Primeiramente a alta direção deve definir o que realmente deve ser destacado dentro da Qualidade, um exemplo a Alta Direção definiu que quer ver sua empresa menos poluída visualmente, racionalizar o uso de materiais de escritório, aumentar a produtividade com sequenciamento visual das etapas, etc. Para atingir estes pontos da qualidade a empresa opta pela implementação de um Sistema da Qualidade, então novamente a pergunta, como promover a Qualidade?
Seguem algumas dicas:
Equipe da Qualidade: Montar uma equipe que terá a função de desenvolver trabalhos na organização com objetivo de melhorar as atividades internas, a equipe deve ser qualificada atendendo 3 critérios:
Metas: a equipe deve estar orientada a um mesmo sentido.
Avaliação de desempenho: a equipe deve estar qualificada para realizar a sua própria análise crítica de desempenho baseado em suas ações, a meta deve estar bem clara e alinhada na equipe.
Promover a Qualidade: promoção dos temas através dos diálogos e informações baseadas nos objetivos da Qualidade da organização.
Reuniões da Qualidade: Envolver as pessoas com reuniões breves e periódicas (com no máximo 1 hora de duração), o tema das reuniões devem ser voltados à qualidade, assuntos como: resultados de ações, apresentação da evolução dos indicadores, ilustrações sobre o tema Qualidade, troca de ideias para solução de um determinado problema, etc.
Palestras ou vídeos: podem ser aplicadas por especialistas com vivencia em diferenciadas situações, profissionais da área, palestras sobre motivação, casos de sucesso, etc.
Teatros: inserir o tema qualidade através de peças teatrais. Existem empresas que oferecem este tipo de serviço. A peça teatral ajuda na interpretação de ações relacionadas aos objetivos da organização, conteúdo sério apresentado de forma divertida.
Revistas especializadas: revistas que abordam o tema Qualidade devem estar disponíveis em lugares onde os colaboradores costumam parar para tomar um café, área de laser, recepção etc. A preocupação é em disponibilizar conteúdos leves, sem linguagem técnicas, a leitura deve ser prazerosa.
Treinamentos: o treinamento deve ter conteúdos da qualidade, com dinâmicas de grupo, atividades para ser preenchidas, principalmente para os colaboradores do operacional, o conteúdo deve ser didático.
Murais informativos: o famoso Quadro de Avisos localizado estrategicamente próximos aos cartões de ponto, áreas de laser, entrada principal, nele poderemos inserir informações diversas sobre a qualidade, exemplo: Política da Qualidade, Objetivos da Qualidade, artigos, etc.
As dicas estão aqui agora é só elaborar um bom cronograma.
Cristiane Gonçalves
Equipe