ISO 45001: Como criar um ambiente seguro e obter retornos financeiros?

De acordo com estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OIT), aproximadamente 2,02 milhões de pessoas morrem no mundo a cada ano devido a enfermidades relacionadas ao trabalho. Segundo os dados acontecem cerca de 317 milhões de acidentes laborais não letais todos os anos.

Esses números alarmantes escancaram um problema similar gravíssimo enfrentado por empresas de todo o mundo:

A falta de preocupação com a saúde e segurança do trabalhador!

No Brasil, o setor da construção civil e de produção de alimentos e bebidas destacam-se negativamente como segmentos com maior índice de acidentes.

Quando o assunto é afastamentos do trabalho, as doenças motivadas por fatores de risco ergonômico, como por exemplo, são:

  • dores nas costas e articulações;
  • a sobrecarga mental (doenças psicológicas);
  • as fraturas.

O que é a ISO 45001?

A ISO 45001 trata dos requerimentos para o sistema de gestão em Saúde e Segurança Ocupacional. A norma estará alinhada às novas versões da ISO 9001 (Gestão da qualidade) e da ISO 14001 (Gestão ambiental).

Possui vários requisitos similares a OSHAS 18001, mas podemos destacar alguns pontos de melhorias na ISO 45001, como:

  • Maior foco no contexto da organização;
  • Gestão de riscos;
  • Maior envolvimento da liderança e abordagem integrada de assuntos de saúde e segurança ocupacional nos processos da organização.

É de responsabilidade das organizações zelar pela saúde e segurança dos colaboradores e das pessoas que trabalham sob o seu controle. Devido a isso, as empresas devem garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, prevenindo acidentes e doenças, bem como a melhoria contínua do desempenho da Gestão da Saúde e Segurança.

Quais são os benefícios que minha empresa terá investindo em Saúde e Segurança do Trabalhador e na ISO 45001?

Podemos citar diversos benefícios existentes após a implantação de um Sistema de Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional. Irei citar cinco pontos principais que irão impactar positivamente a sua empresa:

  1. Prevenção e redução de acidentes: O principal objetivo do investimento em Segurança do Trabalho é garantir que seu colaborador possa exercer suas atividades com o menor risco de acidente possível, protegendo assim a integridade física e mental de seus funcionários.
  2. Redução de custos: Um ambiente de trabalho seguro reduz custos com afastamentos e possíveis ações judiciais movidas por seus colaboradores, além disso, um ambiente de trabalho seguro tende a proporcionar maior foco, reduzindo perdas materiais e retrabalho.
  3. Melhoria na visibilidade da empresa: Uma organização que consegue reduzir acidentes e ocorrências negativas envolvendo sua marca obtém maior credibilidade corporativa e maior competitividade no mercado.
  4. Qualidade: Quando o funcionário tem uma condição de trabalho segura, o seu trabalho tende a ser realizado com mais qualidade, isso porque os prazos são mais respeitados e o trabalhador se sente confortável em realizar suas atividades.
  5. Organização: Uma empresa que investe em segurança mostra seu interesse com o bem estar do seu trabalhador, porque toda a organização saberá exatamente o que deve fazer para evitar acidentes e doenças do trabalho, se tornando assim uma instituição mais organizada.

A segurança no trabalho não é um custo e sim um investimento!

Os retornos obtidos por empresas que colocam a segurança de seus colaboradores como prioridade são fantásticos. É um excelente investimento para sua empresa e para toda a sociedade. Respeite a vida, trabalhe com segurança!

 

Victor Augusto

Victor Augusto

Especialista comercial em Templum Consultoria
Especialista Comercial na Templum Consultoria. Engenheiro Ambiental e Sanitarista formado pela Universidade do Sagrado Coração (USC) e cursando Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Victor Augusto

Últimos posts por Victor Augusto (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *