Fernanda Silveira
Por Fernanda Silveira

ISO 14001: Gestão ambiental que abre portas para novos negócios

A gestão ambiental numa empresa é desafiadora, mas garante, além da preocupação com o meio ambiente, que haja mais interesse de grandes empresas nos produtos fornecidos ou dos próprios consumidores. Portanto, a ISO 14001 é uma forte ferramenta de marketing, uma vez que o Sistema de Gestão Ambiental melhora operações e abre caminhos para novos […]


A gestão ambiental numa empresa é desafiadora, mas garante, além da preocupação com o meio ambiente, que haja mais interesse de grandes empresas nos produtos fornecidos ou dos próprios consumidores.

Portanto, a ISO 14001 é uma forte ferramenta de marketing, uma vez que o Sistema de Gestão Ambiental melhora operações e abre caminhos para novos negócios, através do controle de impactos significativos sobre o meio ambiente.

Todo negócio detém impactos ambientais em sua instalação e operação, mas é importante conhecê-los para saber administrá-los. Com isso, o desempenho do Sistema de Gestão Ambiental é melhorado como um todo.

Os principais benefícios da implementação da ISO 14001:

• Controle de custos;
• Diminuição dos riscos ambientais;
• Menos riscos de acidentes.

Além destes benefícios, quando a empresa começa o processo de implantação da norma há a adequação à legislação ambiental vigente, garantindo que a empresa está dentro de todos os quesitos legais, o que evita multas e questionamento dos órgãos ambientais.