Skip to main content
Tempo de Leitura: 9 minutos

Se você trabalha com informações e sistemas, é bem possível que já tenha esbarrado nesse termo, ou normas, por aí.

Mas não se preocupe se isso soa como um monte de números, letras técnicas, requisitos e certificações, estou aqui para transformar esse enigma em algo super acessível. A implementação da ISO 27001 é fundamental para garantir a segurança das informações e a conformidade, abordaremos o processo passo a passo e os benefícios ao longo do artigo.

A ISO27001 é sistema de gestão que cuida da segurança da informação

Imagine o ISO 27001 como o super-herói dos padrões de segurança da tecnologia.

A norma é um padrão internacionalmente reconhecido e o mais adotado quando o assunto é gerenciar a integridade das informações garantindo sua conformidade.

Criado em parceria pela International Organization for Standardization (ISO) e pela International Electrotechnical Commission (IEC), ele é o grande nome no que diz respeito a manter seus dados a salvo de vilões cibernéticos.

Quantos softwares você usa para tocar seu negócio?

Recentemente fizemos um levantamento aqui na Templum e para manter nosso negócio rodando utilizamos 35 softwares distintos.

Cada software conectado a internet é uma possível ameaça.

Temos coleta de dados desde informações simples, como os acessos em nosso site, até informações confidenciais sérias dos nossos clientes.

E, quando falamos de segurança da informação, a preocupação é: o que fazemos de forma ativa para evitar que esses dados sejam compartilhados de forma indevida?

É sobre isso esse risco que a ISO 27001 aborda e que vamos detalhar nesse texto.

O que é a ISO 27001?

A ISO 27001, também conhecida como ISO/IEC 27001, é uma norma internacional de gestão de segurança da informação, formulada para atender as melhores práticas internacionais na segurança e proteção dos dados presentes em uma organização.

A empresa que implementa a ISO 27001 demonstra um alto compromisso com a proteção das informações, da corporação e de seus clientes, uma das principais preocupações da atualidade.

A certificação oferece às empresas uma referência e as melhores práticas para:

  • identificar,
  • analisar e
  • implementar …

… controles para gerenciar riscos de segurança da informação e proteger a:

  • confidencialidade,
  • integridade e
  • disponibilidade…

… de dados essenciais aos negócios.

Mais do que apenas um conjunto de regras, um Framework Sistemático

A ISO 27001 oferece um framework completo que ajuda as organizações a estabelecer, implementar, operar, monitorar, revisar, manter e aprimorar continuamente um Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação (SGSI).

É como ter um manual detalhado para construir e manter sua fortaleza digital.

Uma norma Flexível e Adaptável

Um dos grandes trunfos do ISO 27001 é sua flexibilidade.

Não importa o tamanho da sua empresa, o setor em que atua ou a natureza dos dados que maneja, esse padrão se adapta às suas necessidades específicas.

É sempre importante lembrar que a ISO 27001, como qualquer outra norma ISO, não é uma solução pronta, mas uma abordagem que se molda ao contexto da sua organização.

Então, seja você um pequeno empreendedor ou parte de uma gigante corporativa, a implementação da ISO 27001 pode ser um game changer na maneira como você protege as informações valiosas da sua empresa.

E aí, pronto para levar a segurança da sua informação para o próximo estágio? Vamos embarcar nessa jornada juntos! 🚀

 

CONSULTORIA ISO 27001

 

Quem precisa da ISO 27001

A certificação ISO 27001 é recomendada para qualquer empresa que queira construir uma reputação de responsabilidade e confiança no mercado.

É importante destacar que isso se aplica tanto a grandes corporações quanto a pequenas e médias empresas.

Na prática, uma empresa com a certificação ISO 27001 (SGSI) garante ao mercado que se preocupa com segurança dos dados, mantendo-os seguros, disponíveis, íntegros e confidenciais, ou seja, é uma organização em que posso oferecer minhas informações com a segurança de que estão sendo bem geridos.

Por que estão exigindo a certificação ISO 27001 (SGSI)?

Todos os grandes mercados organizados, como a União Europeia criaram nos últimos anos legislações que tratam da proteção de dados, ou seja, todas as empresas que atuam nesse mercado precisam se adequar o mais rápido possível.

O grande X questão é que a proteção e a segurança da informação dependem de uma série de fatores internos e externos à organização que precisam ser gerenciados.

Lembra dos 35 softwares que falei que utilizamos aqui na Templum no começo desse post? Então, não basta que só a minha empresa tenha essa preocupação se esses outros softwares que armazenam esses dados não tenham esse cuidado também.

Nesse caso todo o meu controle vai por água abaixo.

É por isso que estamos falando de uma certificação que puxa a cadeia de fornecimento inteira.

A certificação ISO 27001 auxilia as organizações a cumprirem com diversas normas e padrões, garantindo mais segurança e confiabilidade para clientes e partes interessadas.

Isso quer dizer que a ISO 27001 é uma certificação compulsória para qualquer empresa que quer se manter no mercado competitivo nos próximos anos.

Posso assegurar que é questão de pouco tempo para que todos os seus clientes e fornecedores estejam exigindo essa certificação.

Então, agora é o ponto da virada para começar a consultoria ISO 27001.

Ou começa agora e já estará pronto para a grande mudança do mercado ou então ficará para trás, com certeza.

Como a ISO 27001 vai ajudar sua empresa?

Proteja Dados Sensíveis e evite multas

A função primordial da ISO 27001 é proteger os dados sensíveis de uma organização.

Isso inclui uma gama variada de informações, desde dados pessoais dos clientes até informações financeiras e propriedade intelectual.

A norma é projetada para salvaguardar a confidencialidade, integridade e disponibilidade dessas informações, conhecidas coletivamente pelo acrônimo CIA.

Previna Riscos que podem atrapalhar

Implementando uma abordagem baseada em riscos, o ISO 27001 exige que as organizações identifiquem ameaças potenciais aos seus sistemas e dados, avaliem a probabilidade e impacto dessas ameaças e, então, implementem controles adequados para mitigar esses riscos.

Este método proativo ajuda a prevenir incidentes de segurança antes que eles aconteçam.

Mantenha a conformidade e e ganhe confiança

Além de reforçar a segurança, a implementação da ISO 27001 ajuda as organizações a demonstrar conformidade com leis, regulamentações e obrigações contratuais relacionadas à proteção de dados.

Isso promove confiança entre clientes, parceiros e stakeholders, mostrando um compromisso tangível com a segurança das informações, o que, por sua vez, reforça a reputação e a credibilidade da organização no mercado.

Pontos Chave: entendendo os requisitos da norma iso 27001

Contexto, Liderança e Planejamento

Este componente essencial envolve entender profundamente o ambiente interno e externo da organização, especialmente no que se refere aos requisitos de segurança e tecnologia da informação.

O compromisso da liderança é vital para guiar a avaliação de riscos e o planejamento, além de definir objetivos que se alinhem com as suas estratégias de negócios.

Este planejamento assegura que os processos de segurança da informação sejam integrados aos objetivos corporativos, fortalecendo o SGSI como um todo.

Suporte e Operações

Este ponto abrange estruturas de suporte, alocação de recursos, e comunicação, todos cruciais para sustentar o sistema de gestão de segurança da informação (SGSI).

A documentação detalhada e a implementação de práticas robustas de TI são pilares da gestão que sustentam o funcionamento diário do SGSI.

O planejamento operacional e a gestão de riscos garantem que as operações de segurança da informação estejam alinhadas com as necessidades práticas da organização, permitindo avaliações de desempenho consistentes e confiáveis.

Avaliação de Desempenho e Melhoria

Este segmento destaca a importância de monitorar e medir a eficácia do SGSI, mantendo a conformidade.

A realização de auditorias internas e a implementação de ações corretivas são fundamentais para não apenas manter a eficácia do sistema, mas também para promover melhorias contínuas.

O foco está em identificar oportunidades de aperfeiçoamento nos procedimentos de tecnologia da informação e implementar estratégias para otimizar a gestão de segurança da informação, garantindo que a organização se mantenha resiliente e adaptável a novas ameaças de segurança.

Quais são as etapas de implementação da ISO iec 27001?

Existem 05 grandes etapas na implementação da norma ISO 27001, que são:

1. Entender o Contexto da Organização

Nessa etapa vamos compreender as características e necessidades da organização para estabelecer quais são as políticas e objetivos internos do projeto;

2. Avaliação de Riscos

Antes de tudo, a norma ISO 27001 é uma norma de gestão de riscos e por isso nessa segunda etapa avaliamos todos os processos internos da organização e os riscos relacionados à segurança da informação e criamos uma classificação de riscos para todos os pontos identificados;

3. Controles Operacionais

Nessa fase partimos para a implementação de controles operacionais com a finalidade de controlar, eliminar ou diminuir a classificação dos riscos identificados;

4. Análise de Eficácia

Nessa etapa seguiremos com a fiscalização e análise do desempenho dos controles realizados para garantir a segurança de todas as informações sensíveis da empresa.

A ISO/IEC 27001 geralmente envolve um processo de auditoria em dois estágios:

Estágio um é uma análise preliminar, a famosa e temida Auditoria Interna, informal do SGSI, na verificação da existência e completude da documentação chave como a política de segurança da informação da organização, Declaração de Aplicabilidade (do inglês Statement of Applicability – SoA ) e Plano de Tratamento de Risco (PTR). ão e foque as ações do SGSI na mitigação desses riscos.

Estágio dois é um detalhamento, com auditoria em profundidade envolvendo a existência e efetividade do controle ISMS declarado no SoA e PTR, bem como a documentação de suporte.

😉

5. Melhoria

Na última (e primeira) etapa temos o estágio de melhoria contínua a partir do estabelecimento da Certificação para garantir que todos os processos estão em constante avaliação e monitoramento dos riscos identificados e possíveis novos controles operacionais. Por isso indico que também é a primeira etapa de um novo PDCA que se inicia na empresa.

Na prática, o que será avaliado na empresa?

Na norma ISO 27001 está disponível o Anexo A que indica quais são os controles internos que devem passar por avaliação de conformidade, seguindo as políticas e objetivos de segurança da informação de cada empresa.

Abaixo destacamos os principais controles para adoção e análise e, caso queira uma avaliação mais sistemática, você pode fazer um diagnóstico gratuito com a gente, basta entrar em contato.

  • Organização Interna
  • Dispositivos móveis e trabalhos remotos
  • RH – Recursos humanos
  • Gestão de Ativos
  • Tratamento de Mídias
  • Controle de Acesso (físico e sistema)
  • Criptografia
  • Segurança Física
  • Equipamentos
  • Operações
  • Proteção contra malware
  • Cópias e backups
  • Controle de software operacional
  • Gestão de vulnerabilidade
  • Segurança de dados
  • Transferência da informação
  • Segurança em desenvolvimento e suporte
  • Segurança na informação da cadeia de suprimentos
  • Gestão de incidentes
  • Requisitos Legais

É importante notar a relação histórica entre ISO/IEC 17799 e ISO/IEC 27002, onde o último o primeiro fornece orientação detalhada sobre a implementação dos controles especificados no Anexo A.

Quanto tempo em média demora a certificação?

Isso depende de algumas variáveis que deve levar em consideração para esse cálculo, que são:

  1. Equipe: quem são as pessoas que farão parte da gestão desse projeto e o nível de conhecimento dos procedimentos internos e do negócio da empresa. Como é uma norma de gestão de risco, quanto maior o conhecimento sobre a organização, mais ágil será o processo de implementação.
  2. Tempo: qual é o tempo disponível das pessoas para a dedicação desse projeto. Aqui na Templum indicamos a necessidade de uma dedicação diária ao projeto para que as atividades estejam conectadas e assim diminuir a quantidade de retrabalho.
  3. Método: qual é o método escolhido para essa implementação. Se optar pela consultoria online da Templum, garantimos uma agilidade acima de 30% em relação aos outros métodos, se as nossas instruções forem seguidas à risca.

Dessa forma, uma empresa de porte médio, que aplica essas variáveis acima, consegue obter a certificação em 12 meses, em média. No diagnóstico que disponibilizamos, você consegue ter essa informação de forma mais detalhada. Não deixe de fazer o download.

Que Benefícios da posso esperar com a Certificação?

Segurança Aprimorada

A certificação ISO 27001 leva a uma melhoria significativa nos processos e controles, o que reduz a probabilidade e o impacto de violações de dados e incidentes de segurança.

Implementar as práticas recomendadas da ISO 27001 significa não apenas fortalecer as defesas, mas também preparar a organização para responder de forma eficaz a potenciais ameaças.

Vantagem Competitiva

Obter a certificação ISO 27001 demonstra um compromisso sólido com a segurança, diferenciando sua empresa no mercado.

Este selo de garantia pode colocar sua organização à frente dos concorrentes, mostrando aos clientes e stakeholders que a segurança da informação é uma prioridade máxima.

Confiança do Cliente

A certificação constrói e fortalece a confiança, resultando em relacionamentos mais fortes e duradouros com clientes e parceiros.

Este nível elevado de confiança pode traduzir-se em maior fidelidade do cliente e em novas oportunidades de negócios, pois os clientes valorizam parceiros que podem demonstrar práticas robustas.

Conformidade Regulatória

A ISO 27001 ajuda as organizações a atenderem a diversos requisitos regulatórios específicos da indústria e internacionais, como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR).

Isso não apenas evita penalidades e multas, mas também simplifica o processo de adequação a normas complexas de proteção de dados.

Eficiência Operacional

Racionalizar os processos relacionados a informação pode melhorar a eficiência operacional e reduzir custos.

Com sistemas mais integrados e processos claramente definidos, a certificação ISO 27001 pode ajudar a eliminar redundâncias e otimizar o uso de recursos.

Melhoria Contínua

O framework da ISO 27001 promove um ciclo contínuo de aprimoramento da segurança, o que permite às organizações se manterem à frente de ameaças em evolução.

Este aspecto da norma encoraja uma análise constante e ajustes nos processos, assegurando que as práticas permaneçam eficazes e relevantes ao longo do tempo.

Para finalizar…

Para resumir, como já disse anteriormente, a segurança da informação é o assunto do momento em todas as rodas de discussões empresariais.

Então, se de fato quiser um diferencial competitivo da sua empresa frente aos seus concorrentes, não deixe de colocar a certificação ISO 27001 no seu radar.

Reconhecendo a ISO 27001 como um padrão internacional para a gestão da informação, a implementação de um robusto sistema de gestão conforme seus requisitos é fundamental. Tenho certeza que fará grande diferença em seu negócio!

Vamos começar?

 

CONSULTORIA ISO 27001

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria