empresas que precisam da ISO 27001
Conrado
Por Conrado

Empresas que precisam da ISO 27001

Toda e qualquer empresa pode obter uma certificação ISO 27001. Isso porque esta norma se refere à Segurança da Informação. E tendo em vista que um dos maiores recursos empresariais na atualidade é a posse de informação, é essencial que as empresas tenham um sistema para gerenciar e proteger essas informações.


Tempo de Leitura: 4 minutos

Toda e qualquer empresa pode obter uma certificação ISO 27001. Isso porque esta norma se refere à Segurança da Informação. E tendo em vista que um dos maiores recursos empresariais na atualidade é a posse de informação, é essencial que as empresas tenham um sistema para gerenciar e proteger essas informações. Por isso saiba quais são as principais empresas que precisam da ISO 27001.

Ou seja, tanto empresas grandes, quanto médias e/ou pequenas podem ser certificadas na norma. E muito mais do que o tamanho da empresa, o que importa para obter a certificação ISO 27001 é o comprometimento com a segurança da informação que as empresas possuem. Já que assim é possível garantir ao mercado que a empresa se preocupa com a disponibilidade, confidencialidade e integridade da informação. 

Principais empresas que precisam da ISO 27001

Conheça quatro segmentos de empresas que precisam da ISO 27001:

Contabilidade

A ISO 27001 pode auxiliar escritórios de contabilidade a garantir segurança das informações muito além da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso porque elas têm diversas informações de pessoas físicas e jurídicas. 

E pensando na integridade dessas empresas ao cuidar das informações dos seus clientes e ao ofertar seus serviços, a ISO 27001 pode ser um grande diferencial. Tendo em vista que a ISO 27001 propõe cuidados específicos para o gerenciamento de riscos. 

Saiba mais sobre a ISO 27001 para a Contabilidade.

Desenvolvedores de Softwares

As empresas de tecnologia, principalmente as criadoras de softwares precisam da certificação ISO 27001 para maior credibilidade no mercado. Isso porque, como você já deve ter visto nos nossos outros artigos, não adianta que só a minha empresa tenha a preocupação com a segurança da informação se os softwares que armazenam esses dados não tenham esse cuidado também.

Por isso, ainda no estágio de pesquisa de softwares para contratação, muitas empresas também analisam se as empresas desenvolvedoras possuem a certificação. Assim, elas terão muito mais certeza no momento de fechar o negócio. 

Pesquisa

A ISO 27001 abrange todos os tipos de empresa, até mesmo as agências governamentais. Sabendo disso, é importante lembrar que as empresas que trabalham com pesquisa ou fomento à ciência e pesquisa precisam da certificação ISO 27001. Isso porque, de novo, é extremamente importante para o mercado a confiabilidade das informações. 

Assim, as empresas que trabalham com pesquisa também lidam com informações que precisam de segurança e um Sistema de Gerenciamento para eliminar (ou pelo menos reduzir) os riscos à essas informações.

Sabendo que todas as empresas podem obter uma certificação na norma, aproveite para saber quais são os Requisitos da ISO 27001

 

empresas que precisam da ISO 27001

“Como saber se minha empresa precisa da ISO 27001?”

A partir de um questionário simples, saiba se sua empresa precisa da certificação ISO 27001.

Sobre o atual momento da sua empresa

Responda às três questões abaixo com “sim” ou “não” e saiba se sua empresa é uma das empresas que precisam da ISO 27001.

  1. Sua empresa armazena dados e informações? 
  2. Ela possui um Sistema de Gestão de Segurança da Informação?
  3. Sua empresa tem uma política de proteção de dados?

Resultado

Se você respondeu “sim” à todas, ou quase todas, perguntas de 1 a 3, saiba que sua empresa faz parte das que precisam da certificação ISO 27001.

Mas se você respondeu “não” à todas, ou quase todas, pergunta de 1 a 3, a ISO 27001 não é um requisito essencial para a sua empresa.

Sobre a qualidade da proteção da informação da sua empresa

Agora, dê uma nota de 0 a 5 para cada uma das perguntas, considerando a situação atual da sua empresa. Sendo 0 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

  1. Qual o nível de responsabilidade da sua empresa com as informações que possui?
  2. Você sabe qual o nível de comprometimento da sua empresa na gestão de riscos?
  3. Qual o nível de compreensão dos seus funcionários sobre Segurança da Informação?

Quando falamos em nível de responsabilidade com as informações que possui, devemos considerar toda a estrutura da empresa com relação à disponibilidade, confidencialidade e integridade da informação.

Assim como quando falamos em nível de comprometimento com a gestão de risco é porque a ISO 27001 é baseada na gestão de riscos. Ou seja, é preciso saber identificar os riscos e tratá-los, inclusive no que se refere à informação.

Também é imprescindível que seus funcionários compreendam a importância da Segurança da Informação e da implementação da ISO 27001. Assim, ao aplicar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), seus funcionários terão mais facilidade para entender suas responsabilidades e o valor do SGSI.

Resultado

Se você respondeu às questões de 4 a 6 com notas de 0 a 3, saiba que a ISO 27001 pode ser de grande valia para a transformação da sua empresa com relação à Segurança da Informação. Assim, através de uma Consultoria para ISO 27001, você conseguirá implementar todos os parâmetros necessários com muito mais facilidade e obter a sua certificação.

Mas se você respondeu às questões com notas de 4 a 5, saiba que a ISO 27001 também é necessária para a sua empresa. Sendo que a implementação da norma pode ser muito mais fácil para você, já que sua empresa já possui certa consciência sobre o assunto.

 

Agora que você percebeu que é possível buscar uma Certificação ISO 27001, que tal começar já a transformação do seu negócio? Clique no banner para saber mais.

Plano de qualidade PBQP-H

Avatar

Últimos posts por Conrado (exibir todos)