Não existe ganhos acima da média sem a execução de projetos acima da média. Pensando nisso, a implementação de um SGI (Sistema de Gestão Integrada) é um projeto de grandes proporções que proporciona aberturas de novos mercados e oportunidades de negócios para empresários de visão.
Apesar disto, muitos abandonam a ideia do projeto por entenderem que trata-se de algo custoso e trabalhoso. Afinal, não estamos falando de uma simples atividade, como escolher um produto no supermercado, não é verdade? E se fosse fácil, qualquer um faria!
Implementar um SGI é um projeto que exige alocação de recursos, tempo e força de trabalho. Porém, é algo totalmente possível! Afinal, existe o hall das empresas certificadas, que saem na frente da concorrência por terem um sistema de gestão integrado.
E posso dizer:
Implementar um Sistema de Gestão Integrada (SGI) já foi muito mais complicado!
Antigamente, o processo de implementação era burocrático e não tinha muita associação com a estratégia do negócio. Trocando em miúdos, o SGI era algo desconectado da realidade de muitas organizações.
Além disso, com o advento da tecnologia e facilidade informação, empresas que antes não se imaginavam com um certificado SGI, hoje podem se planejar para tê-lo. A internet trouxe esta facilidade, e hoje existem micros e médias empresas com um sistema implementado.
Outra dificuldade é que as normas praticamente não conversavam. A ISO 9001 tinha sua estrutura que não interagia com a ISO 14001 e com a OHSAS 18001.
Isto tornava o projeto moroso, mas este problema foi resolvido, ufa…
Agora, a OHSAS 18001 deu lugar a ISO 45001 e todas as normas seguem a mesma estrutura. Isto torna a plataforma do projeto muito mais simplificada e coerente com o negócio.
Em resumo, implementar um SGI é totalmente possível. E como foi dito está bem alinhado com a estratégia de qualquer organização. Por isso, atrasar este projeto por achá-lo difícil e inviável não cabe mais.
Agora, vamos entender:
O que estou perdendo por não ter Sistema de Gestão Integrada (SGI)?
Você sabia que existem oportunidades que só se abrem para quem tem o SGI?
Existem organizações de grande porte que conservam em sua política de homologação de fornecedores, que o critério principal é que o parceiro seja certificado ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.
No final das contas, a empresa precisa garantir que está fechando um acordo com alguém sério e que preza por questões de qualidade, ambientais e segurança ocupacional.
Entre os principais players que exigem o SGI, temos: Bosch, Vale, ArcellorMittal, Toyota e entre outros.
Dependendo do bem ou serviço que será fornecido, o SGI é um fator que pode colocar sua empresa em primeiro lugar em processos licitatórios.
Em suma, sem o SGI sua organização pode perder a oportunidade de fazer novos negócios e, consequentemente, ganhar mais dinheiro.
E o que ganhamos com toda está história?
Do ponto de vista interno, o SGI irá gerar uma nova empresa! Processos, pessoas e produtos/serviços com alto padrão de qualidade e que satisfaçam as necessidades dos clientes, a segurança e saúde dos colaboradores e leve a sério as questões ambientais.
Do ponto de vista externo, a oportunidade de aumentar a visibilidade e acessar mercados antes não vistos.
Barreiras de entrada são postas de lado com o certificado, logo é possível ter mais lucratividade, pois novas oportunidades é sinônimo de novas fontes de receita.
Nos próximos textos sobre o SGI, iremos aprofundar um pouco mais sobre o assunto.
Fale com quem Entende: Consultoria de Implementação do SGI