Skip to main content
Tempo de Leitura: 4 minutos

Quais são as vantagens da ISO 27001?

Hoje, um dos maiores recursos empresariais são as informações que essas empresas possuem. Isso porque, é através das informações que as decisões são tomadas, sendo a solução para novas estratégias ou base para a eficácia dos processos da empresa. É nesse sentido que a posse de informação pode colocar em risco toda uma empresa, quando não há segurança para o seu tratamento. É no sentido de cuidar da Segurança da Informação que a implementação ISO 27001 é tão importante. Por isso, conheça as 5 maiores vantagens da ISO 27001 para o seu negócio:

1 – Redução de custos

Imagine quantos e quais são os custos de uma empresa que não tem um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) bem definido. A partir da implementação eficiente de um SGSI, há melhor desempenho das empresas por conta da análise precisa dos riscos.

Além disso, a redução de custos está profundamente ligada à questão dos investimentos bem orientados que terão menos riscos. Isso porque cada ação terá sido decidida a partir de um raciocínio fundamentado em informações seguras e bem cuidadas.

Assim, a redução de custos a partir da certificação ISO 27001 também está muito próxima à questão da redução dos riscos. Afinal, os gastos para reparação de danos causados pelos riscos à Segurança da Informação são muito altos. Mas, ao eliminar os riscos, também elimina-se os gastos com essa reparação de danos.

2 – Vantagem no mercado

Ter uma certificação ISO 27001 demonstra total compromisso com a Segurança da Informação. E como você já viu, a posse de informação é algo muito valioso para as empresas.

Por isso, possuir certificação em uma norma que tem como objetivo principal a segurança de informação, comprova para o mercado que a empresa certificada tem também a preocupação com a preservação das suas informações. Então, entre correr o risco e ter maior certeza do cuidado com as suas empresas, o cliente pode optar pela segurança. Desse modo, a certificação ISO 27001 pode ser uma vantagem competitiva no mercado por se destacar como um diferencial.

Assim também, a certificação ISO 27001 auxilia nas questões de confidencialidade e até na avaliação de riscos para tal. Dessa maneira, o cliente (ou possível cliente) tem muito mais confiança e certeza ao fechar o negócio com empresas que são certificadas na ISO 27001.

vantagens da ISO 27001

3 – Organização interna da empresa

Nessa organização interna da empresa, é importante lembrar da tomada de decisão. A certificação ISO 27001 tem uma vantagem muito significativa que é o fato de auxiliar no processo de organização e crescimento das empresas porque, com um bom Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) cada uma das ações será decidida a partir de informações claras e seguras.

Um ponto essencial que a ISO 27001 coloca é a obrigatoriedade de determinar as responsabilidades e seus responsáveis. Assim, acaba as dúvidas sobre quem decide ou cuida de qual coisa.

Ou seja, quando as ações são bem determinadas e os objetivos bem esclarecidos, há uma grande melhora no desempenho da parte operacional. Tudo isso, ainda, incluindo a participação dos colaboradores da empresa no que for referente à Segurança da Informação.

Assim, é possível estabelecer parâmetros e indicadores que vão poder medir e acompanhar esse desempenho.

4 – Conformidade

A partir da certificação ISO 27001, são estabelecidos padrões de excelência. Ou seja, ao estar em conformidade com a norma, se eleva também dentro do mercado, a postura perante à Segurança da Informação e melhora consideravelmente o funcionamento das atividades da empresa.

5 – Melhoria contínua

Uma das últimas etapas para a implementação da ISO 27001 é a melhoria. Isso porque, uma vez que o Sistema de Gestão de Segurança da Informação foi implementado, a empresa assume o compromisso de melhorar seus processos de gestão sempre que necessário.

Por isso, através de Auditorias Internas, a empresa tem a chance de rever, analisar e mudar seus processos sempre que uma nova oportunidade surge.

É justamente a partir das vantagens da ISO 27001 apresentadas que as consequências para as empresas que buscam a certificação nesta norma só têm a ganhar. Isso porque essas empresas tornarão seu negócio mais seguro, terão um diferencial competitivo no mercado, terão decisões mais assertivas e melhor organização dentro da empresa.

Portanto, a transformação dessas empresas reflete diretamente na sua expectativa de resistência e perseverança em um mercado que se torna cada dia mais competitivo. E, como você pode ter percebido, cada uma das vantagens da ISO 27001 está muito próxima às outras pelo fato de que a metodologia que essa norma estabelece permite tornar as operações mais eficientes. Aproveite para saber quais são os Requisitos da ISO 27001 e esteja preparado para sua implementação.

Agora que você percebeu que é possível buscar uma Certificação ISO 27001, que tal começar já a transformação do seu negócio com a consultoria ISO 27001?

 

CONSULTORIA ISO 27001

Conrado

Marketing na Templum Consultoria