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Tempo de Leitura: 3 minutos

Nada que está bom se torna imune à melhoria. A Gestão de Melhoria é contínua, logo, é uma busca constante por processos, ferramentas, treinamentos…melhores, que otimizem tempo, dinheiro, usabilidade e atendam melhor seus clientes, ou seja, que tenham mais qualidade.

A Gestão da Melhoria é uma diretriz do Sistema de Gestão da Qualidade, responsável pela manutenção do mesmo. 

Atender as expectativas do seu cliente nunca será algo estático, comportamentos, necessidades e desejos tanto do indivíduo como os de um mercado ou organização, mudam. E essas mudanças geram novas demandas.

Sendo assim, ter qualidade se tornou uma busca constante por alinhar suas estratégias internas com o que há melhor, e assim encontrar a melhor forma de fazê-lo, até o momento.

E quando encontrar mudar/transformar, não ter a pretensão de ser a ùltima vez.

Nosso Presidente Igor Furniel, levantou baseado em mais de 10 anos de 

experiência em implementação de SGQ e gestão de empresas, três dicas (+ uma bônus) para você não deixar a peteca da melhoria cair.

Sem tempo pra ler? Assista o vídeo:

Dica 1 – Busque um olhar de fora (Gestão de Melhoria)

Já dizia o ditado “Para Mãe/Pai não existe filho feio/imperfeito”. Você com certeza encara sua empresa, departamento ou setor como seu maior tesouro, e como responsável é difícil encontrar falhas, ou como gostamos de chamar: Pontos de Melhoria.

A dica aqui é, buscar ajuda de fora. Busque pessoas bem qualificadas no mercado para verificar com os procedimentos internos, que você criou no SGQ, a operação diária.

O que é, exatamente o que acontece em uma auditoria interna, um profissional “de fora”, portanto imparcial, analisando se o que está escrito de fato ocorre no dia a dia.

Muitas vezes, em empresas maiores, este profissional podem ser pessoas de dentro da empresa, como um funcionário de outro setor, o importante é cuidar da imparcialidade.

E com o tempo criar uma cultura de auditorias, onde todos contribuam para melhoria da empresa, auditando processos independentes do seu com um olhar criterioso.

Dica bônus 1.1 – Faça Surpresa.

O resultado dessas auditorias vão com certeza te surpreender quando realizadas de surpresa. O comportamento humano diz que antes de uma visita importante, devemos arrumar nossa casa e proporcionar a melhor experiência.

Igualmente essa atitude se repete em auditorias. Após as primeiras auditorias, indicamos que nossos clientes comecem a auditar processos sem avisar a data, e colher a real prática diária da organização.

Dica 2 – Seja o eterno insatisfeito (Gestão de Melhoria)

Voltamos ao início: Nada que está bom, é imune à melhorar.

Se pilotos e equipes de F1 acreditassem que a melhor performance foi aquela alcançada em 1972, e não buscassem mais nada para melhorar e assim continuassem a produzir os mesmos resultados, qual impacto isso traria no esporte nos dias de hoje?

E se fosse mantida a velocidade de internet de 1994, quando ela começou a ser distribuída para a população? Será que teríamos as mesmas ferramentas que são essenciais ao nosso dia a dia em 2020?

Da mesma forma, que essas equipes de: engenheiros, mecânicos, cientistas, pilotos, físicos e outros, continuaram a estudar, observar o mercado, buscar melhorias diariamente e testar/treinar, e testar/treinar, incansavelmente por todos esses anos e os próximos, mesmo acreditando que o resultado já era/é excepcional; sua empresa precisa fazer.

Você não poderá acreditar por nem mesmo um segundo, que a sua operação não pode ser melhor, e ter olhar crítico em todo o que faz. Perseguir ferramentas, treinamentos, equipamentos e performances, de modo constante. E só sim, encontrará os pontos que levará sua empresa ao crescimento exponencial.

Dia 3 – Defina Metas de Melhoria.

A última dica é a de Ouro: Defina metas de melhoria, acredite que todo processo e tudo por definição pode ser melhoria 1% por dia.

Análise os resultados obtidos em cada verificação, auditoria, e defina metas para redução dos pontos levantados. Exemplo: no mês de junho encontramos 8 problemas no departamento operacional, a meta do mês de julho é a redução para 6 problemas detectados, e em agosto 4.

Jamais aceite manter um problema sem solução, por verificações consecutivas. A meta sempre deverá ser reduzir o número de apontamentos até que ele seja zero.

Por fim, entenda que a Gestão da Melhoria contínua é um dos principais desafios da Gestão da Qualidade. Esperar coisas diferentes realizando tarefas da mesma coisa é loucura por definição.

Imagine buscar diariamente uma pequena mudança, 1%, em um ano, o resultado da sua empresa se transformou em 365%.