Aqui nesse espaço falamos diversas vezes que o objetivo principal da ISO 9001:2015 é aumentar a satisfação do cliente. Inclusive, existe um item específico que indica a necessidade da organização em monitorar a percepção do cliente. Tudo isto é feito para saber se a organização realmente atende aos requisitos que foram estabelecidos.
Normalmente, a sistemática mais utilizada pelas empresas para monitorar a satisfação dos clientes é por meio de uma pesquisa simples com algumas perguntas para estabelecer o critério de satisfação.
Mas será realmente que esse é o método mais eficaz para atender esse requisito?
Segue abaixo uma lista com outras metodologias que podem ser empregadas pela organização. Todas elas podem auxiliar no momento de cumprir esse requisito e também trazer informações estratégicas para o crescimento do negócio, se forem bem implementadas:
Pesquisas de satisfação
O objetivo da Pesquisa de Satisfação de Clientes é mensurar o que os clientes estão pensando, sentindo e fazendo sobre os processos, produtos e serviços da organização – empresa ou área. Funciona muito bem quando as perguntas são bem formuladas e a empresa já possui informações sobre o comportamento dos seus consumidores ou então quando existe um assunto específico.
Dados de clientes na entrega dos produtos
Estratégia utilizada em empresas que entregam os produtos diretamente ao Consumidor Final e que por isso conseguem extrair os dados dos usuários, bem como seu comportamento de compra.
Planilha – Análise SWOT
Baixe nossa planilha preenchendo o formulário e entenda mais.
Reuniões direcionadas com clientes
Ferramenta importante para a captação de informações com o objetivo de aproximar os clientes da empresa. Estas reuniões fornecem insights importantes para corrigir os rumos com base em sugestões e críticas para aumentar o conhecimento mútuo entre as partes a partir de temas pré-estipulados.
Relatórios gerenciais de equipes de vendas
A equipe de vendas é um grande termômetro da empresa! Sendo assim, periodicamente deve fornecer relatórios de comportamentos de venda, feedback dos clientes, informações sobre perdas de negócios, atendimento à meta comercial estabelecida, entre outros. Essas informações integram a cadeia de informações estratégicas da empresa a fim de mensurar a satisfação do cliente.
Ouvidoria – Ombudsman
Este serviço de atendimento visa assegurar a comunicação eficaz com o cliente a fim de evitar e indicar um canal de comunicação para que ele possa expressar suas considerações e sentimentos sobre a empresa e seus produtos.
Reivindicações de garantia
Servem como informações estratégicas sobre processos frágeis e falhos que impactam negativamente a satisfação do cliente (incluímos também nesse item índices de devolução e recall).
Pesquisas de pós-vendas
Programas para medir a satisfação do atendimento e realizar a mensuração da percepção que os clientes possuem da qualidade do produto – serviço adquirido.
Olá Daniela,
Gostei muito do seu artigo, todavia, senti falta da pesquisa de fidelização do cliente. Como fazê-la?
Um abraço,
Regina
Regina,
Muito bom tê-la em nosso blog! Fico feliz em saber que gostou do artigo.
Entendo a sua pergunta de uma forma mais complexa do que uma simples pesquisa, pois uma pesquisa avalia alguns aspectos identificados como importantes para o conhecimento de assuntos específicos. Já a fidelização pode ser mensurada por meio de outras metodologias, como:
– indicadores de desempenho para avaliar o índice de reclamação, produtos devolvidos, atrasos na entrega em relação ao total entregue;
– classificar o total de seus clientes entre comprantes, recomprantes e recomendantes e analisar qual é a porcentagem de clientes fiéis (muito aplicável em empresas prestadoras de serviço); entro outros.
Espero ter respondido a sua pergunta! Estou à disposição para ajudá-la.
Atenciosamente,
Daniela Albuquerque
Ola boa noite, gostaria de saber se este artigo é considerável cientifico?
Prezado Carlos, boa tarde!
Seja bem vindo em nosso blog!
Esse artigo é resultado de uma experiência empírica e acadêmica, porém não possui base científica.
Espero poder ter ajudado.
Atenciosamente,
Daniela Albuquerque
Essa publicação é de que ano?
Olá Alex, tudo bem?
Seja bem-vindo ao nosso Blog!
Data de publicação do artigo: 27/11/2012.
Atenciosamente,
Guilherme Alonço