou países, segundo o módulo rodoviário do SASSMAQ, é preciso respeitar as legislações e particularidades locais de segurança e transporte, para se adequar à qualidade pedida pelo sistema de gestão.
Dica final: SGI completa a garantia de qualidade e segurança
Se a empresa também produz o produto químico perigoso, é indicado também o Sistema de Gestão Integrado (SGI). Enquanto o SASSMAQ garante a qualidade do transporte e segurança neste processo, o SGI envolve a certificação ISO 9001 (qualidade de produto e atendimento ao cliente), ISO 14001 (gestão ambiental da empresa) e ISO 45001 (segurança dos trabalhadores).