Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

Saiba como identificar aspectos e impactos ambientais

Primeiramente, para uma organização atender aos requisitos de gestão ambiental estabelecidos pela norma ISO 14001, de 2015, é necessário compreender os significados dos termos aspectos e impactos ambientais. Um dos requisitos é estabelecer, implementar e manter procedimentos para identificar os aspectos e impactos ambientais decorrentes das atividades de uma organização.

Mas qual a diferença entre eles?

Aspectos ambientais são entendidos como elementos das atividades, produtos ou serviços de uma organização. Eles podem interagir com o meio ambiente, causando ou podendo causar impactos ambientais, positivos ou negativos.

Saiba mais sobre a ISO 14001.

Impactos ambientais são quaisquer modificações do meio ambiente, positiva ou negativa, resultante ou não dos aspectos ambientais da organização.

Uma vez que você entende a diferença conceitual entre eles, é preciso descobrir como se avalia isso na prática. Afinal, como descobrir se é um aspecto ou um impacto ambiental?

A melhor forma de fazer isso é através de uma metodologia comparativa, em colunas. Isso porque, como os aspectos ambientais causam os impactos, só é possível compreender a natureza de um em relação ao outro.

Resumindo, aspecto ambiental é a causa e impacto ambiental é o efeito. Veja o exemplo abaixo:

Aspecto Ambiental Impacto Ambiental
Consumo de água Esgotamento de recursos hídricos
Descarte de resíduos sólidos Contaminação do solo
Produção de emissões atmosféricas Alteração da qualidade do ar

A identificação de uma organização é umas das etapas mais importantes da implementação do sistema de gestão ambiental.

Uma das maneiras de realizar esta identificação pode ser a construção de uma matriz que relacione os aspectos e impactos ambientais. Esta ferramenta auxilia também na classificação e determinação de sua significância.

É muito importante para uma empresa identificar os riscos ambientais de uma operação com antecedência, para então agir para minimizá-los o máximo que for possível. Dessa maneira, você pode, por consequência, diminuir os impactos ambientais de forma significativa.

E você, prefere esperar os riscos ambientais da sua operação acontecerem ou vai implementar o sistema de gestão ambiental antecipadamente para preveni-los?

Fale agora com um especialista!

 

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria