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Como funciona a certificação ISO 9001

Esse post vai explicar como funciona a Certificação ISO 9001.

  • Quanto tempo leva para obter a certificação ISO 9001
  • O que é preciso para obter o certificado
  • Quanto tempo vale o certificado ISO
  • Quem implementa a ISO 9001 pode auditar?

Qual a diferença entre implementação ISO 9001 e Certificação ISO 9001?

Implementação e certificação são duas etapas diferentes do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que buscam o mesmo objetivo: a obtenção da qualidade total.

A implementação é a adequação dos processos da empresa necessários para se obter a certificação ISO 9001.

Após a implementação, a empresa deve contratar um organismo certificador independente, que realizará auditorias para verificar se a implementação está condizente com a norma e emitir o certificado.

Quanto tempo leva para obter a certificação ISO 9001?

Todas as empresas que querem implementar um Sistema de Gestão da Qualidade ou estão no início do processo possuem essa dúvida. A resposta para essa duvida é muito relativa, pois depende de uma série de fatores, como número de funcionários, porte e setor da empresa, comprometimento da direção, envolvimento dos funcionários, entre outros.

Para as empresas de pequeno e médio porte que realmente se dedicam a esse projeto, normalmente o prazo para a implementação é de 06 meses a 1 ano, porém quero ressaltar novamente que esse é um prazo estimado e que pode variar de cada empresa.

Pequenas empresas podem ter a certificação ISO 9001?

Hoje pequenas e micro empresas têm condições de implementar e obter a certificação ISO 9001. A realidade do consultor-oráculo, aquele senhor de meia idade, barba branca e pasta de executivo que tudo sabe e cobra caríssimo para lhe dar informações acerca de sua própria empresa ficou no passado. Atualmente existem plataformas e sistemáticas modernas e que visam transmitir conhecimento.

Essas novas formas de trabalho permitem que qualquer empresa, por menor que seja, tenha condições de conhecer e controlar melhor seu processo, otimizar ganhos e minimizar perdas, e acima de tudo buscar um alto nível de qualidade em seus produtos e serviços, se tornando uma empresa mais competitiva e mais lucrativa.

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O que é preciso para certificar a minha empresa?

Para conquistar o certificado ISO 9001 a empresa precisa:

  • possuir um CNPJ;
  • cumprir a legislação pertinente ao negócio;
  • implementar os requisitos abaixo;
    • Identificar o contexto da organização
    • Identificação das partes interessadas
    • Mapeamento de Processos
    • Definição da Liderança
    • Política da Qualidade
    • Planejamento do Sistema de Gestão
    • Definição dos Recursos para atendimento do planejamento
    • Processos de Operação
    • Verificação do cumprimento dos objetivos
    • Ações corretivas
  • Realizar a auditoria interna
  • Contratar um organismo de certificação

Quanto tempo vale a certificação iso 9001?

A certificação ISO possui validade de 3 anos. Após esse período a empresa passará por uma nova auditoria de certificação (recertificação) para verificar a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e quais foram as melhorias realizadas nesse período. E é nesse momento que muitas empresas perdem o certificado.

Quem implementa a ISO 9001 pode auditar?

Não, é muito importante evitar o conflito de interesses e garantir que tanto o organismo certificador quanto os auditores responsáveis pela auditoria de certificação não tiveram qualquer tipo de envolvimento com a empresa durante a implementação.

A Templum pode certificar minha empresa?

A Templum Consultoria não é um organismo certificador. Optamos por nos especializar na consultoria para implementação de Sistemas de Gestão, deixando a validação dos Sistemas implementados a cargo de certificadoras renomadas.

Como funciona a auditoria de certificação ISO 9001

Normalmente esta auditoria acontece em duas etapas.

Na primeira etapa o auditor verifica:

  • se a empresa atende os requisitos da norma ISO 9001;
  • se não existe nenhum item não contemplado em seu Sistema de Gestão;
  • possíveis ajustes necessários.

Essa auditoria pode ser realizada em sua empresa ou não. Você pode enviar os documentos que são analisados no escritório da certificadora, sem a visita presencial. Estando tudo ok a sua empresa passa para a segunda etapa, também conhecida como auditoria de conformidade.

Na segunda etapa, o auditor verifica a execução de todos os processos da empresa e a conformidade dos produtos e serviços ofertados por meio de entrevistas e observação com os responsáveis pelos processos. Se os requisitos estiverem consistentes o auditor recomendará a certificação da empresa. Essa auditoria é presencial e o resultado dela é a emissão ou não da recomendação para certificação ou da manutenção do certificado. O certificado leva em média 40 dias para ser emitido e entregue à empresa.

Dica: aproveite a experiência do auditor nas duas etapas para melhorar seu sistema de gestão da qualidade.

O que acontece se a auditoria de certificação não der certo?

Quando o resultado da segunda etapa não é satisfatório é agendada uma auditoria de follow-up em até 03 meses para que o auditor possa verificar a implementação das ações corretivas e então emitir o resultado oficial.

O que é uma auditoria de Manutenção?

São auditorias realizadas pelo menos uma vez por ano,  com o objetivo de monitorar a implementação continua do Sistema de Gestão da Qualidade.

Consultoria ISO 9001

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