Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

Gestão de mudanças na empresa: como fazer?

Como você faz a gestão de mudanças em sua organização? Seja para buscar melhores relações interpessoais, para melhorar processos ou até mesmo ampliar os ganhos financeiros, as mudanças são sempre necessárias dentro das corporações. Ao longo do artigo veremos como realizar mudanças de forma estruturada e quais são as competências necessárias.


O que parece ser uma simples palavra, em muitos casos é visto como uma atividade trabalhosa! Por vezes é deixada de lado ou até mesmo efetuada de maneira inadequada.

Desta forma, surge a gestão de mudanças que é caracterizada como uma área dentro da administração, no qual foca constantemente na adaptação das empresas em acompanhar todas as etapas que promovem as mudanças desejadas. Mas afinal, como promover a gestão de mudanças em uma empresa?

Motivação para mudanças

O processo de mudanças se estabelece para transformar as corporações afim de buscar melhorias na eficácia de seus projetos. Logo, existem diversos motivos pelos quais a mudança em uma organização é influenciada como o nível de recursos disponíveis, o segmento onde se está inserido, a qualidade da gestão e os atuais processos de envolvem o lado econômico, social, político, tecnológico, entre outros.

Por outro lado, as mudanças tornam-se necessárias quando alguns sinais tornam-se evidentes. Por exemplo:

  • Queda nas vendas;
  • Perda de quota de mercado;
  • Aumento de custos;
  • Diminuição do lucro;
  • Insatisfação de clientes;
  • Fornecedores e colaboradores, entre outros fatores.

Leia também: Como eliminar a desmotivação de sua equipe?

Etapas do processo de mudanças

Após identificar os fatores reais que devem ser mudados dentro da empresa, algumas etapas devem ser seguidas para se obter êxito nas mudanças desejadas, dentre as quais destaca-se:

#1º passo: Realizar análise e tratamento de possíveis riscos que possam ocorrer com a mudança desejada;

#2º passo: Definir os objetivos e estratégias para promover as mudanças de acordo com prazos e metas (onde se pretende chegar e qual o tempo para atingir a meta);

#3º passo: Envolver equipes formadas pelos colaboradores devendo ser administrada pelos gestores responsáveis;

#4º passo: Criação de planos de contingência para processos que possam não sair conforme o esperado;

#5º passo: Obter suporte aos novos processos com a criação de procedimentos onde qualquer colaborador possa compreender e se adequar às mudanças;

#6º passo: Promover planos e sustentação da mudança para que esta faça parte da política, missão ou valores da empresa.

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Competências para a gestão de mudanças

Para que se possa realizar as mudanças com base nas necessidades é preciso que se estabeleça algumas competências tanto para os gestores, quanto para a equipe que irá realizar as mudanças. Deste modo, é possível destacar algumas das seguintes competências necessárias para uma boa gestão de mudanças:

Liderança

Esta pode ser uma das principais competências a serem destacadas dentro do processo de gestão de mudanças. De qualquer forma, a liderança não deve estar alocada exclusivamente em um único membro ou uma única equipe, sendo necessário esta ser distribuída em todos os membros relacionados.

Comunicação

Ninguém consegue obter exito em uma mudança sozinho ou em equipe se a comunicação é comprometida durante o processo. Deste modo, saber promover a comunicação ideal é fundamental para a gestão de mudanças.

Planejamento

Nenhuma mudança é realizada com sucesso dentro de uma empresa sem que haja o planejamento para esta. Logo, definir o que se pretende mudar, como se pretende e quais serão as estratégias para mudar e manter a mudanças são atividade que devem englobar todo o planejamento.

União de equipes

Mesmo havendo profissionais com competências individuais adequadas, quando uma empresa se depara com a necessidade de mudanças rápidas e profundas e não possui uma equipe unida e pronta para o trabalho em conjunto, esta tende a ter grandes dificuldades para implementar as mudanças necessárias. Deste modo, a união de equipes é um papel essencial dentro da gestão de mudanças em qualquer segmento.

Foco em resultados

Obter sempre a clareza dos resultados que devem ser conquistados com a mudança planejada torna-se essencial para manter o foco na qualidade das operações ao longo do caminho. Logo, focar sempre no resultado final e trabalhar adequadamente para conquistá-lo é um dos grandes diferenciais para uma boa gestão de mudanças.

Feedback

Apesar de fazer parte da comunicação, o feedback é muitas vezes deixado de lado em processos de mudanças, porém vale ressaltar que com esta competência é possível ajustar parâmetros ao longo do caminho, além de alinhar as métricas com os envolvidos.

Aprendizagem organizacional

Levar o aprendizado adquirido no processo de mudanças é ideal para formar equipes e colaboradores qualificados e prontos para atuarem em outras mudanças necessárias ao longo do tempo na empresa, além dos próprios gestores que possuirão cada vez mais embasamento para atuarem na gestão de mudanças;

Prontos para a gestão de mudanças?

Com base nas informações aqui citadas, foi possível conhecer os principais meios de se realizar mudanças em empresas. Deste modo, fica claro que independente dos objetivos a serem alcançados, as mudanças devem ser realizadas com planejamento.

Dica de leitura: ISO 9001 requisitos: 6.3 – planejamento de mudanças 

Por fim, pode-se ressaltar ainda a importância em se obter um serviço de consultoria ideal para guiar empreendedores em seus processos de mudanças, afim de darem todo o suporte necessário para que estes alcancem os objetivos de suas empresas baseando em suas novas missões e visões corporativas.

E você, como adota a realização de mudanças em sua empresa? Compartilhe conosco!

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
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