Sendo sinônimos ou não, o que essa definição interfere no sistema de gestão da qualidade de uma empresa?
Então, vamos analisar:
Segundo o Dicionário Aurélio, a definição para cada uma das palavras citadas é:
DESEMPENHO: “Ato ou efeito de desempenhar; cumprimento, exercício, execução: desempenho de uma atividade remunerada”
PERFORMANCE: “Resultado obtido, em cada uma de suas exibições em público, por um cavalo de corrida, por um atleta etc. / Conjunto dos resultados obtidos em um teste. / Proeza esportiva”
De acordo com esses significados, podemos entender: desempenho é a execução, é o cumprimento das atividades e performance é o resultado do cumprimento da atividade.
Ok, mas agora você deve estar se perguntando:
Qual a relação disso com o meu Sistema de Gestão da Qualidade? Como analisar o desempenho e a Performance?
Ao implementar um sistema de gestão da qualidade, criamos uma série de indicadores de que irão medir algumas situações definidas pela empresa dentro de algumas metas pré-estabelecidas. Esses indicadores são normalmente analisados em reuniões com o corpo diretivo.
A questão é que um sistema de gestão da qualidade bem implementado, gera uma quantidade enorme de dados, além dos indicadores de desempenho estabelecidos, que ao serem analisados levando em consideração o seu resultado ao longo de períodos mais espaçados, ou seja, ao observar a performance desses dados, é possível extrair diversas estratégias para o aprimoramento e crescimento da empresa.
Para isso, recomendo que a empresa defina uma sistemática para análise periódica de dados da empresa e não deixe esse tipo de atividade de forma aleatória. Indique para cada área alguns pontos de análise, estabeleça um responsável que irá extrair e compilar as informações necessárias e elaborar um relatório gerencial, e discuta com todos os responsáveis da empresa cenários possíveis a partir dos resultados obtidos. É muito importante que esses resultados sejam analisados como um todo e não de forma isolada por área. Afinal, o resultado da empresa é um resultado do esforço de todos juntos.
Bom Trabalho!
Daniela,
Mais uma vez parabéns pelo post !!!
Atualmente sou responsavel pelo SGQ de uma organização, porém estou com algumas dúvidas a respeito de indicadores para avaliar a eficácia do nosso SGQ.
Lendo seu posto percebi que é importante ter indicadores, mas quais são os mais adequados para avaliar a eficácia do SGQ: indicadores de desempenho ou indicadores de performance ??
Você poderia citar alguns exemplos ??
Obrigado
Alex
Olá Alex,
Muito Obrigada por seu comentário em nosso blog!
Realmente os indicadores são essenciais para a melhoria contínua da sua empresa. Ambos os indicadores devem ser utilizados como ferramenta de conhecimento e controle da sua empresa.
Alguns exemplos de indicadores de performance são:Lead Time, Market Share, Produtividade, Giro de Estoque, Valor médio de pedidos e como indicadores de desempenho podemos colocar: orçamentos realizados x pedidos colocados; nível de retrabalho, perdas na produção, % de reclamação de clientes e outros tantos que podem ser identificados de acordo com a área da sua empresa.
Espero poder tê-lo ajudado!
Tenha uma ótima semana!
Att,
Daniela Albuquerque
Daniela,
Então podemos afirmar que, por exemplo, um indicador de número de ações corretivas/preventivas implementadas no período seria um bom indicador de performance do SGQ ??
O que você acha?
Origado mais uma vez
Alex
Olá Alex,
Agora vou entrar em uma questão muito pessoal, pois apesar de ser um indicador de qualidade amplamente utilizado, particularmente não acredito que esses dados tragam uma analise realmente interessante da sua empresa.
Outros indicadores como o grau de adequação do SGQ, tendo como analise o resultado das auditorias internas são mais eficazes na minha opinião.
Espero te-lo ajudado!
Atenciosamente,
Daniela Albuquerque